A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Governança Corporativa Cia Brasileira de Distribuição – Pão de Açúcar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Governança Corporativa Cia Brasileira de Distribuição – Pão de Açúcar."— Transcrição da apresentação:

1 Governança Corporativa Cia Brasileira de Distribuição – Pão de Açúcar

2 Em 25 de Outubro de 1929, Valentim dos Santos Diniz desembarcava no Brasil, com um seu sonho de construir seu negócio próprio. O Grupo pão de açúcar iniciou-se em setembro de 1948, uma doceria com o nome da paisagem que ele tanto admirava. Mantendo o olhar atento aos interesses de seus consumidores. A expansão começa na década de 1960, onde o Grupo pão de açúcar já conta com mais de em 17 cidades de São Paulo.

3 Em 1970, inaugura sua primeira loja no exterior na cidade de Lisboa em Portugal. Em 1971, a expansão continua com o lançamento da marca Jumbo, primeiro hipermercado do Grupo Pão de Açúcar, em Santo André, região do ABC Paulista. Em 1976, o grupo adquire a maior rede de eletroeletrônicos e eletrodomésticos do país, a Eletroradiobraz. Na década seguinte são incorporados novos formatos de lojas: Sandiz – lojas de departamento, o Minibox, mercearia de desconto, o Superbox, loja depósito e o Peg e Faça – de briclogem. Em 1981 a fusão de todas as lojas de varejo da rede forma a Companhia Brasileira de Distribuição – CBD.

4 Ao final da década de 1980 o Grupo inaugura uma nova geração de hipermercados, o Extra que, com o fechamento das lojas Jumbo torna-se o único hipermercado da rede. Devido alguns problemas familiares, iniciou-se um projeto de reestruturação comandada por Abílio Diniz, que em 1990 assumiu a presidência, e o Sr. Santos passou a ocupar o conselho administrativo. Em 1998 a Grupo Pão de Açúcar adquire a rede Barateiro de supermercados, passando a atuar com a classe C. O que mais tarde seria a divisão CompreBem.

5 Em 2003 houve um grande avanço no processo de profissionalização no Grupo, foi a eleição do primeiro presidente não pertencente a família Diniz, Cássio Casseb. No mesmo ano, no Rio de Janeiro, houve a fusão com o Grupo Sendas, consolidando-se no mercado carioca. O grupo dividia-se em: Pão de Açúcar, CompreBem, Sendas, Extra e Extra Eletro. Dando continuidade aos processos de profissionalização e governança corporativa, em 2007 Cláudio Galeazzia assumi a presidência do Grupo no lugar de Cássio Casseb. Ainda em 2007 a empresa associa-se ao Assai, e dois anos depois assume integralmente a empresa que já estava presente em São Paulo, Ceará e Rio de Janeiro.

6 Em 2009, o Grupo Pão de Açúcar anuncia a compra do Ponto Frio. No mesmo ano o Grupo uniu-se a Casas Bahia tornando-se o maios Grupo de Distribuição da América Latina. Em março de 2010 o Grupo Pão de Açúcar anuncia seu novo organograma. Dentro do compromisso assumido por Claudio Galeazzi, no prazo de dois anos Enéas Pestana assume como Diretor Presidente da Companhia. Galeazzi & Associados no Grupo participa do Conselho de Administração como convidado. O grupo investe em vários programas socioambientais e possui o Espaço memória, que tem como objetivo resgatar e preservar a história e realizações do grupo pão de Açúcar, promovendo o registro de fatos relevantes, do passado e da atualidade.

7 Marcas Exclusivas Lojas Extra; CompreBem; Assai; Ponto Frio; Pão de Açúcar; Sendas; Taeq. Marcas Taeq; Casino; Qualitá; Clube dos Sommeliers.

8 Missão Garantir a melhor experiência de compra para todos os nossos clientes, em cada uma de nossas lojas. Visão O grupo Pão de Açúcar almeja ampliar a participação no mercado brasileiro de varejo e tornar-se a empresa mais admirada por sua rentabilidade, inovação, eficiência, responsabilidade social e contribuição para o desenvolvimento do Brasil.

9 Governança Corporativa do Grupo Pão de Açúcar O modelo de governança corporativa do grupo é pautado pela agilidade e segurança na divulgação de informações, pelo compromisso com o mercado de capitais e pelo respeito dedicados aos acionistas e investidores.

10 As praticas do Grupo de Governança Corporativa são as seguintes: Participa, desde 2003, do nível I de Governança Corporativa da Bovespa; Adota normas contábeis e de manutenção de registro de empresas aberta na CVM; Cumpre todas as determinações da SEC para empresas estrangeiras listadas nos Estados Unidos; Integra o índice IGC, que reúne empresas com ações diferenciadas de governança corporativa da Bovespa; Possui um código de Ética desde o ano de 2000 que regulamenta a condutas dos seus colaboradores com a empresa, clientes, fornecedores, concorrentes e outros stakeholders; Adota a política de Divulgação e Uso de informações Relevantes e Preservação de Sigilo.

11 Conta com um conselho consultivo, formado por 10 membros, todos independentes; Dispõe de um conselho de administração formado por 14 membros, sendo quatro conselheiros externos; Possui uma diretoria executiva composta por 11 profissionais do mercado, sendo um diretor-presidente; Mantém quatro diferentes comitês que dão suporte ao Conselho de Administração: de Auditoria, de Finanças, de Recursos Humanos e Remuneração, de Inovação e Desenvolvimento; Conta com um atendimento ao investidor coordenado pela área de relações com Investidores, que também promove reuniões, conferencias e encontros nacionais e internacionais com os investidores.

12 O grupo que desde 2006 é certificado pelo cumprimento de 100% das exigências da Lei-Oxley – segue ainda as normas aplicáveis à conduta de seus gerentes, com registro e controle das informações financeiras e contábeis, bem como o acesso a informações e dados e não divulgados. O relacionamento dos acionistas, investidores e analistas é coordenado pela Diretoria de relações com Investidores, que mantém diversos canais permanentes de comunicação com esse público: teleconferências trimestrais para a divulgação de resultados, atendimentos personalizados, apresentações nacionais e internacionais, além de um site na internet específico para atender à demanda sobre a Companhia.

13 UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO DIRETORIA DE CIÊNCIAS GERENCIAIS Andréia Queiroz de Santana – Daniela Rego da Silva – Mônica Silva – Monique Peixoto Tamaributi – Priscila Peixoto Tamaributi Governança Corporativa CiaBrasileira de Distribuição – Grupo Pão de Açucar


Carregar ppt "Governança Corporativa Cia Brasileira de Distribuição – Pão de Açúcar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google