A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Estadual de Feira de Santana Disciplina: Estágio Em Educação Infantil Profª: Mônica Borges.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Estadual de Feira de Santana Disciplina: Estágio Em Educação Infantil Profª: Mônica Borges."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Estadual de Feira de Santana Disciplina: Estágio Em Educação Infantil Profª: Mônica Borges

2 Eliminar o hiato entre a formação profissional e a vida profissional no sentido de os cursos não se enclausurarem em torre de marfim e os profissionais não se eximirem das responsabilidades de repensarem de contínuo e de reorganizarem suas práticas. (MARQUES, 2003, p. 95)

3 Formar o profissional não é simplesmente dotá-lo de uma bagagem de conhecimentos e habilidades, mas levá-lo à competência de aliar a sensibilidade para os fatos empíricos e à reflexão sobre os sentidos que assumem no conjunto das determinações amplas, que os fazem reais e historicamente situados. (idem, p. 96)

4 A pesquisa no estágio se traduz de duas formas: Ampliação e análise dos contextos onde os estágios se realizam 1 Possibilidade de os(as) estagiários(as) desenvolverem postura e habilidades de pesquisador a partir das situações de estágio – compreender e problematizar situações 2

5 Movimentos de valorização da pesquisa no estágio: início dos anos 1990 – indissociabilidade entre teoria e prática; A concepção de professor como intelectual em processo de formação e educação como um processo dialético de desenvolvimento de homem historicamente situado estágio como investigação das práticas pedagógicas. ( PIMENTA, 2004, p )

6 Supõe que se busque novo conhecimento na relação entre: explicações existentes dados novos que a realidade impõe professor crítico reflexivo

7 Teoria : capacidade própria de elaboração Prática: capacidade de recriar teoria e de unir saber & mudar. (DEMO, 2205, p. 50)

8 Sem pesquisa não há ensino. A ausência de pesquisa degrada o ensino a patamares de reprodução imitativa. O ensino é a razão da pesquisa. Ele favorece a socialização do saber. (DEMO, 2005, p )

9 Estabelecer atitude de diálogo com a realidade Habilidade de manuseio com dados empíricos Construtor de conhecimento novo e agente de mudança na sociedade Possuir Experiência prática Possuir domínio teórico PRINCÍPIOS EDUCATIVOS (DEMO, 2005, p )

10 DEMO, Pedro. Pesquisa : principio cientifico e educativo. 11. ed. Sao Paulo: Cortez, MARQUES, Mario Osorio. A formação profissional de educação. 4 ed. Ijuí: Ed. Unijuí, PIMENTA, Sema Garrido. Estágio e docência. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2004.


Carregar ppt "Universidade Estadual de Feira de Santana Disciplina: Estágio Em Educação Infantil Profª: Mônica Borges."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google