A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil"— Transcrição da apresentação:

1 Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil
Proposta DIJ - FEB - UEM 2010

2 Currículo para escolas de evangelização espírita
FUNDAMENTAÇÃO: JESUS: “Vos me chamais o Mestre e Senhor e dizeis bem, porque eu o sou.” (João, 13:13) KARDEC: “Educação: A arte de formar caracteres.” (L.E. 685a)

3 Currículo para escolas de evangelização espírita
“Sendo o Espiritismo a revivescência do Cristianismo, nada mais natural que ele tenha no seu interior uma dimensão essencialmente educativa, uma proposta de educação moral voltada para a formação do homem de bem.” (Currículo FEB)

4 Currículo para escolas de evangelização espírita
OBJETIVOS: a) promover a integração do evangelizando: consigo mesmo; com o próximo; com Deus.

5 Currículo para escolas de evangelização espírita
b) proporcionar ao evangelizando o estudo: da lei natural que rege o Universo; da “natureza, origem e destino dos Espíritos bem como de suas relações com o mundo corporal.

6 Currículo para escolas de evangelização espírita
c) oferecer ao evangelizando a oportunidade de perceber-se como: homem integral, crítico, consciente, participativo, herdeiro de si mesmo, cidadão do Universo, agente de transformação de seu meio, rumo a toda perfeição de que é suscetível.

7 Currículo para escolas de evangelização espírita
O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM a) Caracterização: JESUS: O Mestre utilizou o exemplo e situações concretas da vivência do povo. KARDEC: O Codificador utilizou uma pedagogia baseada na pergunta, na observação, na análise, no amor.

8 Currículo para escolas de evangelização espírita
O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM b) elementos do processo ensino-aprendizagem: o evangelizando o evangelizador; a família; o meio social; os conteúdos de ensino.

9 Currículo para escolas de evangelização espírita
O EVANGELIZANDO ser espiritual, participa dos dois planos da vida; traz sua bagagem de conhecimentos; tem como destino a perfeição de que é suscetível; deve ser visto de forma integral e integrado. no processo educativo de auto aperfeiçoamento, se transforma e transforma a realidade em que vive;

10 Currículo para escolas de evangelização espírita
O EVANGELIZADOR ser espiritual, em processo de evolução, vivenciando o auto aperfeiçoamento; auxiliar na construção de um Mundo melhor; facilitador do conhecimento espírita.

11 Currículo para escolas de evangelização espírita
O EVANGELIZADOR Características que deverá reunir: conhecer os conteúdos doutrinários; ser um referencial de comportamento ético; estar convencido da importância da Evangelização; ter entusiasmo pela tarefa; ser flexível e receptivo à aquisição de conhecimentos; saber escolher metodologia: construir, elaborar, expressar o conhecimento; ter sensibilidade para avaliar.

12 Currículo para as escolas de evangelização espíritas
A FAMÍLIA Pais e responsáveis precisam: estar conscientes de que a Filosofia Espírita deve embasar a educação dos filhos; acompanhar de perto a atuação da Escola de Evangelização; participar das reuniões de pais; freqüentar grupos de estudo; dar seu respaldo para o trabalho de Evangelização.

13 Currículo para escolas de evangelização espírita
MEIO SOCIAL Vivenciando os princípios espíritas, evangelizando, evangelizador e família, se integrarão com o meio social mais amplo, contribuindo para a construção de um mundo mais evangelizado.

14 Currículo para escolas de evangelização espírita
CONTEÚDOS DE ENSINO A linha didático - pedagógica buscou seus fundamentos em Jesus e em Kardec; Os conteúdos estabelecidos pelo Currículo estão dispostos de tal modo que, se bem aplicados, levarão ao atendimento dos objetivos propostos;

15 Currículo para escolas de evangelização espírita
O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM c) experiências de aprendizagem: A construção do conhecimento: dimensão cognitiva dimensão sócio-afetiva dimensão psicomotora

16 Currículo para escolas de evangelização espírita
O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM c) experiências de aprendizagem: Atividades: dinâmicas e desafiadoras; significativas; encadeadas; individuais; grupais.

17 Currículo para escolas de evangelização espírita
O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM c) experiências de aprendizagem: A expressão do conhecimento interação pensamento e linguagem interação social “Possibilita ao Evangelizador avaliar parte dos resultados do processo ensino-aprendizagem”

18 Currículo para escolas de evangelização espírita
METODOLOGIA: do simples para o complexo; de situações concretas para a culminância espiritual. JESUS dentre outros procedimentos didáticos, consegue, por meio de perguntas e respostas, estabelecer as bases da Codificação Espírita. KARDEC

19 Currículo para escolas de evangelização espírita
METODOLOGIA: Participação ativa do evangelizando pesquisa; experimentação; artes cênicas; artes plásticas; apresentação de aulas pelos alunos; exposição interativo-dialogada; problematização; construção de modelos;

20 Currículo para escolas de evangelização espírita
PLANO CURRICULAR a) caracterização: Núcleo central - conteúdos doutrinários Parte complementar - práticas educativas

21 Currículo para escolas de evangelização espírita
b) Estrutura Pedagógica: Juventude 3° Ciclo ( 18 a 21 anos) 2° Ciclo ( 15 a 17 anos) 1° Ciclo (13 a 14 anos) Infância (11 a 12 anos) (09 a 10 anos) (07 a 08 anos) Jardim (05 a 06 anos) Maternal (03 a 04 anos)

22 Currículo para escolas de evangelização espírita
PLANO CURRICULAR Módulo I : O Espiritismo Módulo II: O Cristianismo Módulo III: Conduta Espírita – Vivência Evangélica Módulo IV: Movimento Espírita

23 Currículo para escolas de evangelização espírita
c) Conteúdo programático: Módulo I O Espiritismo I Unidade: A criação Divina II Unidade: A ligação do Homem com Deus III Unidade: Bases do Espiritismo Módulo II O Cristianismo I Unidade: Antecedentes do Cristianismo II Unidade: Jesus e sua Doutrina III Unidade: Jesus e Kardec

24 Currículo para escolas de evangelização espírita
c) Conteúdo programático: Módulo III Conduta Espírita e Vivência Evangélica I Unidade: O Auto-aperfeiçoamento II Unidade: Relações Familiares III Unidade: Relações Sociais IV Unidade: Relações do Homem com a Natureza Módulo IV Movimento Espírita I Unidade: Espiritismo e Movimento Espírita II Unidade: A Organização do Movimento Espírita

25 Currículo para escolas de evangelização espírita
“Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” (Mc. 16:15) “O Semeador” – Vincent Van Gogh


Carregar ppt "Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google