A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O resumo Para fazer um bom resumo, é necessário seguir determinados passos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O resumo Para fazer um bom resumo, é necessário seguir determinados passos."— Transcrição da apresentação:

1 O resumo Para fazer um bom resumo, é necessário seguir determinados passos.

2 Características de um BOM resumo: Brevidade: o resumo só contém as ideias principais, enquanto os pormenores são excluídos. Rigor e clareza: a estrutura do resumo deve seguir a do texto inicial, com o mesmo número de parágrafos e o mesmo tom do autor. Linguagem pessoal: não se copia frases do texto. Pelo contrário, exprimem-se as ideias principais por palavras nossas.

3 Siga os PASSOS de execução do resumo: 1. Leia o texto e tente compreendê-lo bem. 2. Identifique as ideias principais, parágrafo a parágrafo: Pode sublinhar as palavras, algumas expressões e/ou frases que julgue fundamentais, durante a leitura; Pode ainda fazer um esquema, no fim da leitura, para organizar o texto, por parágrafos. Como fazer um bom resumo?

4 3. Comece a escrever o seu resumo, respeitando sempre o conteúdo do texto e o pensamento do autor: Procure não incluir pormenores desnecessários; Substitua ideias repetidas ou semelhantes por uma que as englobe; Utilize termos genéricos em vez de listas; Transforme as falas em discurso indirecto; Utilize uma linguagem pessoal.

5 4. Leia o seu resumo (a rascunho ainda!) e avalia- o, corrigindo os aspectos que achar necessários: Contém as ideias principais ? A ideia do autor está respeitada ? O texto percebe-se bem ? Não há pormenores nem repetições ? Tem erros ortográficos? A pontuação está correcta? Transformei as falas em discurso indirecto?

6 5. Faça outra leitura do seu resumo e aperfeiçoe a linguagem do texto (ortografia, sintaxe, etc.), se for necessário. 6. Agora sim, pode passá-lo a limpo e entregá-lo.

7 Vamos treinar? Para adquirirmos satisfatoriamente esta técnica, é preciso treiná-la… muitas vezes até! Mas não desanime, porque o seu trabalho dar-lhe-á frutos saborosos. Vamos lá aplicar os nossos conhecimentos com uma fábula de La Fontaine, O velho, o rapaz e o burro.


Carregar ppt "O resumo Para fazer um bom resumo, é necessário seguir determinados passos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google