A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História da Associação dos Geógrafos Brasileiros – AGB.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História da Associação dos Geógrafos Brasileiros – AGB."— Transcrição da apresentação:

1 História da Associação dos Geógrafos Brasileiros – AGB

2 - A Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) foi fundada por Pierre Deffontaines, em São Paulo, em 1934, no mesmo ano em que se iniciava os cursos de Geografia e História na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (FFCL/USP). - Desde o seu surgimento a AGB congregou intelectuais de renome como: Caio Prado Junior, Luiz Fernando Morais Rego, Rubens Borba de Morais e Pierre Monbeig.

3 Em 1944, AGB passou a se constituir em uma entidade de dimensões nacionais, que possuía sócios, profissionais, estudantes e colaboradores em todo o território brasileiro. As primeiras seções regionais foram criadas nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e Bahia. A 1ª reunião nacional ocorreu na cidade de Lorena/SP em 1946.

4 Até o início dos anos 70 a AGB era caracterizada como uma associação de pesquisadores. Mas no final dos anos 70 (1978), na reunião anual realizada em Fortaleza, Ceára, a AGB estimulada pelo crescimento do movimento estudantil brasileiro, passou por uma renovação de sua perspectiva organizacional, que se refletiu no processo de reformulação de seu estatuto que a tornou uma associação mais integrada à luta pelos direitos humanos e ao debate político e democrático da sociedade.

5 O que é a AGB? A AGB é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que reúne geógrafos, professores e estudantes de Geografia preocupados com a promoção do conhecimento científico, filosófico, ético, político e técnico da Geografia para que se possa oferecer à crítica da sociedade uma abordagem geograficamente consistente dos seus/nossos problemas, com o intuito de aperfeiçoar do debate científico da Geografia e que se interessam pelo desenvolvimento de alternativas e iniciativas de promoção do bem-estar social.

6 Objetivos: Promover o desenvolvimento da Geografia, pesquisando e divulgando assuntos geográficos; Estimular o estudo e o ensino da Geografia, propondo medidas para seu aperfeiçoamento; Manter intercâmbio e colaboração com outras entidades brasileiras e internacionais dedicadas à pesquisa geográfica ou de interesse correlato; Analisar atos dos setores públicos ou privados que interessem e envolvam a ciência geográfica, os geógrafos e as instituições de ensino e pesquisa da Geografia, e manifestar-se a respeito;

7 Congregar os geógrafos, professores e estudantes de Geografia e demais interessados, pela defesa e prestígio da classe e da profissão; Promover encontros, congressos, exposições, conferências, simpósios, cursos e debates, bem como o intercâmbio profissional; Representar o pensamento de seus associados, junto aos poderes públicos e às entidades de classe, culturais ou técnicas.

8 Organização: Uma Diretoria Executiva Nacional - DEN e as várias Seções Locais (com eleições a cada dois anos), formam a estrutura e o corpo da AGB que, com operação com órgãos similares, irradiam suas atividades por todo o país. Encontros (Eventos): Encontro Nacional de Geógrafos (Bienal); Fala Professor (Bienal); Congresso Brasileiro de Geógrafos (10 anos); Publicações: Revista Terra Livre, Jornal AGB em Debate Contatos: Interseções – Lista de discussões.

9 AGB – Seção Local de Marechal Cândido Rondon Diretor: Douglas C. Coelho Vice-Diretor: Fernando M. Heck 1º Secretário: Paulo V. D. Fuentes 2º Secretário: Bárbara Ferrari 1º Tesoureiro: Anderson Ben 2º Tesoureiro: Marcelo Masiero Sec. Publicação: Djeovani Roos, Djoni Roos, Leandro N. Bortoluzzi Sec. Divulgação: Alexandre R. Valcarenghi,Aline Kammer, Daiana C. Refati, Teresa I. Masuzaki

10 Principais Objetivos: A AGB Marechal. C. Rondon pretende estimular o aperfeiçoamento do ensino da geografia, a partir de uma aproximação com alunos e professores do Curso, além de professores da rede pública de ensino que atuam no ensino médio e fundamental, com o intuito de construir novas propostas para o ensino e a ação da Geografia.

11 Frentes de atuações recentes

12

13 Apoio aos trabalhadores Sem-Terra do Pré- Assentamento Elias Gonçalves Meura localizados entre os municípios de Guairaçá e Planaltina noroeste do Paraná. Organização da 113ª Reunião de Gestão Coletiva (RGC) em Marechal Cândido Rondon de 12 a 14/10 de 2012; Participação na 114ª RGC na cidade de Vitória- ES, entre os dias 18 a 20 de Janeiro de 2013;

14

15

16

17 Próximos Trabalhos da Seção Local de M.C. Rondon I Colóquio sobre uso dos agrotóxicos e impactos socioambientais (Previsão para meados de abril); O evento é organizado pela AGB em conjunto com o Geolutas, AP-Ler, CA de Direito e o Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA). Abertura semanal da sala do C.A/AGB (realização de associações, venda de livros, revistas); Participação na 115ª RGC (provavelmente será realizada em São Paulo) ;

18

19 Endereço eletrônico: Publicação Eletrônica da Revista

20 Palestra no dia 27 de maio em comemoração ao Dia do Geógrafo (29/05); Apoio aos movimentos sociais, organizando e apoiando eventos de cunho geográfico (palestras, debates, seminários, encontros e outros); Site: Contatos:

21 Obrigado pela atenção! Sejam todos bem vindos!


Carregar ppt "História da Associação dos Geógrafos Brasileiros – AGB."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google