A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Existem coisas que sabemos pela razão outras que sabemos pela fé

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Existem coisas que sabemos pela razão outras que sabemos pela fé"— Transcrição da apresentação:

0 04 “Deus existe”: é uma questão de fé ou de razão?
Questões para ateus 04 “Deus existe”: é uma questão de fé ou de razão?

1 Existem coisas que sabemos pela razão outras que sabemos pela fé
Há coisas que, provavelmente, não chegamos a entender ou a comprovar, mas há outros homens que as sabem e en- tendem. São coisas que estão ao alcance da razão humana. Há outras coisas que estão além de qualquer capacidade humana de conhecimento, e só as podemos alcançar pela nossa fé em Deus.

2 Existem coisas que sabemos pela razão outras que sabemos pela fé
A existência de Deus, é uma questão de fé, ou um assunto de razão? Deus existe, é algo que “sabemos” racionalmente, ou algo que “cremos” por fé?

3 Crês que Deus existe? Dizem que 95% “crê em Deus”.
Outros dizem: - “Eu não creio em Deus”. Costumam perguntar assim: -”Você crê que Deus existe?” E quando dizem “creio ou não creio em Deus”, não estão a falar se “é de fiar”, mas sim se “existe ou não existe”. Parece que a questão sobre existência de Deus é, por si mesma, uma questão de fé.

4 Crês que Deus existe? Que Deus exista é uma questão de
fé ou de razão? A resposta parece- -nos óbvia: é uma questão de fé. Mas não é assim. Este é um dos maiores erros da nossa sociedade que podemos superar se pensarmos mais.

5 Eu não tenho fé na existência de Deus
Eu sou um padre católico, mas não tenho fé na existência de Deus. E mais, nunca poderei ter fé na existência de Deus. Parece es- tranho e, no entanto, está correcto. Porquê? Porque já o sei, por uma questão de racionalidade rigorosa. Sou filósofo e coube-me estudar e pensar como é a existên- cia do mundo. E, desde este ponto de vista, demonstra-se que Deus existe. Como já sei que Deus existe, não posso ter fé na existência de Deus.

6 Eu não tenho fé na existência de Deus
- Bom, talvez para si, que se dedicou a isso. Mas para a gente normal a existência de Deus é coisa de fé, dir-me-eis. E eu pergunto-vos: – Fé, em quem? Em Deus, ou na minha mãe? Em Deus, ou numa opção cultural? – Na fé em Deus, claro! – dir-me-eis.

7 Pode alguém conhecer a existência de Deus “só por fé”?
É impossível que alguém conheça a existência de Deus só por uma questão de fé. Ter fé em alguém pressupõe saber que essa pessoa existe, e pode dizer alguma coisa. Para poder ter fé em Deus e crer no que diz, temos que saber, antes, que existe.

8 Pode alguém conhecer a existência de Deus “só por fé”?
Pode-se crer que Deus é Trino, que Jesus Cristo é Deus, que a Virgem é virgem e Mãe de Deus, mas só porque Deus o disse. Isso são coisas de fé. Mas saber que Deus existe não é coisa de “fé em Deus”. Não pode sê-lo: é anterior à própria fé.

9 Pode alguém conhecer a existência de Deus “só por fé”?
Se não, essa fé seria algo irracional. Uma opção, não um conhecimento. A fé em Deus pressupõe saber que Deus existe. Seja por uma questão racional, ou por intuição e bom senso de uma razão natural. A fé pressupõe a razão e apoia-se nela. “Se Deus existe” é uma questão de razão, não de fé. Não pode ser de outra forma.

10 Ficha técnica Slides Original em português europeu - disponível em inicteol.googlepages.com 10


Carregar ppt "Existem coisas que sabemos pela razão outras que sabemos pela fé"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google