A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRABALHO REALIZADO POR: LIA SALES, NAZARÉ ROSADO, MARTA MATIAS, FRANCISCA CACHÔPO, SÓNIA VICENTE A Controvérsia em Torno da Clonagem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRABALHO REALIZADO POR: LIA SALES, NAZARÉ ROSADO, MARTA MATIAS, FRANCISCA CACHÔPO, SÓNIA VICENTE A Controvérsia em Torno da Clonagem."— Transcrição da apresentação:

1 TRABALHO REALIZADO POR: LIA SALES, NAZARÉ ROSADO, MARTA MATIAS, FRANCISCA CACHÔPO, SÓNIA VICENTE A Controvérsia em Torno da Clonagem

2 As diferentes partes ou grupos intervenientes na controvérsia em torno da clonagem Grupo científico Grupo ética/moral Grupo religioso

3 Grupos que se regem pelos argumentos Científicos A Clonagem terapêutica é aceite pela comunidade científica que vê nela um meio de revolucionar a medicina. Alguns cientistas procuram potenciais tratamentos para doenças como Parkinson e Alzheimer. Estes trabalham sobre células estaminais embrionárias e células estaminais adultas; Perante algumas objecções éticas, associadas à clonagem terapêutica, os investigadores desenvolveram métodos que permitem criar células estaminais embrionárias sem destruir o embrião, como acontece no método clássico; Para alguns cientistas, a pesquisa sobre células estaminais não pode ser, de forma alguma, contrária à ética, uma vez que pretende aliviar a dor de seres humanos.

4 Grupos que se regem pelos argumentos Éticos/Morais Quanto à clonagem terapêutica, as opiniões dividem-se. Para os que entendem que o clone não implantado não é um embrião, os problemas éticos não têm relevância, já que o objectivo será melhorar ou curar doenças graves, o que em si é ético e louvável. Para os que não vêem diferenças entre o embrião normal ainda não implantado e o clone ainda não implantado, o problema ético é grave embora os fins sejam nobres, não justificam os meios, que constam na instrumentalização do clone e na sua destruição, a fim de fabricar células estaminais; A produção de células estaminais através da clonagem continuará a implicar a criação e subsequente destruição de embriões o que, à luz de muitas religiões, representa uma vida humana em potência;

5 (Cont.) Para o Instituto de Bioética da UCP não deve haver clonagem humana e nem sequer precisamos dela; Dado que os clones têm todo o potencial para resultarem, se implantados, em novos indivíduos da respectiva espécie, parece que esta última posição é a mais fundamentada e que por isso toda a clonagem humana é imoral e deve ser proibida.

6 Grupos que se regem pelos argumentos Religiosos A preocupante possibilidade de clonagem de seres humanos com a finalidade "reprodutiva", mediante a substituição técnica da genitorialidade responsável, está em contraste com a dignidade da filiação; Esta situação evidencia uma grave deterioração, quer do reconhecimento da dignidade da vida e da procriação humana, quer da consciência de como é insubstituível e fundamental o papel da família para o homem, e de como é fundamental o seu valor para toda a humanidade.

7 A Nossa Opinião Em termos terapêuticos é uma vantagem para todos nós os avanços que se têm feito no campo da clonagem; Ainda existem várias doenças sem cura, com a ajuda da clonagem terapêutica poderá existir essa cura; A clonagem poderá ser a única solução para muitos casais que não podem ter filhos.


Carregar ppt "TRABALHO REALIZADO POR: LIA SALES, NAZARÉ ROSADO, MARTA MATIAS, FRANCISCA CACHÔPO, SÓNIA VICENTE A Controvérsia em Torno da Clonagem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google