A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desenvolvimento Curricular

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desenvolvimento Curricular"— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento Curricular
Currículos Alternativos

2 INTRODUÇÃO No âmbito da disciplina de desenvolvimento curricular ,o tema do qual iremos falar é essencialmente sobre Currículos alternativos .Neste sentido iremos fazer uma breve abordagem acerca deste tema destacando fundamentalmente os objectivos que o complementam.

3 Para que servem os currículos alternativos?
Estes servem para motivar os alunos que se encontram em casos de abandono /desinteresse escolar e em que se pretende responder às necessidades dos alunos de forma a que estes não abandonem a escola nem percam o desinteresse ou gosto pela escola.

4 Objectivo Principal Segundo a Lei de Bases do Sistema Educativo define o ensino básico como “universal e obrigatório, garantindo o direito a uma justa e efectiva igualdade de oportunidades no acesso e sucesso escolares.” A mesma lei define, ainda, como primeiro objectivo do ensino básico “assegurar uma formação geral comum a todos os portugueses que lhes garanta a descoberta e o desenvolvimento dos seus interesses e aptidões, capacidade de raciocínio, memória e espírito crítico, criatividade, sentido moral e sensibilização estética, promovendo a realização individual em harmonia com os valores da solidariedade social

5 Objectivos Evitar o abandono escolar; Promover o sucesso escolar;
Promover a integração na integração escolar; Valorizar, sempre, as potencialidades de cada aluno e não os seus limites; Aumentar a autoconfiança do aluno, a autonomia pessoal e social o que conduz a uma maior participação na vida familiar, escolar, comunitária e laboral; Promover uma verdadeira escola inclusiva orientada para o sucesso educativo dos de todos os alunos, independentemente das diferenças que apresentem.

6 Finalidade dos Currículos Alternativos
Assumir o processo educativo como o motor para uma formação integrada geradora de desenvolvimento de novas mentalidades;

7 Organização das actividades de enriquecimento curricular
As actividades de enriquecimento permitem aos alunos desenvolver competências especificas em determinadas áreas, bem como complementar aquelas que são desenvolvidas nas diferentes disciplinas e áreas curriculares não disciplinares. Desta forma, não devem ser encaradas como simples ocupação de tempos-livres, mas pelo contrario, devem assumir-se como uma aprendizagem informal, facilitadora do desenvolvimento integral dos alunos.

8 A quem se destina A grupos específicos de alunos do ensino básico com percurso escolar irregular, designadamente: de carácter inovador e criativo, os currículos alternativos visam encontrar soluções ajustadas há diversidade de casos que não se enquadram quer no ensino regular, quer no ensino recorrente, procurando, através do desenvolvimento de competências de base e áreas de interesse, motivar os alunos para aprendizagens cognitivas e desenvolvimento pessoal. Com efeito, na formação vocacional constatasse uma diversidade de oferta de forma a despertar/motivar os alunos para as actividades de carácter mais pratico. Respondendo deste modo as características do publico alvo.

9 Problemas dos actuais sistemas de ensino e que estão vigentes nos currículos alternativos
O insucesso e o abandono escolar; A desvalorização dos jovens: O desinteresse escolar; Estes problemas devem-se fundamentalmente ao facto do mercado de trabalho ser pouco exigente em qualificações e também no que diz respeito à atracção pelo trabalho juvenil ,pois este constitui um factor de peso para o abandono escolar.

10 O que leva os alunos ao abandono escolar?
O desinteresse manifestado por estes alunos, que muitas vezes desenvolvem atitudes de fracasso face à escola e ao ensino que dispensa, conduz a uma constante interrupção do seu percurso escolar e consequentemente ao abandono escolar.

11 Estes alunos decidem eles mesmos, abandonar o sistema de ensino, mas na verdade, esta interrupção voluntária dos estudos, corresponde, também ela a uma forma de abandono escolar como temos vindo a referir. Nos últimos anos, com a revisão curricular da educação básica e com os currículos alternativos, tenta-se travar o abandono escolar .É neste sentido que aparece como alternativa para estes jovens os currículos alternativos de forma a que tudo isto seja combatido.

12

13 O perfil dos jovens que abandonam a escola
Pertencem a famílias com baixas habilitações; Baixos rendimentos ; Dificuldades económicas; Se estas dificuldades empurram os jovens, desejosos de autonomia financeira, para o mercado de trabalho, também a escola assume uma parte da responsabilidade no abandono precoce pela incapacidade que ela mostra de motivar e de desenvolver o interesse dos jovens pela educação e pela formação.

14 Pensamentos dos alunos que pensam abandonar a escola
Muitos jovens afirmam que não pretendem continuar os estudos após a conclusão do 9° ano de escolaridade; Outros afirmam que não se revêem neste tipo de ensino, pelo que quando atingirem os 15 anos de idade, mesmo que não concluam o 9° ano, preferem abandonar a escola e ingressarem no mercado de trabalho.

15 Critérios de Avaliação – Projecto de Currículos Alternativos
Domínios Instrumentos de Avaliação Competências 50% Realização de trabalhos; Comunicação oral/escrita; Fichas de avaliação de conhecimentos; Organização do material; Trabalho individual/grupo. Fichas de trabalho; Observação directa; Cadernos diários; Material escolar; Nas disciplinas de carácter prático, serão os instrumentos adequados às referidas disciplinas. Atitudes e Valores Assiduidade; Pontualidade; Comportamento; Espírito de cooperação/participação; Sentido de Responsabilidade; Tolerância e Respeito. Observação do comportamento do aluno em contexto de sala de aula; Trabalhos de grupo/individual; Auto-avaliação; Grelhas de registos de Comportamentos.

16 Trabalho realizado por
Adriana Vicente Carla Peres Joana Morais Sara Pascoal


Carregar ppt "Desenvolvimento Curricular"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google