A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Piaget e a Linguagem e o Pensamento das Crianças

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Piaget e a Linguagem e o Pensamento das Crianças"— Transcrição da apresentação:

1 Piaget e a Linguagem e o Pensamento das Crianças
Vygotsky Psicologia da Linguagem Prof.: André Lopes

2 Não toma a criança como um adulto em miniatura.
Piaget – Características distintivas do pensamento infantil: baseado no que as crianças tem (abordagem positiva). Abordagem positiva – diferença entre os pensamentos infantil e adulto é mais qualitativa. Não toma a criança como um adulto em miniatura. Traz a idéia de evolução. Encontra-se em meio à uma dualidade: Concepção Materialista – A matéria explica todos os fenômenos, incluindo os mentais e sociais. Concepção Idealista – As questões do ser são explicadas através da subjetividade, das idéias.

3 Piaget tenta escapar através do empirismo puro.
Revelando novos fatos, analisando-os exaustivamente, e classificando-os Com o método clínico – estuda os todos estruturais complexos do pensamento infantil em suas transformações evolutivas. Entretanto, os problemas deram origem a teorias. Questiona a inter-relação dos traços característicos do pensamento infantil que foram observados e conclui: Esses traços constituem um todo ordenado, com uma lógica própria, ao redor de um fato unificador central. Com essa conclusão passa dos fatos à teoria, mostrando como a sua análise foi influenciada pela teoria.

4 O elo de ligação de todas as características específicas da lógica das crianças é o egocentrismo do pensamento infantil. O egocentrismo ocupa uma posição genética, estrutural e funcionalmente intermediária entre o pensamento autístico e o pensamento dirigido. Toma a idéia de pensamento dirigido e não dirigido da psicanálise – divisão consciente/pré-consciente. Pensamento dirigido – social e se desenvolve sendo influenciado pelas leis da experiência e da lógica. Pensamento autístico – é individualista e obedece a um conjunto de leis próprias e especiais.

5 elo genético entre os dois.
Entre os dois tipos de pensamento existem muitas variedades relacionadas ao grau de comunicabilidade. O pensamento egocêntrico fica a meio caminho entre o autismo e o pensamento socializado. Pensamento sincrético – transição da lógica dos sonhos para a lógica do pensamento. O pensamento serve primeiro à satisfação imediata das necessidades, depois a necessidade de uma atividade lógica. O autismo é a forma original e mais primitiva do pensamento. A lógica só aparece mais tarde. Pensamento egocêntrico: elo genético entre os dois.

6 Pensamento socializado – começa a tomar forma por volta dos 7/8 anos e as características egocêntricas não desaparecem repentinamente. Desaparecem das operações perceptuais. Continuam na área mais abstrata do pensamento verbal. As influências dos adultos sobre a criança não são somente impressas (quantidade) São “assimiladas” – deformadas pelo ser vivo a elas submetido.

7 CRÍTICAS DE VYGOTSKY. Fala egocêntrica - para Piaget desaparece por volta dos 7/8 anos – surge o desejo de trabalhar com outros. Não tem função útil no comportamento infantil. Se atrofia com a proximidade da idade escolar. Vygostky – A fala egocêntrica tem desde muito cedo um papel definido e importante na atividade da criança. Faz a experiência de acrescentar problemas nas atividades das crianças. Verifica que em situações difíceis a fala egocêntrica é quase duplicada. Conclui: as interrupções no fluxo regular da atividade constituem um estímulo importante para a fala egocêntrica.

8 Lei da consciência (Piaget)
um obstáculo ou uma perturbação em uma atividade automática despertam naquele que a pratica, a consciência dessa atividade. a fala é uma expressão desse processo de conscientização. Para Vygotsky – a fala egocêntrica não permanece por muito tempo como um mero acompanhamento da atividade da criança, pois torna-se um instrumento do pensamento. Expressão vocal egocêntrica – afeta a atividade, portanto não é um subproduto.

9 Concepção revista da fala egocêntrica – questão do desaparecimento na idade escolar.
A FALA EGOCÊNTRICA É UM ESTÁGIO TRANSITÓRIO NA EVOLUÇÃO DA FALA ORAL PARA A FALA INTERIOR. As mesmas operações mentais realizadas pela criança: Em idade pré-escolar - através da fala egocêntrica Em idade escolar – utiliza a fala interior silenciosa Piaget não elucida satisfatoriamente a questão do desenvolvimento da fala interior na criança. Se a fala egocêntrica precede a socializada, a fala interior também precederia, o que é insustentável do ponto de vista genético.

10 Fala interior do adulto:
representa o “pensar para si próprio” desempenha a mesma função da fala egocêntrica nas crianças. A fala egocêntrica não se atrofia, transforma-se em fala interior. Para Piaget o desenvolvimento do pensamento acompanha a socialização gradual dos estados mentais autísticos. Para Vygotsky o desenvolvimento do pensamento desde a fala egocêntrica até o seu desaparecimento deve ser observado em função do desenvolvimento da linguagem como um todo.

11 EVOLUÇÃO DO DESENVOLVIMENTO TOTAL:
Função primordial da fala (crianças e adultos) – comunicação Fala mais primitiva da criança – social - Inicialmente – global e multifuncional - Mais tarde – funções se diferenciam Fala social da criança divide-se em: - Fala egocêntrica - Fala comunicativa (socializada – Piaget) Fala egocêntrica Emerge quando a criança transfere para os seus processos interiores os padrões de comportamento que eram sociais. Dissociada da fala social leva, gradativamente, à fala interior, presente nos pensamentos autístico e lógico.

12 Fala egocêntrica Para Vygotsky:
É o elo genético na transição da fala oral para a fala interior. É um estágio intermediário entre: - a diferenciação das funções da fala oral - a transformação final de uma parte da fala oral em fala interior Para Vygotsky: O VERDADEIRO CURSO DO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO VAI DO SOCIAL PARA O INDIVIDUAL Vygotsky Piaget Behaviorismo Fala social Pensamento autístico Fala oral Fala egocêntrica Fala socializada Sussurro Fala interior Pensamento lógico


Carregar ppt "Piaget e a Linguagem e o Pensamento das Crianças"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google