A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Para fazer um bom resumo, é necessário seguir determinados passos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Para fazer um bom resumo, é necessário seguir determinados passos."— Transcrição da apresentação:

1 Para fazer um bom resumo, é necessário seguir determinados passos.
O resumo Para fazer um bom resumo, é necessário seguir determinados passos.

2 Características de um BOM resumo:
 Brevidade: o resumo só contém as ideias principais, enquanto os pormenores são excluídos. Rigor e clareza: a estrutura do resumo deve seguir a do texto inicial, com o mesmo número de parágrafos e o mesmo tom do autor.  Linguagem pessoal: não se copia frases do texto. Pelo contrário, exprimem-se as ideias principais por palavras nossas.

3 Como fazer um bom resumo?
Siga os PASSOS de execução do resumo: 1. Leia o texto e tente compreendê-lo bem. 2. Identifique as ideias principais, parágrafo a parágrafo:  Pode sublinhar as palavras, algumas expressões e/ou frases que julgue fundamentais, durante a leitura;  Pode ainda fazer um esquema, no fim da leitura, para organizar o texto, por parágrafos.

4 3. Comece a escrever o seu resumo, respeitando sempre o conteúdo do texto e o pensamento do autor:  Procure não incluir pormenores desnecessários;  Substitua ideias repetidas ou semelhantes por uma que as englobe;  Utilize termos genéricos em vez de listas;  Transforme as falas em discurso indirecto;  Utilize uma linguagem pessoal.

5  Contém as ideias principais ?
4. Leia o seu resumo (a rascunho ainda!) e avalia- o, corrigindo os aspectos que achar necessários:  Contém as ideias principais ?  A ideia do autor está respeitada ?  O texto percebe-se bem ?  Não há pormenores nem repetições ?  Tem erros ortográficos?  A pontuação está correcta?  Transformei as falas em discurso indirecto?

6 5. Faça outra leitura do seu resumo e aperfeiçoe a linguagem do texto (ortografia, sintaxe, etc.), se for necessário. 6. Agora sim, pode passá-lo a limpo e entregá-lo.

7 Vamos treinar? Para adquirirmos satisfatoriamente esta técnica, é preciso treiná-la… muitas vezes até! Mas não desanime, porque o seu trabalho dar-lhe-á frutos saborosos. Vamos lá aplicar os nossos conhecimentos com uma fábula de La Fontaine, “O velho, o rapaz e o burro”.


Carregar ppt "Para fazer um bom resumo, é necessário seguir determinados passos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google