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Mapeamento de Conhecimentos e Habilidades Críticas para o Saneamento Agosto/2012.

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1 Mapeamento de Conhecimentos e Habilidades Críticas para o Saneamento Agosto/2012

2 Sabesp 363municípios, Quase 70% da população urbana de São Paulo empregados 18% Universitários e gerentes 66% Operacionais 16% Técnico- administrativos A idade média de 45,5 anos 21% é do sexo feminino Média 18 anos de empresa Atende população de 15,9 milhões de habitantes

3 Até 2007 a rotatividade era de 5% atualmente chega até 10% TAC- Termo de Ajustamento de Conduta Constituição Federal 1988 Abertura para novos mercados Aquecimento Mercado Plano de Cargo e Salário 50,3 % Governo do Estado de SP 27% Ações Nova Yorque 22,7 Ações BOVESPA Serviços de Captação, produção e abastecimento de água, Coleta, tratamento e destinação final dos esgoto

4 MACROAÇÃO M Desenvolver e implementar processo de identificação, retenção e disseminação do conhecimento. Descrição A partir da identificação das competências (CHA) críticas dos processos de negócio e de apoio, e do mapeamento dessas competências na Sabesp, estruturar processo de retenção e disseminação do conhecimento, de forma a garantir o compartilhamento das Práticas de forma estruturada na Diretoria com foco na melhoria continua e integração dos processos Objetivo Estratégico 2011 AC9 – Alinhar a gestão de RH e de prestadora de serviço ao desafio de tornar a empresa inovadora e competitiva Parte Interessada Acionista, Força de Trabalho, Cliente, Fornecedores, Comunidade, Sociedade COORDENADOREQUIPEUNIDADE Assessora M: MARA MárciaMN ElianaMS Marcia LoureiroML CristianeMO SilviaMC Lúcia ItoM-CSC/ME WilsonMA RenataMT Maria JosefaMP ClóvisMM Planejamento Tático M

5 Questões para Levantamento de Expectativas (Entrevistas com os Superintendentes ) 1.Qual a sua expectativa com esse trabalho? 2.A macro ação foi desdobrada na UN? Há interesse em trabalhar em conjunto, âmbito M, abrindo mão de experiências individuais? 3.Para você o que é Gestão do Conhecimento? 4.Aplicado na Sabesp, o que pode ser Gestão do Conhecimento? 5.Como esse programa / projeto deve ser na SABESP? 6.Que praticas existentes estão ligadas a Gestão do Conhecimento? 7.Com quais processos a Gestão do Conhecimento deve se relacionar? 8.O que se espera da CR? 9.O que se espera do Fórum M? (Diretor + Sups) 10.O que você espera do grupo de projetos? 11.Como identificar os processos e conhecimentos críticos? 12.Como engajar as pessoas ? Mapeamento de Conhecimentos e Habilidades Críticos para o Saneamento FOCO: IDENTIFICAR, RETER E DISSEMINAR conhecimentos e habilidades críticos.

6 Como Identificar os Conhecimentos e Habilidades Críticos? ENTRADASSAÍDAS Informações e resultados Acionistas Serviços de distribuição de água e de coleta de esgotos Alta Administração Fornecedores Água potável produzida Distribuição de Água Coleta de Esgoto PROCESSOS PRINCIPAIS DO NEGÓCIO Municípios Operação dos serviços de saneamento Clientes Clientes e Mercado Comunidade e Sociedade Comunidade e Sociedade INFLUÊNCIAS EXTERNAS Imprensa, ONGs, Legislação e Comunidades Municípios Comunidade Conjuntura Econômica Governo Novas Tecnologias e Inovações Diretrizes para Setor / Legislação Municípios Atendimento ao cliente e execução de serviços Mercad o Pesquisas de Imagem e Satisfação Planejamento Estratégico Políticas Internas Demandas Ambientais Demandas sociais Materiais Equipamentos e Serviços Demandas específicas Responsabilidade socioambiental Órgãos Regulador es Diretrizes para Setor / Exigências Arsesp PROCESSOS DE APOIO AO NEGÓCIO Manutenção dos sistemas de água e esgoto CONCORRÊNCIA Poços Tubulares Profundos Fontes Alternativas Caminhões tanque Requisitos Legais e Socioambientais Fatores Sociais Tratamento de Esgoto Produção de Água Negócios, Serviços e Produtos Esgoto coletado e afastado Esgoto tratado e destinado aos corpos d´água Água Reúso, Subprodutos Lodo Água potável distribuída Suprimentos Recursos Humanos Tecnologia da Informação Financeiro Comunicação Empreendimentos Planejamento Empresarial Gestão de Recursos Hídricos Adução Agua Bruta Tratamento Disposição de Lodo Adução Água Tratada Reservação Monitoramento qualidade Operação Engenharia da Operação / Des Operacional Monitoramento qualidade Operação Engenharia da Operação / Des Operacional Monitoramento da qualidade Interceptação Tratamento Monitoramento da qualidade Reuso de Água Disposição final Vendas/Marketing/SS A Atendimento Execução de serviços Gestão Ambiental Desenvolviment o Operacional Jurídico Conselhos de Administração e Fiscal Governança Corporativa Detalhamento dos processos de apoio Mercado Empresas de Saneamento Acionistas

7 Metodologia Utilizada para Priorização - VRIO V – Valor Gera valor para as partes interessadas? R – Raridade Pessoas que tem esse conhecimento e habilidade. I - Imitabilidade Difícil a imitação pelos concorrentes. O – Organização A empresa não possui organização suficiente para aproveitar a vantagem competitiva. Mapeamento de Conhecimentos e Habilidades Críticos para o Saneamento Pontuação: 1 à 5 para cada item. Livro "Administração Estratégica e Vantagem Competitiva" dos Professores J. B. Barney e W.S. Hesterly

8 Mapeamento dos Conhecimentos e Habilidade Críticas MEE Processo: Execução de Obras Entrevistados: Frazão, Jairo Ito e Tomás 1/2 Metodologia para Mapear os Conhecimentos e Habilidades Críticos. Processo Subproc esso Atividade Conheci mento Critico Habilid ade crítica Metodologia VRIO Detentor (es): Nome, cargo e Unidade Como repassá- la? Público alvo receptor Quem deve ser? Requisitos básicos para o receptor ValorRaridadeImitabilidadeOrganização Resultado VRIO (multiplic ar os 4 itens) Curso Gera valor para Partes Interessa das? Pessoas que detém hab ou conhecim ento Difícil imitação pelos concorrentes empresa não possui organização suficiente para aproveitar a vantagem competitiva Procedi mento On the job 1-5 Outra prática

9 Mapeamento dos Conhecimentos e Habilidade Críticas MEE Processo: Execução de Obras Entrevistados: Frazão, Jairo Ito e Tomás 1/2 Metodologia para Mapear os Conhecimentos e Habilidades Críticos.

10 Resumo dos Resultados Dos 70 projetos elencados 9 foram priorizados para desenvolvimento em 2011 e compartilhamento e disseminação em ( 90 pessoas entrevistadas) Homens horas Total Mapeamento VRIOProjetos de Treinamento UnidadeConhecimentosHabilidadesPresencialServiçoOutros MN,MS e MC ML MO MA MT MM ME MP Total

11 Como reter o conhecimento e habilidades críticos? Projetos de T&D Planos de Instrução Manual e/ou Apostilas Projetos de T&D Planos de Instrução Manual e/ou Apostilas Disponibilização no site de GC Cardápio Realização das Capacitações. Revisão e Padronização Definição de metodologia padronizada na M. Procedimentos. Procedimentos. Treinamentoson the job

12 SaneamentoSabesp Nome Cargo: Dados para contato: Obrigada Márcia Regina Barbosa Aires Gestor da Célula de Desenvolvimento Mara Ramos Lucia K. Ito Marcia Aires


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