A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Volumes Nas construções, os engenheiros calculam áreas para saber, por ex., quantos metros quadrados de ladrilhos serão usados em determinado ambiente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Volumes Nas construções, os engenheiros calculam áreas para saber, por ex., quantos metros quadrados de ladrilhos serão usados em determinado ambiente."— Transcrição da apresentação:

1 Volume do paralelepípedo rectângulo e do cubo Matemática 5ºano EB 2,3 das Olaias 2009/2010

2 Volumes Nas construções, os engenheiros calculam áreas para saber, por ex., quantos metros quadrados de ladrilhos serão usados em determinado ambiente. Além de áreas, eles calculam volumes. Volume: é o espaço ocupado por um sólido, por um líquido ou por gás. A unidade usada para se medir volume é o metro cúbico ( m³ ). 1 m³ é o volume ocupado por um cubo de 1 metro de aresta.

3 Volume do paralelepípedo retângulo
Vamos considerar o paralelepípedo retângulo da figura, no qual: a = comprimento b = largura c = altura c b a De modo prático, obtemos o volume do paralelepípedo multiplicando comprimento, largura e altura, ou seja, V = a x b x c

4 EXEMPLO 1. Uma caixa d’água tem a forma de um paralelepípedo retângulo, com as seguintes medidas internas: 4m , 3m e 1,5m. Qual o volume interno dessa caixa d’água? V = 4m x 3m x 1,5m V = 18 m³

5 VOLUME DO CUBO Vamos estudar outro exemplo:
Calcular o volume de um cubo cujas arestas medem 4,3 m. V = 4,3m x 4,3m x 4,3m V = 79,507 m³ 4,3 m 4,3 m 4,3 m

6 EXERCÍCIOS 1. Qual é o volume de um paralelepípedo retângulo cujas dimensões são 30m, 18m e 12m? 2. Determina o volume de um cubo de 2,5m de aresta. 3. Devo construir uma piscina de 8m de comprimento por 5m de largura e 1,5m de profundidade. Qual o volume de terra que deve ser retirado? 4. As dimensões de um tijolo são 0,20m de comprimento, 0,10m de largura e 0,05m de altura. Qual o volume de argila empregado para fabricar esse tijolo?

7 5. Um depósito de material para construção utiliza um camião para transportar areia. As dimensões internas do camião são: comprimento = 3,40m, largura = 2,10m e altura = 0,80m. Quantos metros cúbicos de areia esse camião pode carregar, no máximo?

8 6. Calcula o volume dos seguintes sólidos geométricos:
20 cm 20 cm 80 cm b) 30 dm


Carregar ppt "Volumes Nas construções, os engenheiros calculam áreas para saber, por ex., quantos metros quadrados de ladrilhos serão usados em determinado ambiente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google