A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unidade I: Dê um mergulho rápido Aprofundando-se, Como o JAVA funciona, O que você fará em JAVA, Um histórico bem resumido de JAVA e Estrutura de código.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unidade I: Dê um mergulho rápido Aprofundando-se, Como o JAVA funciona, O que você fará em JAVA, Um histórico bem resumido de JAVA e Estrutura de código."— Transcrição da apresentação:

1 Unidade I: Dê um mergulho rápido Aprofundando-se, Como o JAVA funciona, O que você fará em JAVA, Um histórico bem resumido de JAVA e Estrutura de código em JAVA

2 Para começar!

3 Como funciona JAVA? Vamos supor que desejamos desenvolver um convite que rode em qualquer dispositivo.

4 O que você fará em JAVA? Criará um CÓDIGO-FONTE em JAVA; Compilará o CÓDIGO-FONTE; Executará o BYTECODE em uma MÁQUINA VIRTUAL JAVA.

5

6 Estrutura do código em JAVA O que existe em um arquivo- FONTE?.java – Um arquivo de código-fonte (sempre com a extensão.java) contém uma definição de classe. – Uma classe representa uma parte de seu programa, embora programas muito pequenos possuam apenas uma classe. – Uma classe sempre ficará entre um par de chaves ({ }).

7 Estrutura do código JAVA O que existe em uma CLASSE? – Uma classe tem um ou mais MÉTODOS. – Na classe Dog, o MÉTODO bark conterá instruções de como o cão deve latir. – TODOS os MÉTODOS devem ser declarados dentro de uma CLASSE (em outras palavras, dentro das chaves da CLASSE).

8 Estrutura do código JAVA O que existe em um MÉTODO? – Dentro das chaves de um MÉTODO você escreverá as instruções de como ele deve ser executado. – O código do MÉTODO é basicamente um conjunto de instruções.

9 Anatomia de uma CLASSE Quando a JVM começar a trabalhar, ela procurará a CLASSE que você forneceu na linha de comando. Em seguida, começará a procurar por um método que se pareça exatamente com:

10 Anatomia de uma CLASSE TODO aplicativo JAVA precisa ter pelo menos uma CLASSE e um MÉTODO main. IMPORTANTE IMPORTANTE! – Não um MÉTODO main por CLASSE, mas um método main por aplicativo!

11 publicclassMyFirstApp { publicstaticvoidmain(String [] args) System.out.print(Olá Mundo CRUELLLLLLLL) { ; } } Publica para que todos possam acessá-la Essa é uma CLASSE Nome da CLASSE Abordaremos depois Tipo de retorno que nesse caso não será nenhum. Nome do MÉTODO ARGUMENTOS DO MÉTODO. Esse MÉTODO deve receber uma matriz de Strings de nome args. Essa instrução significa: exibir na saída padrão (linha de comandos) A String que você irá exibir.

12 main Criando uma CLASSE com um MÉTODO main Em JAVA tudo é inserido em uma CLASSE. Criaremos um código-fonte (com extensão.java). Converteremos esse código-fonte em um novo arquivo de classe (extensão.class). A execução do programa na realidade é a execução da classe.

13 Como escrever um código JAVA de modo que ele possa ser executado? Tudo começará com o MÉTODO main()! O MÉTODO main() é onde o seu programa começará a ser executado. Independentemente do tamanho do seu programa, ele deverá, obrigatoriamente possuir um MÉTODO main() que dê início ao processo.

14 O primeiro programa JAVA Criando códigos JAVA! – Abra o NETBEANS; – Clique em Arquivo > Novo Projeto; – Selecione em Categoria a opção JAVA e emProjetos a opção Aplicativo JAVA – clique em próximo; PrimeiraAula – Em Nome do Projeto, coloque PrimeiraAula – clique em finalizar. Para cada aula deverá ser criado um projeto; – Desmarque: Criar classe principal e Definir como projeto principal.

15

16

17

18

19 O que podemos inserir no MÉTODO main()? Fazer algo: – Instruções, declarações, atribuições, chamadas de método, etc... int x = 3; String name = Fernandão é lindo!; x = x * 27; System.out.println (x é : + x); double d = Math.random (); // isto é um comentário de simples linha!

20 O que podemos inserir no MÉTODO main()? Fazer algo repetidamente: – Loops: while e for (enquanto e para). while (x < 12) { X = x – 1; } for (int x = 0; x < 10; x = x + 1) { System.out.println (X é: + x); }

21 O que podemos inserir no MÉTODO main()? Fazer algo sob uma condição: – Testes: if/else (se e senão). If ( x == 10) { System.out.println (O valor é 10); } else { System.out.println (O valor não é 10); }

22 Iteração = loop JAVA possuiu três estruturas de loop padrão: – while – do-while – for Veremos cada uma das estruturas, mas não nesse momento. Por enquanto, ficaremos com o while.

23 WHILE A sintaxe é simples: – Um bloco de comandos sempre será executado ENQUANTO uma determinada condição for satisfeita. – Esse bloco de comandos será delimitado por um par de chaves {}. Ou seja, tudo o que você quiser que seja executado deverá estar dentro dessas chaves.

24 WHILE – A parte mais importante de um loop é o teste condicional. Um teste condicional será qualquer expressão booleana – em outras palavras, algo que seja VERDADEIRO ou FALSO. Enquanto (while) tiver sorvete no pote, continue a tirar – é claramente um teste booleano. Enquanto Bob continuar a tirar sorvete. – não remete um teste booleano, concordam?

25 Testes booleanos simples Usando-se operadores: – Maior que (>); – Menor que (<); – Igualdade (==) { [Sim, São dois sinais!] Quanto ao operador = e ==: – Um é operador de atribuição e o outro de igualdade!

26

27 Ramificação condicional Um teste if basicamente tem a mesma função do teste while. A diferença é que ao invés de dizermos while (enquanto) tiver cerveja..., falaremos if (se) tiver cerveja...

28 Ramificação condicional Podemos, no teste if, inserir uma outro teste, o else. Com o else, diremos assim if (SE) houver cerveja traga carnes... else (SENÃO) traga leite.

29 Eu notei: PRINT versus PRINTLN Usaremos: – PRINT Quando quisermos que nossas saídas fiquem em uma mesma linha. – PRINTLN Quando quisermos que nossas saídas fiquem em linhas separadas/diferentes. System.out.print (Oi ); System.out.print (meu amigo!); System.out.println (Oi ); System.out.println (meu amigo!); Oi meu amigo! Oi meu amigo!

30 Exercitando... Caso das 99 cervejas... – 99 posições; – Cada ciclo retira uma e imprime quantas sobraram; Existem 98 cervejas no engradado! – Quando tiver uma cerveja apenas mostrar a frase final; Existe apenas uma cerveja no engradado, compre mais!

31 Vamos codificar com calma CLASSE MÉTODO INSTRUÇÕES – ENQUANTO WHILE – SE IF


Carregar ppt "Unidade I: Dê um mergulho rápido Aprofundando-se, Como o JAVA funciona, O que você fará em JAVA, Um histórico bem resumido de JAVA e Estrutura de código."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google