A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Consultoria PROFa. Ms. HELY APARECIDA ZAVATTARO. O que é Consultoria ? Consultoria, de uma forma ampla, é o fornecimento de determinada prestação de serviço,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Consultoria PROFa. Ms. HELY APARECIDA ZAVATTARO. O que é Consultoria ? Consultoria, de uma forma ampla, é o fornecimento de determinada prestação de serviço,"— Transcrição da apresentação:

1 Consultoria PROFa. Ms. HELY APARECIDA ZAVATTARO

2 O que é Consultoria ? Consultoria, de uma forma ampla, é o fornecimento de determinada prestação de serviço, em geral por profissional qualificado e conhecedor do tema. Consultoria, de uma forma ampla, é o fornecimento de determinada prestação de serviço, em geral por profissional qualificado e conhecedor do tema. O serviço de consultoria oferecido ao cliente, acontece por meio de diagnósticos e processos e tem o propósito de levantar as necessidades do cliente, identificar soluções e recomendar ações. O serviço de consultoria oferecido ao cliente, acontece por meio de diagnósticos e processos e tem o propósito de levantar as necessidades do cliente, identificar soluções e recomendar ações. De posse dessas informações, o consultor desenvolve, implanta e viabiliza o projeto de acordo com a necessidade específica de cada cliente. De posse dessas informações, o consultor desenvolve, implanta e viabiliza o projeto de acordo com a necessidade específica de cada cliente.

3 O que é Consultoria ? É o produto de um trabalho de co-participação, de casamento de dois tipos diferentes de Know-How, aquele técnico específico sobre o assunto e aquele decorrente da vivência organizacional e de conhecimento de suas peculiaridades políticas e contextuais. É o produto de um trabalho de co-participação, de casamento de dois tipos diferentes de Know-How, aquele técnico específico sobre o assunto e aquele decorrente da vivência organizacional e de conhecimento de suas peculiaridades políticas e contextuais. É um conjunto de atividades desenvolvidas pelo consultor, que ajudam o cliente a perceber, entender e agir sobre fatos interrelacionados que ocorrem no seu ambiente. É um conjunto de atividades desenvolvidas pelo consultor, que ajudam o cliente a perceber, entender e agir sobre fatos interrelacionados que ocorrem no seu ambiente. É a influencia exercida por uma pessoa sobre um indivíduo, grupo ou organização, no sentido de mudar ou melhorar uma situação, seu controle direto sobre a implementação. É a influencia exercida por uma pessoa sobre um indivíduo, grupo ou organização, no sentido de mudar ou melhorar uma situação, seu controle direto sobre a implementação.

4 Quais os vários tipos de Consultoria ? Organizacional - Organizacional - atividade que visa a investigação, identificação, estudo e solução de problemas atinentes a estrutura, ao funcionamento e a administração de empresas e entidades privadas ou estatais. atividade que visa a investigação, identificação, estudo e solução de problemas atinentes a estrutura, ao funcionamento e a administração de empresas e entidades privadas ou estatais. Autônoma - Autônoma - Profissional qualificado que atua em determinado projeto de forma independente, não vinculado a uma estrutura organizacional. Profissional qualificado que atua em determinado projeto de forma independente, não vinculado a uma estrutura organizacional. Associada - Associada - Parceiros de empresas de consultoria empresarial, solicitados para realizar determinados projetos. Parceiros de empresas de consultoria empresarial, solicitados para realizar determinados projetos.

5 Quais os vários tipos de Consultoria ? Externa - Externa - Profissional não integrante da empresa a qual presta serviços Profissional não integrante da empresa a qual presta serviços Exclusiva - Exclusiva - Profissional que se dedica a oferecer aconselhamento e a conduzir projetos especiais de consultoria a determinada empresa. Profissional que se dedica a oferecer aconselhamento e a conduzir projetos especiais de consultoria a determinada empresa. Interna - Interna - Funcionário da empresa que, em geral, desempenha atividades técnicas. É um facilitador. Elabora diagnóstico, busca soluções para os problemas, sugere e opina. Funcionário da empresa que, em geral, desempenha atividades técnicas. É um facilitador. Elabora diagnóstico, busca soluções para os problemas, sugere e opina.

6 OS AGENTES DE MERCADO – COMO ELES TRABALHAM

7 CONSULTORIA INTERNA É o conjunto de atividades desenvolvidas por um profissional multidisciplinar da organização, como o objetivo de desenvolver, influenciar e assessorar de forma consistente e articulada os clientes internos. É o conjunto de atividades desenvolvidas por um profissional multidisciplinar da organização, como o objetivo de desenvolver, influenciar e assessorar de forma consistente e articulada os clientes internos. Intervenção Intervenção É a meta ou produto final obtido de uma atividade de consultoria. É a meta ou produto final obtido de uma atividade de consultoria. Descreve quaisquer ações que se deva adotar em relação a um sistema do qual você não faz parte. Descreve quaisquer ações que se deva adotar em relação a um sistema do qual você não faz parte. Cliente Interno Cliente Interno É um profissional, um grupo de trabalho, um setor, departamento..., que o consultor quer influenciar, sem exercer controle direto. É um profissional, um grupo de trabalho, um setor, departamento..., que o consultor quer influenciar, sem exercer controle direto. Por que não encantar seu cliente interno? Por que não encantar seu cliente interno? Por que não oferecer ao seu cliente interno um padrão de atendimento de excelência? Por que não oferecer ao seu cliente interno um padrão de atendimento de excelência?

8 Tipos de Consultoria Interna Por Projetos - é o conjunto de atividades desenvolvidas pelo consultor, que diagnostica a situação-problema e propõe alternativas de solução ao cliente. Por Projetos - é o conjunto de atividades desenvolvidas pelo consultor, que diagnostica a situação-problema e propõe alternativas de solução ao cliente. Por Processos - é o conjunto de atividades desenvolvidas pelo consultor, que ajudam o cliente a perceber, entender e agir sobre fatos inter- relacionados que ocorrem no seu ambiente. Por Processos - é o conjunto de atividades desenvolvidas pelo consultor, que ajudam o cliente a perceber, entender e agir sobre fatos inter- relacionados que ocorrem no seu ambiente.

9 CONSULTORIA INTERNA CONSULTORIA INTERNA OBJETIVOS DEFINIDOS: OBJETIVOS DEFINIDOS: Prover a organização de informações descentralizadas. Prover a organização de informações descentralizadas. Facilitar a tramitação das informações. Facilitar a tramitação das informações. Oferecer melhor atendimento às necessidades do cliente interno, que é facilitado pela proximidade e entendimento de suas necessidades. Oferecer melhor atendimento às necessidades do cliente interno, que é facilitado pela proximidade e entendimento de suas necessidades. Empregar eficientemente as informações recebidas, visando o desenvolvimento das estratégias organizacionais. Empregar eficientemente as informações recebidas, visando o desenvolvimento das estratégias organizacionais. Aprimorar os produtos oferecidos aos recursos humanos por meio da antecipação de tendências da área. Aprimorar os produtos oferecidos aos recursos humanos por meio da antecipação de tendências da área. Atuar de maneira que as ações e estratégias de RH alinhem-se às da organização. Atuar de maneira que as ações e estratégias de RH alinhem-se às da organização.

10 CONSULTORIA INTERNA FACILIDADES FACILIDADES RH ligado ao negócio = agrega valor ao cliente e permite propriedade na atuação que passa a ser compartilhada RH ligado ao negócio = agrega valor ao cliente e permite propriedade na atuação que passa a ser compartilhada O cliente interno sabe a quem recorrer O cliente interno sabe a quem recorrer A participação direta do consultor interno na área atendida propicia a criação de vínculo e confiança do gestor na função da área de RH. A participação direta do consultor interno na área atendida propicia a criação de vínculo e confiança do gestor na função da área de RH. A multifuncionalidade do consultor interno exige uma visão generalista, otimizando o atendimento das necessidades do cliente e estimulando a senioridade do profissional de RH. A multifuncionalidade do consultor interno exige uma visão generalista, otimizando o atendimento das necessidades do cliente e estimulando a senioridade do profissional de RH. A atuação direta junto à área atendida possibilita que o consultor não só desenvolva projetos que atendam as necessidades imediatas do cliente, como também avalie sua efetividade e proponha mudanças. A atuação direta junto à área atendida possibilita que o consultor não só desenvolva projetos que atendam as necessidades imediatas do cliente, como também avalie sua efetividade e proponha mudanças.

11 CONSULTORIA INTERNA DESAFIOS DESAFIOS Administrar os choques e conflitos de atuação entre generalistas (consultor – front) e especialistas (apoio). Administrar os choques e conflitos de atuação entre generalistas (consultor – front) e especialistas (apoio). Contornar os riscos oferecidos pelo forte envolvimento com o negócio que oferece a possibilidade do consultor ultrapassar os limites de sua atuação. Contornar os riscos oferecidos pelo forte envolvimento com o negócio que oferece a possibilidade do consultor ultrapassar os limites de sua atuação. Na maior parte das empresas pesquisadas o consultor interno reporta-se ao RH Corporativo e ao gestor da área atendida, o que é visto como um aspecto desfavorável. Na maior parte das empresas pesquisadas o consultor interno reporta-se ao RH Corporativo e ao gestor da área atendida, o que é visto como um aspecto desfavorável.

12 Consultoria interna - desafios A clareza de papéis foi identificada como ponto crítico, já que pela proximidade de sua atuação o consultor muitas vezes pode ser visto como tirador de pedidos, muro de lamentações, investigador, leva e traz. A clareza de papéis foi identificada como ponto crítico, já que pela proximidade de sua atuação o consultor muitas vezes pode ser visto como tirador de pedidos, muro de lamentações, investigador, leva e traz. Atender as necessidades de seus clientes internos ao mesmo tempo em que considera as políticas e estratégias organizacionais. Atender as necessidades de seus clientes internos ao mesmo tempo em que considera as políticas e estratégias organizacionais. Promover o desenvolvimento dos gerentes de linha como gestores de seus recursos humanos. Promover o desenvolvimento dos gerentes de linha como gestores de seus recursos humanos.

13 Consultoria interna Apesar dos desafios encontrados, as facilidades ainda imperam, ressaltando o modelo de consultoria interna como uma das formas de inovação da área de RH. Apesar dos desafios encontrados, as facilidades ainda imperam, ressaltando o modelo de consultoria interna como uma das formas de inovação da área de RH. Em busca de um RH alinhado ao negócio e que atenda às necessidades de seus clientes internos e externos, as empresas pesquisadas buscam atualmente a otimização deste modelo que já foi definido, por meio de seus depoimentos, como IDEAL no aperfeiçoamento de suas práticas. Em busca de um RH alinhado ao negócio e que atenda às necessidades de seus clientes internos e externos, as empresas pesquisadas buscam atualmente a otimização deste modelo que já foi definido, por meio de seus depoimentos, como IDEAL no aperfeiçoamento de suas práticas. *Pesquisa realizada pela CATHO em 2004 com ORLICKAS, Elizenda: Consultoria Interna de Recursos Humanos. São Paulo, Futura, *Pesquisa realizada pela CATHO em 2004 com ORLICKAS, Elizenda: Consultoria Interna de Recursos Humanos. São Paulo, Futura, 2001.

14 Objetivos da consultoria interna Prover a organização de informações descentralizadas Prover a organização de informações descentralizadas facilitar a tramitação da comunicação e informação facilitar a tramitação da comunicação e informação oferecer melhor atendimento ao cliente interno indo de encontro às reais necessidades de seus funcionários oferecer melhor atendimento ao cliente interno indo de encontro às reais necessidades de seus funcionários

15 Afinal... Cabe à Consultoria Interna de RH detectar esses interesses e necessidades, empregar eficientemente as informações recebidas visando o desenvolvimento de estratégias, propondo soluções e aprimorando os produtos oferecidos aos recursos humanos. Cabe à Consultoria Interna de RH detectar esses interesses e necessidades, empregar eficientemente as informações recebidas visando o desenvolvimento de estratégias, propondo soluções e aprimorando os produtos oferecidos aos recursos humanos. Esse modelo também tem como objetivo antecipar tendências de RH e ter sua atuação alinhada com suas estratégias e as da organização. Esse modelo também tem como objetivo antecipar tendências de RH e ter sua atuação alinhada com suas estratégias e as da organização. Todos os treinamentos voltados para serviço total ao cliente menciona a importância de se oferecer excelência de serviços. Todos os treinamentos voltados para serviço total ao cliente menciona a importância de se oferecer excelência de serviços.

16 A consultoria interna permite atender a maioria das necessidades dos funcionários A consultoria interna permite atender a maioria das necessidades dos funcionários Proximidade entre cliente e consultor Proximidade entre cliente e consultor Multifuncionalidade do consultor interno Multifuncionalidade do consultor interno Rapidez na resolução de problemas Rapidez na resolução de problemas Maior interação e a geração de uma relação de confiança Maior interação e a geração de uma relação de confiança Envolvimento com colegas de trabalho Envolvimento com colegas de trabalho Alteração da imagem da área Alteração da imagem da área


Carregar ppt "Consultoria PROFa. Ms. HELY APARECIDA ZAVATTARO. O que é Consultoria ? Consultoria, de uma forma ampla, é o fornecimento de determinada prestação de serviço,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google