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Linguagem Publicitária

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Apresentação em tema: "Linguagem Publicitária"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagem Publicitária
Redação Publicitária Aula 1

2 O que é a linguagem publicitária?
O começo O que é a linguagem publicitária?

3 Marshall Mc Luhan Os historiadores e arqueólogos descobrirão que os ANÚNCIOS de nossa época constituem o mais rico e mais fiel reflexo cotidiano que uma sociedade jamais forneceu de toda uma gama de atividades

4 Introdução Linguagem publicitária: manipulação?
Linguagem = manipulação? Linguagem: recursos estilísticos e argumentativos

5 Quem manipula quem? Linguagem publicitária Linguagem jornalística
Linguagem dos discursos políticos Linguagem dos tribunais Linguagem dos amantes

6 Base Informativa + exploração de recursos = manipulação INTERESSES DOS EMISSOR

7

8 Linguagem Publicitária
Grau de consciência dos recursos utilizados para convencer Utilização racional dos recursos para mudar/preservar a opinião do público-alvo

9 Objetivos Identificar e sistematizar recursos línguísticos e estilísticos

10 E você? Você sabe escrever?

11 Conceitos Charaudeau O termo PROPAGANDA é mais abrangente que o termo PUBLICIDADE PROPAGANDA – mensagem política, religiosa, institucional e comercial PUBLICIDADE – mensagens comerciais

12 UNIVERSOS DIFERENTES PROPAGANDA POLÍTICA – valores éticos e sociais
PUBLICIDADE COMERCIAL – exploração do universo dos desejos

13 Mais leve...sedutora Ordenar ou seduzir?
ORDEM (fazendo agir) Beba Coca-Cola. PERSUASÃO (fazendo crer) Só Omo lava mais branco. SEDUÇÃO (buscando o prazer) Se algum desconhecido lhe oferecer flores, isso é Impulse.

14 Reflexão David Olgivy:A publicidade, ao contrário de influenciar os costumes sociais, os reflete, jamais constituindo o carro-chefe de mudanças significativas. Nelly de Carvalho: a publicidade é a mola-mestra das mudanças verificadas nas diversas esferas do comportamento e mentalidade de usuários e receptores.

15 Dominar os mecanismos da linguagem
O PROFISSIONAL DA ÁREA Dominar os mecanismos da linguagem

16 Você domina os recursos da linguagem?
E aí? Você domina os recursos da linguagem?

17 Sem peso na consciência?
Manipular?????

18 Mensagem Mensagem publicitária = braço direito da tecnologia moderna
Renovação Progresso Abundância Lazer Juventude

19 Entre dois mundos... Os dois mundos: Mundo dos jornais = caótico
Mundo da publicidade = mundo ideal

20 Onipresença da Publicidade Comercial
Ambiente cultural próprio Novo sistema de valores

21 ENCONTRAR ALGO DE EXTRAORDINÁRIO PARA FALAR SOBRE COISAS BANAIS

22 MENSAGEM PUBLICITÁRIA
Tornar familiar o produto Aumentar sua banalidade Valorizá-lo com diferenciação Destacá-lo da vala comum

23 PUBLICIDADE É discurso É linguagem Manipula símbolos
Media objetos e pessoas Usa mais a linguagem do mercado do que a linguagem dos objetos

24 SEDUÇÃO E PERSUASÃO X OBJETIVIDADE INFORMATIVA

25 CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL - CONSUMO
As coisas não gravitam em torno do homem O homem gravita em torno das coisas, seus novos ídolos

26 De mãos dadas com a taumaturgia publicitária, a sociedade da era industrial produz e desfruta dos objetos que fabrica, mas sobretudo sugere atmosferas, embeleza ambientes e artificializa a natureza. Taumaturgia – obra de taumaturgo – aquele que faz milagre

27 Possuir objetos é sinônimo de felicidade
Os serviços e produtos são a salvação do homem São o bem-estar e o êxito A publicidade transforma bens de consumo em coisas mitificadas, personalizadas, quase humanas

28 O REFORÇO DO INDIVIDUALISMO
Você é o que interessa.

29 Mundo da publicidade: Compre na Mesbla!
Mundo real: por favor, quer me passar o sal?

30 Argumentação icônico-linguística
Convencimento consciente ou inconsciente A publicidade impõem, nas linhas e entrelinhas, valores, mitos, ideais e outras elaboração simbólicas, utilizando os recursos próprios da língua que lhe serve de veículo, sejam eles fonéticos, léxico-semânticos ou morfossintáticos.

31 FONÉTICOS Sons característicos Evocação de ruídos (onomatopeia)
Motivação sonora (aliteração, assonância)

32 LÉXICO-SEMÂNTICOS Novos termos Mudanças de significados
Construção de palavras Desconstrução de palavras Clichês Frases feitas Provérbios Termos emprestados Usos conotativos e denotativos

33 MORFOSSINTÁTICOS Flexões diferentes Grafias inusitadas
Relações novas entre elementos Sintaxe não linear

34 AS CINCO ETAPAS Impacto Fisiológico Impacto Psicológico
Manutenção da Atenção Convencimento Determinação da Compra

35 IMPACTO FISIOLÓGICO Escolha do meio Lugar Visibilidade Legibilidade
Audibilidade

36 IMPACTO PSICOLÓGICO Efeito surpresa Despertar interesse Riso Agrado

37 MANUTENÇÃO DA ATENÇÃO Reação mnemônica Criação de ambiente otimista

38 CONVENCIMENTO Desenvolvimento da argumentação E da Credibilidade

39 DETERMINAÇÃO DA COMPRA
Fim último da mensagem Manter a clientela por meio da convicção ou simpatia Persuasão ou sedução

40 Planos da Mensagem Publicitária

41 IDENTIFICADOR DENOTATIVO CONOTATIVO

42 PLANO IDENTIFICADOR Identificação do gênero publicitário
Função classificatória da mensagem Necessidade de se reconhecer o caráter publicitário da informação Lealdade do emissor para com o receptor

43 PLANO DENOTATIVO Conjunto de informações inscritas no texto e na imagem Função semântica essencial do aspecto linguístico: fazer entender O papel informativo Proposição Publicitária – grupo de conceitos integrados em uma unidade de potencial comunicativo capaz de transmitir algo a alguém Determinação do público-alvo O singular

44 PLANO CONOTATIVO Afirmação de qualidade exclusivas
Veículo da ideologia publicitária Estética Psicologia Quero transmitir isso – transmito isso Função empática – criação de atitudes É o segundo grau de significado – a subjetividade O plural

45 Um exercício

46 Ford Fiesta Sedan 2004 Identificador Denotativo – informações
Conotativo – valores Imagem, som Reações

47 Para refletir...

48 É no aspecto linguístico que se concretiza o sentido da potencialidade libertária da imagem, uma vez que cabe ao texto escrito transformar o exotismo ou a poesia da imagem em apelo à compra. exotismo (z) [Do fr. exotisme.] Substantivo masculino. 1.Qualidade ou caráter de exótico.


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