A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tópicos da Intervenção de Ramiro Marques no Seminário da FNE, 30/3/2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tópicos da Intervenção de Ramiro Marques no Seminário da FNE, 30/3/2011."— Transcrição da apresentação:

1 Tópicos da Intervenção de Ramiro Marques no Seminário da FNE, 30/3/2011

2 Reconfigurar a rede pública de educação O futuro das escolas com contrato Escolas Magnet: o que são e como podem promover a diversidade e a excelência?

3 Avaliação e diversidade dos projectos Quem deve intervir na ADD? Qual o papel dos directores? Que periodicidade? Como equilibrar a avaliação por pares com a avaliação externa? Como articular os resultados da avaliação com a progressão na carreira docente?

4 O Novo Modelo de ADD Ciclos mais longos Distinção clara entre avaliação e classificação Ênfase na dimensão formativa da avaliação Classificação para efeitos de progressão mas não de graduação em concursos ADD centrada em 2 componentes: interna e externa Dimensão externa: IGE ou bolsa de avaliadores?

5 A entrada na profissão docente Prova nacional de acesso ou ano de indução? Qual o papel do ano de indução no processo de selecção? Que papel para os directores? Supervisão e indução Uma prova pública?

6 Como recrutar os professores? Concursos: nacionais ou locais? Qual o papel dos directores no recrutamento dos professores?

7 Centralismo e municipalização na educação Vantagens do modelo centralizado Vantagens do modelo municipalizado É possível um equilíbrio? Quem deve fazer a gestão do pessoal docente e não docente? O director do agrupamento ou os autarcas? Faz sentido que o diretor partilhe a gestão do pessoal com outras entidades?

8 O futuro dos directores Directores e professores: desconfiança e conflito Devem os directores evoluir para uma carreira própria? Vantagens da carreira de director Desvantagens da carreira de director

9 Transferir competências das DRE para os directores Que competências devem ser transferidas das DRE para os directores? Faz sentido manter as DRE? Mega-agrupamentos e micro políticas educativas: os novos papéis dos sindicatos de professores

10 Os novos media digitais na construção da profissão docente O papel dos websites e blogues na construção de um discurso profissional dos professores O papel do Facebook e do Twitter Sindicatos e blogues Sindicatos e movimentos independentes

11 A minha experiência com o ProfBlog e as redes sociais A história do ProfBlog A minha rotina no ProfBlog A barra lateral do ProfBlog Os botões de partilha nas redes sociais no ProfBlog Como eu uso o Facebook para promover as minhas ideias pedagógicas?

12


Carregar ppt "Tópicos da Intervenção de Ramiro Marques no Seminário da FNE, 30/3/2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google