A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CABREÚVA Myroxylon peruiferum Família: FABACEA Nome popular: cabreúva, cabreúva-vermelha, bálsamo. CARACTERÍSTICAS GERAIS Possui, em média, de 12 a 26.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CABREÚVA Myroxylon peruiferum Família: FABACEA Nome popular: cabreúva, cabreúva-vermelha, bálsamo. CARACTERÍSTICAS GERAIS Possui, em média, de 12 a 26."— Transcrição da apresentação:

1 CABREÚVA Myroxylon peruiferum Família: FABACEA Nome popular: cabreúva, cabreúva-vermelha, bálsamo. CARACTERÍSTICAS GERAIS Possui, em média, de 12 a 26 metros de altura, com tronco variando de 60 a 80 centímetros de diâmetro. Sua casca é acinzentada e com fissuras. As folhas são compostas pinadas, as flores esbranquiçadas e o fruto sâmara é inserido pela asa na infrutescência OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCIAS Originária do Brasil, ocorre em quase todo o país, na floresta latifoliada semidecídua da bacia do Paraná; na mata pluvial atlântica da Bahia, Espírito Santo e zona da mata de Minas Gerais; na floresta pluvial da parte Sul e Sudeste da região amazônica, até a caatinga do Nordeste brasileiro. USOS POPULARES E CURIOSIDADES Usada na produção de perfumes, bastante aplicada no paisagismo e na regeneração de áreas degradadas. Floração: De Julho a Setembro. Frutificação: Entre Outubro e Novembro.

2 AMENDOIM-BRAVO Pterogyne nitens Família: FABACEA Nome popular: amendoim-bravo, bassourinha, sucupira, madeira-nova CARACTERÍSTICAS GERAIS Árvore de porte médio, que não passa de 15 metros de altura. Possui copa em formato tradicional e tronco ereto, com 40 a 60 centímetros de diâmetro. As folhas são compostas pinadas. OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCIAS Originária do Brasil, ocorre do Nordeste do Brasil até o Oeste de Santa Catarina. Presente principalmente na floresta latifoliada semidecídua. USOS POPULARES E CURIOSIDADES A madeira dessa espécie é aplicada na confecção de móveis finos. Além disso, é usada em plantios mistos em áreas degradadas de preservação permanente, até porque tem crescimento rápido, atinge 4 metros em 2 anos. Floração: De Dezembro a Março. Frutificação: De Maio a Junho.

3 JEQUITIBÁ-ROSA Pterogyne nitens Família: FABACEA Nome popular: amendoim-bravo, bassourinha, sucupira, madeira-nova CARACTERÍSTICAS GERAIS Árvore de porte médio, que não passa de 15 metros de altura. Possui copa em formato tradicional e tronco ereto, com 40 a 60 centímetros de diâmetro. As folhas são compostas pinadas. OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCIAS Originária do Brasil, ocorre do Nordeste do Brasil até o Oeste de Santa Catarina. Presente principalmente na floresta latifoliada semidecídua. USOS POPULARES E CURIOSIDADES A madeira dessa espécie é aplicada na confecção de móveis finos. Além disso, é usada em plantios mistos em áreas degradadas de preservação permanente, até porque tem crescimento rápido, atinge 4 metros em 2 anos. Floração: De Dezembro a Março. Frutificação: De Maio a Junho.

4 Cariniana estrellensis Família: LECYTHIDACEA Nome popular: jequitibá-branco, jequitibá-rei, estopeira, cachimbeiro. CARACTERÍSTICAS GERAIS Essa árvore mede entre 25 a 50 m de altura. Com tronco reto e de casca pardacenta, grossa e fendida verticalmente, essa espécie tem folhas alternas e simples. Apresenta flores brancas e fruto de cápsula cilíndrica e lisa, com bordo provido de espinhos. Suas sementes são aladas. OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCIAS Originária do Brasil, ocorre em Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Essa árvore ocorre nas florestas pluviais atlântica e subtropical, e também nas florestas de galeria. USOS POPULARES E CURIOSIDADES A madeira é usada na confecção de móveis, molduras e guarnições, painéis e compensados. Suas folhas e casca, em função de apresentarem tanino, são usadas para o curtimento de couros. Em função de seu tamanho, o jequitibá-branco é muito aplicado em parques e grandes jardins. Costuma-se dizer que essa espécie é indispensável nos reflorestamentos heterogêneos com fins ecológicos. Floração:. De Janeiro a Fevereiro Frutificação: De Maio a Outubro JEQUITIBÁ-BRANCO


Carregar ppt "CABREÚVA Myroxylon peruiferum Família: FABACEA Nome popular: cabreúva, cabreúva-vermelha, bálsamo. CARACTERÍSTICAS GERAIS Possui, em média, de 12 a 26."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google