A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O mundo vai acabar em Palestrantes: Profº. Demetrius Leão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O mundo vai acabar em Palestrantes: Profº. Demetrius Leão"— Transcrição da apresentação:

1 O mundo vai acabar em Palestrantes: Profº. Demetrius Leão
Profº. Diones Charles

2 CALENDÁRIOS Por que é necessário marcar o tempo?
Há mais de anos, na Europa, os caçadores já marcavam os dias entre as fases da Lua. Os sumérios (3000 a.C.), os babilônicos (2000 a.C.), os egípcios, os indígenas pré-cabralinos são exemplos de povos que já marcavam a passagem do tempo.

3 CALENDÁRIOS CRISTÃOS Calendário Juliano - proposto por Sosígenes, astrônomo de Alexandria, e introduzido por Julio César em 45 AC. Foi usado pelas igrejas e países cristãos até o século XVI, quando começou a ser trocado pelo Calendário Gregoriano. Alguns países, como a Grécia e a Rússia, o usaram até o século passado. Ainda é usado por algumas Igrejas Ortodoxas, entre elas a Igreja Russa.

4 Calendário Gregoriano - proposto por Aloysius Lilius, astrônomo de Nápoles, e adotado pelo Papa Gregório XIII, seguindo instruções do Concílio de Trento ( ). O decreto instituindo esse Calendário foi publicado em 24 de fevereiro de A diferença entre esses dois Calendários está na duração considerada do ano (365,25 dias no Juliano e 365,2425 dias no Gregoriano) e nas regras para recuperação do dia perdido, acumulado durante os anos, devido à fração de dias na duração do ano considerada.

5 O CALENDÁRIO MAIA O calendário maia é um sistema de calendários usados pela civilização maia da Mesoamérica pré-colombiana. Tem muitos aspectos em comum com calendários empregados por outras civilizações mesoamericanas anteriores e posteriores aos maias. Apesar de o calendário mesoamericano não ter sido criado pelos maias, as extensões e refinamentos por eles efetuados foram os mais sofisticados.

6 O CALENDÁRIO DE LONGA DURAÇÃO
Embora seja considerado o maior feito da civilização maia, talvez o calendário de Longa Duração seja anterior aos maias. Era dividido em eras de 5125 anos (a última era foi iniciada em 3114 a.C.).

7 O ALINHAMENTO GALÁCTICO

8 ALGUNS MOVIMENTOS DA TERRA

9

10 Inversão dos Pólos magnéticos da Terra
A Terra é um planeta que se comporta como um imenso ímã, estabelecendo assim, um campo magnético ao redor dela; O campo magnético terrestre é gerado pela rotação do metal líquido ao redor do núcleo de ferro sólido e altamente aquecido existente no centro da Terra; O deslocamento dos pólos magnéticos danificariam o planeta e seria inutilizável os sistemas de comunicação, aparelho de localização e satélites.

11 Tormentas solares e degelo
Explosões na superfície do Sol causadas por mudanças repentinas no seu campo magnético. A atividade na superfície solar pode causar altos níveis de radiação no espaço sideral; “Uma nuvem solar pode literalmente engolir a Terra”; Pode causar impactos nos sistemas de navegação, distribuição de energia e controle de satélites. "Podemos ter blecautes e panes nos sistemas de comunicação; Aquecimento global, pólos derretidos. Escassez de água, extinção de vidas marinhas e polares.

12 Colisão de um asteróide com a Terra
Asteróides são objetos rochosos e metálicos que orbitam o Sol mas são pequenos demais para serem considerados planetas; A vida sobre o planeta Terra quase desapareceu há 250 milhões de anos, após uma gigantesca colisão entre o planeta e um asteróide; É extremamente difícil estimar o risco real que os asteróides representam para nosso planeta; A dúvida atual é a de quantos asteróides ainda não descobertos poderão nos surpreender, já que surgem quase de repente à nossa frente.

13 Terremotos e Tsunamis Terremotos, também chamados de abalos sísmicos, são tremores passageiros que ocorrem na superfície terrestre. Esse fenômeno natural pode ser desencadeado por fatores como atividade vulcânica, falhas geológicas e, principalmente, pelo encontro de diferentes placas tectônicas. Tsunami - palavra de origem japonesa que significa 'grande onda' (tsu = grande e nami = onda) -, a onda gigante e solitária forma-se em oceanos ou lagos por causa de um evento geológico. Isso quer dizer que, em geral, os tsunamis surgem após um terremoto nas profundezas dos oceanos causado pelo movimento das placas tectônicas. Entre os efeitos de um tsunami e terremoto de grande magnitude em áreas povoadas estão a destruição da infraestrutura (ruas, estradas, pontes, casas, etc.), além de mortes.

14 As profecias de Nostradamus
Quem foi Nostradamus? Foi um médico francês, nascido em 1503, que se tornou o mais popular profeta da história. Os intérpretes das profecias de Nostradamus afirmam que, entre suas previsões, incluem a ascenção de Hitler, guerra nuclear, Revolução Francesa, epidemia de AIDS e os conflitos contra o Iraque, por exemplo, dentre tantos eventos importantes.

15 O Livro Perdido de Nostradamus
Em 1994, a jornalista Enza Massa conduzia uma investigação sobre textos antigos, quando se deparou com um misterioso manuscrito datado de 1629, com a autoria atribuída a Michel de Nostradame, em uma biblioteca romana. No manuscrito há, uma série de 7 imagens que instigam a imaginação dos estudiosos e dos curiosos.

16 Será que o mundo está chegando realmente ao fim?
Estamos à beira de uma catástrofe? No que devemos acreditar?

17 O mundo já não está sendo destruído por nós mesmos???

18 Terrorismo? Guerras? Ameaças nucleares? Mudanças climáticas?

19 Pobreza? Desigualdades sociais? Fome?

20 Será que 2012 não pode ser marcado não pelo FIM, mas, sim, pelo COMEÇO de uma nova era???

21 A CONCLUSÃO É SUA!

22 PARTICIPE DA OBA E DAS SEXTAS ASTRONÔMICAS!

23 ASTRONOMIA NOS ANDES CHILENOS

24 Quem quer ser astronauta???

25 Sua imaginação é o seu limite!


Carregar ppt "O mundo vai acabar em Palestrantes: Profº. Demetrius Leão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google