A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguística, Semântica e Terminologia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguística, Semântica e Terminologia"— Transcrição da apresentação:

1 Linguística, Semântica e Terminologia
José Antonio M. Nascimento

2 Linguística – estudo científico da língua, fala e linguagem
Campo interdisciplinar do conhecimento humano assim como a ciência da informação que engloba profissionais de diversas áreas como filósofos, gramáticos, tradutores etc. Uma pessoa versada em vários idiomas é um linguista?

3 A problemática das divisões da linguística
Fonética – estudo dos sons empregados em uma língua *Fonologia – estudo do padrões dos sons ao se falar uma lingua *Morfologia – estudo da estrutura das palavras *Sintaxe – combinação de palavras na formação de frases Problemática: areas que devem ser estudas conjuntamente – sobreposição.

4 A problemática das divisões da linguística
Semântica: estudo dos sentidos das frases e palavras Pragmática – oralidade x atos comunicativos Problemática: áreas que se sobrepõem para os linguistas cognitivos.

5 Outras divisões da linguística
Lexicologia – estudo de palavras de um idioma. Ex.: dicionário. Terminologia: análise de palavras especializadas de determinado idioma. Estilística: uso do estilo na linguagem. Filologia – estudo dos textos e linguagens antigas.

6 Divisões da linguística que mais contribuem para a C.I
Semântica Terminologia Filologia Objetivo precípuo da linguística: estudar como as pessoas, independente de línguas diferentes realizam a comunicação

7 Podemos dizer que a linguística é a base para o desenvolvimento do conhecimento humano?
Podemos dizer que linguística depende do sistema humano de processamento de informações? Podemos dizer que o conhecimento organizado através da análise da informação permite o desenvolvimento da língua?

8 A linguística e a representação do conhecimento/ informação
Representação do conhecimento - Área reconhecida como pilar da C.I. Filosofia – a representação do conhecimento é vista através da linguagem (FOUCAULT) e não pela memória documentária. Filosofia – a atribuição de significado é uma atividade da linguagem e a noção de representação do conhecimento pode ser dispensada.

9 A linguística e a representação do conhecimento/ informação
Na C.I – representação do conhecimento depende de um emissor/receptor. Gera conteúdos informativos = representação da informação. Representação do conhecimento - Área reconhecida como pilar da C.I. Na C.I – a representação da informação se coloca entre o meio e o homem = intermediação da informação.

10 A linguística e a representação do conhecimento/ informação
Na sociologia/antrolopologia/psicologia Qualquer representação da realidade e parcial. A mesma realidade pode ser descrita de várias maneiras O processo do conhecimento só se completa quando alguém o utiliza, completando a comunicação através da interpretação dos resultados e construindo uma realidade do que o produtor do conhecimento quis mostrar.

11 Semântica Na C.I a representação do conhecimento/informação depende do estudo do significado e significantes = semântica (palavras, símbolos, frases etc.) Sinonímia, Antonímia e Homonímia (ex.: homógrafos e homófonos) Conotação – significado diferente do original. Denotação – significado no contexto original.

12 Semântica em C.I O estudo da semântica em C.I auxilia a redução de significados na análise da informação. Envolve a pluralidade de significados como forma de garantir a produção de sentido. A intermediação da informação é um fenômeno redutor de significados?

13 Semântica em C.I Níveis de redução semântica
1 – comunicação telepática – gera alterações na transmissão do conhecimento? 2 – o conhecimento traduzido através da escrita gera redução do conhecimento? 3 – em síntese, a linguagem reduz o acesso ao conhecimento 4 – as reduções semânticas fazem parte da análise da informação para possibilitar a codificação do conhecimento.

14 A metarrepresentação – cadeia de reduções de significados
Semântica em C.I A metarrepresentação – cadeia de reduções de significados Representação conceitual Representação verbal Representação social Representação documentária

15 Linguagem, semântica e a pluralidade de significados
Linguagem – o instrumento do pensar; cria a cultura Palavra – cria sentidos. Pensamento – sistema humano de processamento de informações e toma corpo com a linguagem Escrita – forma visual de fixar a linguagem; nível elevado de desenvolvimento humano; meio de intercomunicação

16 Linguagem, semântica e a pluralidade de significados
O acesso mediado por representações documentárias intensifica a perda de conhecimento? Como representar adequadamente as informações sem comprometer seu significado? Como resolver o problema da ausência da articulação entre os descritores (termos) para a recuperação de informações relevantes?

17 Linguagem, semântica e a pluralidade de significados
Descontrução do texto Reconstrução do texto – análises da informação Paradoxo – reduzir informação para obter mais conhecimento Linguagens documentárias – inventários, catálogos, classificações, índices, bibliografias, tesauros etc.


Carregar ppt "Linguística, Semântica e Terminologia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google