A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1.Origem, objecto, método ( 6 slides) 2.Desejo de Deus ( 9 slides) 3.Caminho de Deus para o homem ( 10 slides) 4.Etapas da Revelação ( 11 slides) 5.Razões.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1.Origem, objecto, método ( 6 slides) 2.Desejo de Deus ( 9 slides) 3.Caminho de Deus para o homem ( 10 slides) 4.Etapas da Revelação ( 11 slides) 5.Razões."— Transcrição da apresentação:

1 1.Origem, objecto, método ( 6 slides) 2.Desejo de Deus ( 9 slides) 3.Caminho de Deus para o homem ( 10 slides) 4.Etapas da Revelação ( 11 slides) 5.Razões para crer (13 slides) 6. Transmissão da Revelação ( 11 slides) 7. Fé, encontro com Deus ( 14 slides ) 8. Fé, projecto vital ( 10 slides) 9. Círculos de diálogo (19 slides) Aulas previstas: Teologia Fundamental Aula 3 Caminho de Deus para o homem

2 1/10 Além disso existe outra ordem de realidades, que o ser humano não pode de nenhum modo atingir pelas suas próprias forças, e que nos seria impossível conhecer se não nos tivessem sido comunicadas. De facto, Deus dirigiu-se a nós dum modo que transcende a sua manifestação na criação: Comunicou-nos quem é, e deu-nos uma nova luz para nos compreendermos a nós próprios e compreender o mundo. Pela revelação natural podemos saber que Deus existe e que o mundo e o homem estão ordenados para Deus. Mas não chegamos a tal conhecimento senão com esforço e dificuldade e talvez depois de muitos erros, porque a nossa inteligência está obscurecida e a nossa vontade está debilitada pelo pecado. Teologia Fundamental = A Revelação sobrenatural

3 2/10 Conteúdo principal da Revelação = A Santíssima Trindade. É o mistério de Deus em si mesmo, da sua vida íntima ; é a fonte de todos os outros mistérios da fé, e a luz que nos ilumina. Na revelação sobrenatural Deus vem ao nosso encontro, entrega-se-nos, concede-nos a sua amizade e convida-nos a ser seus amigos. Teologia Fundamental Trata-se dum mistério em sentido estrito, um dos mistérios escondidos em Deus, que não podem ser conhecidos, se não são revelados do alto CIC, 237 ( CIC, 237 ). Deus é Amor e chama - nos ao Amor.

4 3/10 Na Revelação sobrenatural, Deus dirige-se imediatamente a algumas pessoas, às quais esclarece e explica uma nova realidade. Teologia Fundamental Quem transmite estes conhecimentos sobrenaturais aos outros, actua como instrumento de Deus, que é quem fala e actua por meio dessa pessoa. Os conhecimentos e experiências adquiridos por Revelação não surgem do interior do homem religioso, da sua intuição ou da sua genialidade, mas são devidos à actuação imediata e gratuita de Deus.

5 4/10 Quando Deus se revela mediante factos, faz história, mas história sagrada. Há uma estreita relação entre história sagrada e história humana: a sagrada realiza-se dentro da humana, e por isso pode ser datada conforme os acontecimentos da história civil. Deus revela-se-nos mediante factos e palavras que não podem ser separados uns dos outros: estão intimamente ligados entre si e esclarecem-se mutuamente. Teologia Fundamental Além disso, Ele ajuda os humanos a encontrar Deus (tentando libertá-los do orgulho, do egoísmo e da ambição de poder…), e assim exerce um influxo positivo sobre as nações, e contribui para que se estabeleça uma ordem mais justa e mais grata a Deus. Por isso, a história sagrada tem uma grande importância para o desenvolvimento da humanidade.

6 5/10 Na história sagrada revela-se de algum modo a intimidade divina. Por exemplo, Deus revela a sua misericórdia não só assegurando que é misericor- dioso, mas sobretudo e primariamente, actuando com misericórdia. Teologia Fundamental A acção histórica de Deus não é cega, é uma acção cheia de sentido.

7 6/10 O segundo aspecto da Revelação histórica é a palavra pronunciada por Deus a determina- dos homens que Ele elege. Ilumina a pessoa sobre uma verdade universalmente válida, quer seja acessível pelas forças humanas naturais, quer transcenda absolutamente as possibilidades criadas. Teologia Fundamental Há uma pedagogia divina : Deus comunica-se gradualmente ao ser humano, prepara-o por etapas. A revelação sobrenatural culminará na Pessoa e na missão de Jesus Cristo. Não é necessário que seja uma revelação exaustiva : é a comunicação do que neste momento convém saber aos humanos: o que é comunicado pode vir a ser iluminado mais tarde.

8 7/10 Na Revelação, Deus abre o mistério da sua intimidade e dá-se a conhecer. Fala aos homens como a amigos aos quais se entrega sem reservas. Assim descobre-lhes, ao mesmo tempo, o s entido completo da sua existência, que consiste em viver para sempre em amizade com Ele. Teologia Fundamental Ao dirigir-se Deus ao homem, não se limita a transmitir alguma coisa com palavras e obras, mas entrega-se a si mesmo a nós.

9 8/10 Deus torna os humanos capazes de Lhe responder, de O conhecer e amar para além do que eles poderiam conseguir pelas suas forças naturais. O motivo e a meta da Revelação é o amor. Por isso não pode reduzir-se a mera informação ou instrução intelectual. Ao intervir na história, Deus procura conceder às criaturas a participação na sua própria vida divina. Teologia Fundamental Deus quer comunicar aos humanos a sua própria vida divina, quer torná-los filhos seus. Deus revela-se porque quer salvar-nos.

10 9/10 A salvação é a finalidade da Revelação divina, mas não se identifica com ela: Deus quer que todos os homens se salvem 1 Tim 2, 4 ( 1 Tim 2, 4 ), mas o Evangelho não chegou a todos os homens. Teologia Fundamental Lumen gentium, 16 Lumen gentium, 16 : Aqueles que, ignorando sem culpa o Evangelho de Cristo e a sua Igreja, buscam Deus com sinceridade, e se esforçam, sob o influxo da graça, por cumprir a sua vontade com obras, conhecida mediante o juízo da consciência, podem conseguir a salvação eterna.

11 10/10 Ficha técnica Bibliografia Estes Guiões são baseados nos manuais da Biblioteca de Iniciação Teológica da Editorial Rialp (editados em português pela editora Diel) Slides Original em português europeu - disponível em inicteol.googlepages.com


Carregar ppt "1.Origem, objecto, método ( 6 slides) 2.Desejo de Deus ( 9 slides) 3.Caminho de Deus para o homem ( 10 slides) 4.Etapas da Revelação ( 11 slides) 5.Razões."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google