A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EQUIPE DELÍCIAS DENISE LUNA ELIGLEYSE LUNA JAELSON RODRIGUES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EQUIPE DELÍCIAS DENISE LUNA ELIGLEYSE LUNA JAELSON RODRIGUES"— Transcrição da apresentação:

1 EQUIPE DELÍCIAS DENISE LUNA ELIGLEYSE LUNA JAELSON RODRIGUES
JAILSON ALVES PEDRO ALBERTO WILSON PEREIRA

2 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

3 O objetivo deste estudo é refletir sobre a ética e a responsabilidade, no sentido de motivar as nossas ações para a prática do bem. Assim, analisaremos o problema do comportamento ético-moral e a autodeterminação do indivíduo dentro da sociedade.

4 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Ética é a base da Responsabilidade Social e se expressa através dos princípios e valores adotados pela organização, sendo importante seguir uma linha de coerência entre ação e discurso. Responsabilidade Social é uma nova maneira de conduzir os negócios da empresa, tornando-a parceira e co-responsável pelo desenvolvimento social, englobando preocupações com um público maior (acionistas, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio-ambiente).

5 TIPOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL
Responsabilidade Econômica     Responsabilidade Legal               Responsabilidade Ética               Responsabilidade Discricionária (Filantrópica)              

6 RESPONSABILIDADE ECONÔMICA
Implica na produção de bens e serviços a que se destinam, satisfazendo as necessidades da sociedade em que estão inseridas de forma competitiva.

7 RESPONSABILIDADE LEGAL
Reflete a expectativa social para a postura adequada da empresa. Cumprindo suas metas, atendendo as suas obrigações legais junto as esferas Municipal, Estadual e Federal. Incluindo as relativas à responsabilidade fiscal e o pagamento de impostos.

8 RESPONSABILIDADE ÉTICA
Remete aos comportamentos esperados pela sociedade, que nem sempre são expressos pela legislação. Consiste em considerar na tomada de decisões com base nos valores e princípios moralmente ditados por aquele ambiente social, além do respeito aos direitos individuais e coletivos.

9 RESPONSABILIDADE FILANTRÓPICA
Consiste nas ações afirmativas junto a sociedade, ao público interno e externo, comunidade e Estado.

10 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Além do conceito e da dimensão da responsabilidade social é preciso refletir sobre o porquê de sua existência. A responsabilidade social tem como objetivo o desenvolvimento sustentável, integrando fatores como tecnologia, recursos, processos, produtos, pessoas e sistemas de gestão. Assim, percebe-se que o desenvolvimento sustentável é a mola mestra de todo processo de transformação das diretrizes empresariais com vistas a uma atuação socialmente responsável.

11 EXEMPLOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES
A Nestlé considera que, para o sucesso do negócio, tão importante quanto gerar valor para o acionista é a geração de valor para a sociedade. Por isso a Nestlé possui programas específicos de responsabilidade social a Nutrição, a Água e o Desenvolvimento Rural. Esses temas estão intimamente relacionados às operações da companhia no Brasil, uma das maiores empresas de nutrição, saúde e bem-estar no mundo. Expressão desse compromisso são os três programas da Fundação Nestlé Brasil: Programa Nutrir, que leva educação alimentar a crianças e adolescentes de baixa renda; o Programa Cuidar, que leva educação ambiental com foco na preservação da água; e o Programa Saber, que atua levando desenvolvimento rural às regiões de baixa renda no país.

12

13 EXEMPLOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES
O Programa Petrobras Ambiental confirma o compromisso da Companhia em contribuir para a implementação do desenvolvimento sustentável, estratégia que se evidencia no enfoque integrado dos processos produtivos e do meio ambiente. Por meio de sua política de patrocínio ambiental, a Petrobras investe em iniciativas que visam à proteção ambiental e à difusão da consciência ecológica. O Programa se caracteriza por atuar em temas ambientais relevantes para a Petrobras e para o País, articulando iniciativas que contribuem para criar soluções e oferecer alternativas com potencial transformador e em sinergia com políticas públicas. O novo tema do Programa é “Água e Clima: contribuições para o desenvolvimento sustentável”.

14 EXEMPLOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES
O Programa Jovem Aprendiz já é uma realidade dentro do setor de transporte por ônibus; Desde que a contratação de aprendizes foi regulamentada pelo Governo Federal, através do Decreto 5598, de 1º de dezembro de 2005, o setor vem se movimentando no sentido de cumprir a Lei, que propicia também agir com Responsabilidade Social. Com a assinatura do Decreto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, as empresas ficam obrigadas a contratarem jovens com idade entre 14 e 24 anos, para integrarem seus quadros funcionais, por período de até dois anos. Porém, é necessário que estes jovens tenham concluído ou estejam cursando o ensino fundamental e ainda estejam matriculados em escolas técnicas ou em instituições que ministrem cursos de aprendizagem, como SEST/SENAT.

15 CONSIDERAÇÕES FINAIS As empresas cada vez mais tem despertado para este assunto. É inegável que as práticas filantrópicas vêm amadurecendo. Cresce a consciência de que esse tipo de ação deve ser constante, persistente e com compromisso, envolvendo todos os atores sociais. Cresce também entre as empresas a visão de que uma prática de intervenção socialmente responsável traz ganhos para o seu negócio, sua imagem e, principalmente, para a sociedade.

16 A TODOS UMA BOA NOITE!


Carregar ppt "EQUIPE DELÍCIAS DENISE LUNA ELIGLEYSE LUNA JAELSON RODRIGUES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google