A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lição nº 05 29 de Abril de 2012. Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lição nº 05 29 de Abril de 2012. Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no."— Transcrição da apresentação:

1 Lição nº de Abril de 2012

2 Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. I Jo

3 Só há um modo de a Igreja de Cristo destronar a Satanás: manter a Deus no trono e combater a apostasia com a espada do Espírito.

4 Apocalipse E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios: 13 - Eu sei as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita Mas umas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel para que comessem dos sacrifícios da idolatria e se prostituíssem Assim, tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu aborreço Arrepende-te, pois; quando não, em breve virei a ti e contra eles batalharei com a espada da minha boca Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.

5 1ª 2ª 3ª

6 A igreja em Pérgamo se encontrou numa situação difícil. Por todos os lados, os vizinhos praticavam idolatria e deram honra aos governantes romanos. Os cristãos não abandonaram a verdade do Senhor, o único verdadeiro Soberano. Mas, tanta influência de falsas doutrinas teve um impacto negativo na igreja, poluindo a congregação com doutrinas falsas que incentivavam os irmãos a praticaram idolatria e imoralidade. Jesus chama a igreja ao arrependimento para evitar o castigo divino.

7 1 – Pérgamo, a cidade dos livros e da ignorância espiritual. Pérgamo existiu desde o século V a.C..século V a.C. Pérgamo conquistou a região costeira da Ásia, e expulsou os gauleses para o interior quando estes, após terem fracassado na invasão da Grécia, atacaram as regiões costeiras da Ásia.gaulesesinvasão da Grécia No século II d.C., ainda havia em Pérgamo objetos que eles tomaram dos gauleses, e uma pintura que retratava esta batalha.século II d.C. Tornou-se importante no período helenístico por ter sido sede da dinastia atálida.helenísticodinastia atálida Possuía uma biblioteca de prestígio que perdia em importância apenas para a tão famosa biblioteca de Alexandria.bibliotecade Alexandria A tradição de Pérgamo foi tamanha que o seu nome batizou o pergaminho.pergaminho

8 2 – A Igreja em Pérgamo. A Igreja é bem provável ter sido implantada por Paulo em sua estadia em Éfeso. Vejam que mesmo entre os demônios e o que chama de Trono de Satanás, a Igreja e o Reino de Deus prevalece sobre tudo e todas as circunstâncias.

9 1 – A Espada Afiada de Dois Gumes. Aqui Jesus se refere a si mesmo como sendo a Palavra de Deus. Ele assim se revela por causa do pecado de contaminação sofrido pela Igreja de Pérgamo, que somente se solucionaria aplicando a genuína Palavra. A espada representa autoridade e o poder para julgar e castigar. É Jesus, e não o governo romano, que segura esta espada (Ap 1.16).

10 2 – Manejando Bem a Espada do Espírito. Manejar bem, significa utilizar-se bem da Palavra de Deus, tanto em sua análise quanto em sua apresentação – em contraste com as interpretações inúteis dos falsos mestres. O preço dos pecados de todos homens (incluindo dos falsos mestres) foi pago pela morte de Cristo no Calvário, embora seja possível beneficiar-se desse pagamento somente por meio da fé pessoal no Salvador e não crendo em heresias e coisas fúteis introduzidas por falsos mestres.

11 1 – Um anjo numa cidade infernal. Ser cristão nesta cidade não era fácil, imaginem ser o anjo da Igreja e ter de conviver com o paganismo à porta, isso ameaçava o remanescente fiel da igreja, aquele que mantinha sua conduta fiel. Os cristãos em Pérgamo eram vizinhos do diabo! Jesus, sempre vigiando para ajudar o seu povo, sabia muito bem da circunstância difícil naquela cidade.

12 2 – O Testemunho e a Perseverança de um Anjo. Jesus elogia a perseverança dos cristãos de Pérgamo, que foram fiéis à fé de Jesus, mesmo sob perseguição intensa. A minha fé (a fé de Jesus) é a palavra de Cristo revelada aos homens (veja Jd 3). O anjo da Igreja mantinha uma postura fiel ao Senhor, não se contaminando com as coisas do mundo ( Dn 1.8)

13 2 – Antipas, a Fiel Testemunha. Antipas é mencionado somente aqui. Evidentemente foi um mártir, provavelmente da própria congregação em Pérgamo. Foi morto entre eles, na cidade onde Satanás habitava. Antipas se mostrou fiel até a morte (veja Ap 2.10), segundo a tradição diz que ele foi assado vivo num grande recipiente de bronze. Testemunha vem da palavra grega martus. É a mesma palavra usada para descrever Jesus em Ap 1.5. Com tempo, passou a ser usada para identificar pessoas que morreram por seu testemunho de fé, e assim usamos a palavra mártir.

14 1 – Doutrina de Balaão. A doutrina de Balaão foi a doutrina que Balaão ensinava, não apenas a doutrina sobre a pessoa de Balaão. Semelhantemente, a doutrina de Cristo não é apenas o ensinamento sobre a pessoa de Cristo. A doutrina de Cristo inclui o que Jesus ensinava. Considere a importância deste fato em relação a textos como Tt 2.10; Hb 6.1 e II Jo 9. Se alguém for além do ensinamento dado por Jesus, não tem Deus nem nada de conhecimento dEle.

15 2 – A Doutrina dos Nicolaítas. A Bíblia não identifica esta doutrina. Mas, diz que Jesus odiava as obras dos nicolaítas e elogia os efésios por rejeitar esses ensinamentos (Ap 2.6). Infelizmente, a igreja em Pérgamo tolerava esses falsos mestres.

16 Devemos imitar a perseverança dos discípulos em Pérgamo, mantendo firme a nossa fé, mesmo se encararmos ameaças e perseguições. Ao mesmo tempo, não devemos negligenciar outras responsabilidades diante de Deus. Servimos um Deus puro, e devemos manter e defender a doutrina pura que ele revelou. Qualquer doutrina que incentiva a idolatria ou a imoralidade vem do diabo. Procuremos o maná que vem de Deus para nos sustentar para sempre. A M É M!


Carregar ppt "Lição nº 05 29 de Abril de 2012. Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google