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Análise crítica do desempenho global das organizações

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Apresentação em tema: "Análise crítica do desempenho global das organizações"— Transcrição da apresentação:

1 Análise crítica do desempenho global das organizações
G.I.O Gildo de Almeida Leonel

2 6.1 - Análise crítica do desempenho global da organização
Considera a análise do desempenho global da organização e não o acompanhamento das atividades, processos e sistemas rotineiros. Processos relativos ao produto, de apoio e de gestão NÃO fazem parte do escopo desta análise. É voltada para a avaliação do progresso em relação às estratégias, planos e metas, para apoiar a tomada de decisão e permitir a correção de rumos e a identificação de oportunidades para melhoria ou inovação.

3 6.1 - Análise crítica do desempenho global da organização
Como é analisado criticamente o desempenho global da organização em relação às estratégias, aos objetivos e aos planos?

4 6.1 - Análise crítica do desempenho global da organização
Quais são os indicadores de desempenho, as informações qualitativas, as informações comparativas e/ou as variáveis do ambiente externo que fazem parte da análise crítica do desempenho global?

5 6.1 - Análise crítica do desempenho global da organização
Como os fatores que afetam o desempenho global são investigados?

6 6.1 - Análise crítica do desempenho global da organização
Como são elaborados os planos de ações corretivas e preventivas?

7 6.1 - Análise crítica do desempenho global da organização
Quais são os métodos de medição e análise do desempenho dos processos referentes à análise crítica do desempenho?

8 6.1 - Análise crítica do desempenho global da organização
Quais são os indicadores de desempenho, a freqüência e os responsáveis pela medição e pela análise?

9 6.1 - Análise crítica do desempenho global da organização
Quais foram as principais ações de melhoria e inovações introduzidas em decorrência das avaliações e do uso de informações comparativas pertinentes?

10 6.2 - Resultados da organização
A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) possui um modelo útil para avaliação, diagnóstico e orientação de qualquer tipo de organização. Tal modelo faz uso de oito critérios para avaliar a excelência administrativa de uma organização. 1 - Liderança 2 - Estratégias e Planos 3 - Clientes 4 - Sociedade 5 - Informações e Conhecimento 6 - Pessoas 7 - Processos 8 - Resultados

11 6.2 - Resultados da organização
A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) possui um modelo útil para avaliação, diagnóstico e orientação de qualquer tipo de organização. Tal modelo faz uso de oito critérios para avaliar a excelência administrativa de uma organização. 1 - Liderança 2 - Estratégias e Planos 3 - Clientes 4 - Sociedade 5 - Informações e Conhecimento 6 - Pessoas 7 - Processos 8 - Resultados

12 6.2 - Resultados da organização

13 6.2 - Resultados da organização
O oitavo critério que possui relação muito estreita e direta com a gestão de informações e do conhecimento. O sistema de informações não cuida intrinsecamente da análise dos resultados da organização - mas sim, de prover métodos, dados e informações que possibilitem a análise crítica do desempenho da organização.

14 6.2 - Resultados da organização
O oitavo critério que possui relação muito estreita e direta com a gestão de informações e do conhecimento. O sistema de informações não cuida intrinsecamente da análise dos resultados da organização - mas sim, de prover métodos, dados e informações que possibilitem a análise crítica do desempenho da organização.

15 6.3 - Sistema de indicadores
Embora o sistema de informações deva prover indicadores, Muscat (1994) afirma que é preciso identificar quais são as medidas mais importantes a serem feitas. Isso depende de objetivos e metas. E, como objetivos e metas mudam no tempo, pode ser necessário redefinir o conjunto de indicadores quando o contexto de operação se altera. Em síntese, cada empresa terá que realizar as medidas mais adequadas à sua situação e à sua visão de futuro .

16 6.3 - Sistema de indicadores
Para projetar um sistema de indicadores Muscat(1994) recomenda as seguintes etapas: Conhecer os objetivos que a empresa pretende atingir em certo prazo, como lucro e fatia do mercado;

17 6.3 - Sistema de indicadores
Para projetar um sistema de indicadores Muscat(1994) recomenda as seguintes etapas: Conhecer os objetivos que a empresa pretende atingir em certo prazo, como lucro e fatia do mercado; Conhecer a estratégia competitiva (definida após o estudo do ambiente competitivo, da análise das competências existentes na organização e tendo em consideração o estilo empresarial );

18 6.3 - Sistema de indicadores
Para projetar um sistema de indicadores Muscat(1994) recomenda as seguintes etapas: Conhecer os objetivos que a empresa pretende atingir em certo prazo, como lucro e fatia do mercado; Conhecer a estratégia competitiva (definida após o estudo do ambiente competitivo, da análise das competências existentes na organização e tendo em consideração o estilo empresarial ); Fixar as características fundamentais que o produto da empresa deve apresentar para ter sucesso na competição com outros produtos;

19 6.3 - Sistema de indicadores
Para projetar um sistema de indicadores Muscat(1994) recomenda as seguintes etapas: Conhecer os objetivos que a empresa pretende atingir em certo prazo, como lucro e fatia do mercado; Conhecer a estratégia competitiva (definida após o estudo do ambiente competitivo, da análise das competências existentes na organização e tendo em consideração o estilo empresarial ); Fixar as características fundamentais que o produto da empresa deve apresentar para ter sucesso na competição com outros produtos; Definir os fatores críticos de sucesso - os aspectos em que a empresa deverá, necessariamente, ter bom resultado para que a estratégia competitiva seja eficaz;

20 6.3 - Sistema de indicadores
Para projetar um sistema de indicadores Muscat(1994) recomenda as seguintes etapas: Conhecer os objetivos que a empresa pretende atingir em certo prazo, como lucro e fatia do mercado; Conhecer a estratégia competitiva (definida após o estudo do ambiente competitivo, da análise das competências existentes na organização e tendo em consideração o estilo empresarial ); Fixar as características fundamentais que o produto da empresa deve apresentar para ter sucesso na competição com outros produtos; Definir os fatores críticos de sucesso - os aspectos em que a empresa deverá, necessariamente, ter bom resultado para que a estratégia competitiva seja eficaz; Identificar as variáveis que permitam medir os resultados em termos dos fatores críticos do sucesso. (Tais variáveis constituem os indicadores básicos para a organização) ;

21 6.3 - Sistema de indicadores
Para projetar um sistema de indicadores Muscat(1994) recomenda as seguintes etapas: Conhecer os objetivos que a empresa pretende atingir em certo prazo, como lucro e fatia do mercado; Conhecer a estratégia competitiva (definida após o estudo do ambiente competitivo, da análise das competências existentes na organização e tendo em consideração o estilo empresarial ); Fixar as características fundamentais que o produto da empresa deve apresentar para ter sucesso na competição com outros produtos; Definir os fatores críticos de sucesso - os aspectos em que a empresa deverá, necessariamente, ter bom resultado para que a estratégia competitiva seja eficaz; Identificar as variáveis que permitam medir os resultados em termos dos fatores críticos do sucesso. (Tais variáveis constituem os indicadores básicos para a organização) ; Os indicadores básicos são em seguida desdobrados para serem considerados pela organização toda de forma alinhada. (Após esta fase, estará projetado o sistema).

22 6.3 - Sistema de indicadores

23 6.3 - Sistema de indicadores
Cabe observar que um sistema de indicadores coerente deriva dos objetivos que a organização pretende atingir- e tais objetivos, a longo prazo são expressos adequadamente pela visão de futuro. Não há, portanto, como projetar um sistema de indicadores coerente se se não souber derivar os mesmos da visão de futuro. Infelizmente a visão de futuro nem sempre é, em muitas organizações, expressa de forma quantitativa ou num formato que se aproxime de um perfil organizacional. Assim, é vital que o Administrador do Sistema de Informações ou responsável pela Gestão do Conhecimento estruture a visão do futuro da organização de forma adequada a dela poder derivar e construir o adequado sistema de indicadores.

24 6.3 - Sistema de indicadores
Resultados financeiros O sistema de informações deve prover os resultados dos principais indicadores de desempenho relativos à situação financeira da organização, incluindo as metas estabelecidas e as informações comparativas pertinentes.

25 6.3 - Sistema de indicadores

26 6.3 - Sistema de indicadores
Resultados relativos aos clientes e ao mercado O sistema de informações deve considerar indicadores referentes aos resultados relativos aos clientes, aos mercados e à sociedade, incluindo as metas estabelecidas e as informações comparativas pertinentes.

27 6.3 - Sistema de indicadores

28 6.3 - Sistema de indicadores
Resultados relativos à sociedade Os indicadores relativos à sociedade devem permitir estabelecer os níveis correntes e as tendências de parâmetros referentes à sociedade, incluindo os indicadores resultantes e direcionadores, as metas estabelecidas, as informações comparativas pertinentes e os indicadores utilizados para avaliar as práticas de gestão e os padrões de desempenho.

29 6.3 - Sistema de indicadores

30 6.3 - Sistema de indicadores
Resultados relativos aos processos e fornecedores Os indicadores relativos aos processos e aos fornecedores devem permitir a análise dos desempenhos relativos aos produtos, aos processos e aos fornecedores, incluindo as metas estabelecidas e as informações comparativas pertinentes.

31 6.3 - Sistema de indicadores

32 6.3 - Sistema de indicadores

33 6.3 - Sistema de indicadores

34 6.3 - Sistema de indicadores
Resultados relativos às pessoas e ao ambiente organizacional devem permitir a análise de desempenho relativos às pessoas e ao ambiente organizacional, incluindo as metas estabelecidas e as informações comparativas pertinentes.

35 6.3 - Sistema de indicadores

36 6.3 - Sistema de indicadores

37 6.3 - Sistema de indicadores
Exercícios Por que ao se projetar um sistema de indicadores é necessário conhecer os objetivos que a empresa pretende atingir em certo prazo? Qual a importância de se conhecer a estratégia competitiva para se definir o sistema de indicadores? Muscat (1994) recomenda uma etapa na construção do sistema de indicadores, na qual se deve fixar as características fundamentais que o produto da empresa deve apresentar para ter sucesso na competição com outros produtos. Por quê? O que são fatores críticos de sucesso?


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