A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Davisson S. L. Tavares Curso de Pós-Graduação em Homeopatia - UNIRIO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Davisson S. L. Tavares Curso de Pós-Graduação em Homeopatia - UNIRIO"— Transcrição da apresentação:

1 Davisson S. L. Tavares Curso de Pós-Graduação em Homeopatia - UNIRIO
ERISIPELA Davisson S. L. Tavares Curso de Pós-Graduação em Homeopatia - UNIRIO

2 Conceito: A erisipela é uma celulite superficial com intenso comprometimento do plexo linfático subjacente e se caracteriza por placas eritematosas acompanhadas de dor e edema. Apresenta, ainda, bordos elevados e enduração que confere à pele aspecto de casca de laranja. Essas lesões expandem-se perifericamente, tornam-se quentes e com limite demarcado, dois ou três dias depois do aparecimento dos sintomas gerais, que incluem um período prodômico, em que há brusca elevação da temperatura até 39ºC ou 40ºC, calafrios, náuseas e intenso mal-estar. O agente etiológico mais comum da erisipela é o Streptococcus beta-hemolítico do grupo A (raramente dos grupos C ou G, e, em recém-nascidos, do grupo B), podendo ocorrer infecção pelo Staphilococcus aureus. Ocorre em qualquer faixa etária, e o pico se dá entre 60 e 80 anos Os locais mais acometidos são os membros inferiores, seguidos da face e membros superiores. É mais freqüente em pacientes do sexo feminino, sendo observada na maioria dos casos uma porta de entrada bem definida, como úlceras, traumas, micoses superficiais, picadas de inseto e feridas maltratadas. O diagnóstico é essencialmente clínico, uma vez que o isolamento do agente raramente é conseguido, provavelmente por sua presença escassa ou devido a suas complexas exigências dos meios de cultura.

3 Conceito: Na maioria dos casos existe indicação do uso de penicilina para tratamento da erisipela, mas, quando o paciente apresenta reação alérgica a esse tipo de medicamento, pode-se utilizar a eritromicina. As complicações mais freqüentes são erisipela bolhosa necrotizante, abscesso, tromboflebite superficial e profunda. ©2002 by Anais Brasileiros de Dermatologia Bernardes, Augusto, Lopes, Cardoso, Santos & Santos 605 An bras Dermatol, Rio de Janeiro, 77(5): , set./out

4 Medicamentos Homeopáticos

5 Apis meliffica: Substância: medicamento obtido através da trituração da abelha inteira. Ação Geral: dor picante, aguda, lancinante e queimante, raramente pulsátil. A região atingida se infiltra com um edema mais ou menos abundante com sensação de contusão. O inchaço é inicialmente róseo, torna-se mais escuro e finalmente adquire um aspecto erisepelatoso. Há um aumento de calor e das dores queimantes e picantes. Depois, pouco a pouco os sintomas diminuem,o edema é reabsorvido e a cura sobrevém. A febre é com calafrios após o meio-dia, com sede. Mental: Agravação pelo calor. Tristeza ,choro freqüente, sem parar e sem nenhuma causa, noite e dia. Não pode dormir pelos pensamentos torturantes, se atormenta por tudo. Extrema irritabilidade, desconfiado, ciumento, sem alegria, indiferente a tudo o que poderia deixá-lo feliz. Apatia indiferença, ciúmes.Sensação de que vai morrer, pressentimentos e medo da morte. Pele: erupção rugosa, espessa, algumas vezes rosada, cuja rugosidade pode ser sentida com os dedos. No início o doente está angustiado pelo calor e a pele está muito sensível ao toque, com ou sem erupção. Erisipela com edema e sensibilidade dolorosa, cor rósea, urticária, furúnculos com dores queimantes, ardentes e picantes. Estudos de Matéria Médica Homeopática/J. A. Lathoud/2ªed.São Paulo: Editora Organon,2004.

6 Arsenicum album: Substância: anidro arsenioso, ácido arsênico ou arsênico branco.Obtido por combustão do arsênio sulfuro de ferro.Apresenta-se sob a forma de pó branco, cristalizado, semelhante ao açúcar em pó, inodoro, sabor ácido. Ação Geral: Localização é eletiva do sistema nervoso simpático, reina sobre todos os sistemas orgânicos. Paralisação progressiva das forças vitais, daí sua imensa fraqueza e prostração. Profunda irritabilidade que se traduz por uma grande ansiedade e agitação físico-psíquica.Afeta violentamente todos os tecidos,inflamando-os e irritando-os. Febres intermitentes, calafrios irregulares. Mental: Hipersensibilidade sensorial até a apatia melancólica após medos e sustos, desgosto pela vida após ansiedades. Indivíduo ansioso e agitado, desesperado e esgotado.Deitado na sua cama, atormentado dia e noite por idéias e pensamentos deprimentes;quando os pensamentos o atormentam fica ansioso. Indiferença completa, diminuição da memória e da inteligência. Avaro, maldoso e egoísta, sem coragem.Pessoas que se incomodam com a desordem, com a confusão, que não se aquietam até que tudo esteja nos seus lugares. Pele: Endurecimento da pele, enrugada, aparência encarquilhada e envelhecida prematuramente. Queimação e prurido, se coça até que se arranca a pele, melhora com a aplicação de calor. Erupções vesiculosas confluentes e dores queimantes como por agulhadas quentes, agravam à noite. Estudos de Matéria Médica Homeopática/J. A. Lathoud/2ªed.São Paulo: Editora Organon,2004.

7 Antracinum: Substância: extrato alcoólico do veneno de anthrax preparado do baço de gado com a doença. Ação Geral: Em carbunculose, úlcera maligna que complica com ulceração,queimação intolerável. Inchaço doloroso glandular, enduração tecidual.Febre na sepse, rápida perda de força,queda do pulso ,delírio e fraqueza.Úlcera gangrenosa; erisipelas gangrenosas do tipo maligna.Feridas dissecantes, especialmente se há tendência de se tornar gangrenosa.   Mental: ansiedade,delírio,depressão com debilidade,excitação, perda da consciência , pensa sentir a proximidade da morte,confusão, cefaléia pelo frio.Irritabilidade noturna. Pele: pápulas e pústulas com infiltração edematosa em tecido subcutâneo ,pequenas e extensas vesículas de conteúdo seroso,erupção crostosa com saída de secreção ácrida.Erisipela gangrenosa. The Materia Medica of the Nosodes. By Henry Clay ALLEN, M. D. Presented and arranged by Dr Robert Séror.

8 Tarentula cubensis: Substância: aranha cubana.
Ação Geral: um medicamento toxêmico, em condições de sepse. Em caso de vários tipos severos de inflamação e dor, com prostração precoce e persistente. Em várias formas de supuração maligna. Pele: Abscessos em que a inflamação e a dor predominam.Gangrena. Espinhas. Tumor maligno das mamas. Úlceras antigas. Materia Medica (Boericke)

9 Streptococcinum: Ação contra febre,sintomas de sepse em doenças infecciosas pelo agente/bactéria. Rápido em sua ação especialmente em seu efeito sobre a temperatura. Materia Medica (Boericke)

10 Staphylococcinum Em doenças em que o Staphylococus é o principal agente bacteriano como na acne, abscesso, furúnculos, empiema, endocardites, etc. Materia Medica (Boericke)


Carregar ppt "Davisson S. L. Tavares Curso de Pós-Graduação em Homeopatia - UNIRIO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google