A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Grupo: Gabriela Oliveira Janaina Pereira Paula Esteves Paula Dolabela Vanessa Cagnoni.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Grupo: Gabriela Oliveira Janaina Pereira Paula Esteves Paula Dolabela Vanessa Cagnoni."— Transcrição da apresentação:

1 Grupo: Gabriela Oliveira Janaina Pereira Paula Esteves Paula Dolabela Vanessa Cagnoni

2 Lazer e ocupação do tempo livre na terceira idade Cada sociedade constrói a imagem da velhice de acordo com os valores que compõem a sua própria identidade. É grande a preocupação de vários segmentos da sociedade com o envelhecimento social processo esse frequentemente lento, que leva à progressiva perda de contatos sociais. Este resulta, de uma série de ocorrências por vezes voluntária, acarretando frequentes e desfavoráveis mudanças.

3 LAZER: "[...] um conjunto de ocupações, às quais o individuo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se ou, ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua livre capacidade criadora, após livrar-se ou desembarcar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais" (DUMAZEDIER,apud SANTINI,1993,p.17).

4 Em um estudo realizado com 93 idoso, ele fazem essas atividades no tempo livre: -Assistir televisão 93,5% -Ouvir Radio 78,5% -Ler 67,7% -Costurar 53,8% As atividades fora do lar mais frequentes foram: Sair para encontros sociais, visitar parentes e amigos, ir a igreja e passeios e excursão.

5

6 A sexualidade faz parte do bem estar e da vida do paciente idoso. Embora o tempo e a intensidade da atividade sexual possam mudar com os anos. Estudos mostram que 74% de homens casados e 56% de mulheres casadas com mais de 60 anos permanecem ativos. Os problemas que mais afetam o funcionamento sexual nos idosos: capacidade e interesse do(a) companheiro(a); estado de saúde; problemas de impotência no homem ou dispareunia na mulher; efeitos colaterais de remédios; perda de privacidade (ex.: morar na casa dos filhos).

7 Vasconcelos (1994, p. 84) afirma que o sucesso conjugal na velhice está ligado à intimidade, à companhia e à capacidade de expressar sentimentos verdadeiros um para o outro, numa atmosfera de segurança, carinho e reciprocidade.

8

9 "De modo geral, o público da terceira idade busca o contato com novas pessoas, novas culturas, participação em eventos de confraternização e a vivência de experiências diferenciadas, aliadas com o meio ambiente, ou ainda, ligadas à religiosidade." (MOLETTA, 2000). Tal projeção absorvida pelos gestores turísticos, seja ele público ou privado, não pode ser ignorada pelos pesquisadores da área, considerando que existe um mercado promissor que precisa ser melhorado e adaptado para o público da terceira idade.

10 O Ministério da Saúde lançou o programa Viaja mais melhor idade, que dá vantagens especiais para os maiores de 60 anos viajarem por todo o Brasil. O objetivo é facilitar e estimular os brasileiros com 60 anos ou mais a viajar pelo País. Companhias rodoviárias e aéreas agora tem descontos nas passagens para a melhor idade. Valorização da saúde, bem estar e qualidade de vida dos idosos.

11 Os idosos procuram, nas viagens, boa qualidade de vida e tranquilidade. É neste momento, que entra o planejamento daqueles que desejam empreender nesse segmento, oferecendo locais e equipamentos apropriados, permitindo ao turista usufruir dos inúmeros atrativos que lhe são apresentados. Lugares mais procurados por idosos para viagens: Caldas Novas – GO, Holambra – SP, cidades históricas de Minas, como Ouro Preto, Mariana e Tiradentes, Águas de Lindóia – SP, Natal –RN, Fortaleza –CE.

12

13 objetivos: incentivar a integração social dos idosos melhorando suas condições de vida e promovendo sua socialização, atualização cultural e a descoberta de novas habilidades, numa perspectiva de inserção social; auxiliar os idosos a preencher seu tempo livre com práticas e relações saudáveis, mas sobretudo a redimensionar sua vida, a ver o envelhecimento sob um novo prisma, em que a natureza fragilizada física dos mais velhos pode ser harmonizada com dignidade; promover a valorização dos idosos como fonte e repositório da memória histórica, proporcionando sua reintegração e participação nos processos sociais. (SESC, 2004, p. 6)

14 As atividades previstas nesses programas são diversificadas; de uma forma geral, porém, estão aglutinadas num conjunto de práticas que envolvem as seguintes dimensões do lazer: artístico ou cultural (folclore, teatro, oficinas, música, dança, coral, modelagem, pintura, artesanato, etc.); educativos ou informativos: palestras, seminários, ciclos de debates, cursos, filmes, vídeos, dentre outros; social: comemorações ou calendário festivo; físicas: hidroginástica, ginástica, caminhada, alongamento, atividades esportivas, etc.; viagens, excursões, passeios, turismo social. (SESC, 2003)

15 Hoje, a instituição atende cerca de cem mil idosos no país, nos programas: Grupo ou Centro de Convivência de Idosos, Escola Aberta para a Terceira Idade, Trabalho de Pré- Aposentadoria, Programa SESC Gerações, Trabalho Voluntário na Terceira Idade, que objetivam a socialização, a autonomia e a melhoria da autoestima com a reconstrução da própria imagem do idoso.

16

17 Léger, Tessier e Mouty (1994) reforçam a importância de realizar atividades físicas, porque o corpo não deve ficar em estado de imobilidade sem que apareçam consequências para o indivíduo, não importando a idade. A caminhada, por si só, está ao alcance de todos; é uma atividade física fácil e a mais habitual no curso da vida, a qual deve ser estimulada dentro da capacidade de cada um e aumentar gradativamente, com o passar do tempo.

18 Quanto às áreas de interesse, no que se refere às atividades de lazer mais atrativas para esse grupo de idosos, observou-se serem prazerosas no seu viver diário, talvez devido à maior frequência de mulheres do que de homens, as atividades de participar em grupos, ouvir música, assistir televisão, viajar, cuidar do jardim, cozinhar, jogar cartas e fazer caminhada, entre outras.

19

20 A dança pode ter seis funções: auto- expressão, comunicação, diversão e prazer, espiritualidade, identificação cultural, ruptura e revitalização da sociedade. A dança tem forte caráter sociabilizador e motivador; seja em par ou sozinho, seja velho ou criança, seja homem ou mulher, dançando todos nos sentimos bem. É uma prática para toda a vida, que nos desperta sentimentos e desenvolve capacidades anteriormente inimagináveis. Robatto (1994)

21 A importância da dança, o significado dessa prática antes e durante a atividade é percebido na medida em que por meio dela podem-se resgatar lembranças, sensações e sentimentos que os acompanham desde sua infância. Além disso, proporciona prazer, felicidade, satisfação, diversão, enfim, sensações prazerosas.

22 Atenção! A escolha da atividade física para a pessoa idosa deverá ser orientada por um médico, que levará em conta o esforço necessário, as condições de saúde, a segurança e a motivação do idoso.

23 A importância da atividade física é grande e traz uma série de benefícios para a saúde. Praticados de maneira regular e respeitando as limitações de cada pessoa, os exercícios físicos previnem doenças, melhoram a imunidade e auxiliam no tratamento de doenças, como pressão alta, diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares, osteoporose e outras. Além disso, idosos que praticam atividades físicas apresentam melhora nos movimentos e fortalecimento muscular, o que contribui para a prevenção de quedas e diminuição da perda óssea. Outros benefícios da atividade física que merecem destaque: ->melhora do sono, da respiração e da circulação sanguínea; ->controle da ansiedade e da depressão; ->sensação de bem-estar e resgate da autoestima.

24

25 A religiosidade é um dos aspectos que chama a atenção nesse grupo etário, sendo que este pode ser um instrumento de socialização que pode influenciar no aspecto físico e psicológico do idoso, auxiliando como uma forma de lazer entre a população e consequentemente uma melhora da qualidade de vida desses idosos (ARAÚJO et al., 2008).

26

27 No Brasil, o trabalho voluntário é legislado pelo art.1º da Lei Nº 9.608, de 18 de fevereiro de 1998, a qual o considera como a atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade.

28 Os idosos – particularmente os aposentados - o voluntariado é uma prática comum e em crescente expansão, servindo como mecanismo para manterem-se socialmente ativos e afastarem-se do preconceito advindo com a aposentadoria, entre outros benefícios. A ONU, através das propostas do Plano de Ação Internacional para o Envelhecimento, coloca a participação dos idosos na sociedade, através da realização do trabalho voluntário, como um dos objetivos e compromissos a serem adotados pelos países preocupados em manter uma sociedade para todas as idades. Esse documento reconhece que a contribuição social dos idosos vai além de suas atividades econômicas, pois muitas de suas valiosas colaborações não se medem nos termos econômicos, como nos cuidados prestados aos membros da família e na realização de trabalhos voluntários na comunidade, servindo, estas e outras ações, para aumentar e manter o bem-estar pessoal e coletivo.

29 Avaliação dos contatos sociais: Entrevista = Membro de igreja ou clubes sociais e a quantidade de contato com cada grupo; Quantidades e tipos de contato com os filhos ou outros parentes; Sentimento de solidão; Engajamento nas atividades; Tipos de apoio necessário -> A enfermagem deve encorajar o idoso a participar de grupos de apoio social -> Existem vários tipos de grupos social e serviços o que permite que o idoso escolha os serviços que melhor atendam as necessidades individuais. Conhecer a comunidade local e os serviços oferecidos é importante para a enfermeira.

30 A mente tem um papel importante na forma como o idoso se ajusta a idade. Os ajuste mentais se referem a função afetiva e cognitiva. Função afetiva: humor, emoções, expressão da emoção Função cognitiva: inteligência, memória e aprendizagem Essas duas funções afetam a autoestima. Promover a autoestima. Modo positivo de se ver para lidar melhor com as mudanças da idade Estimular a independência, tomar decisões e capacidade de cuidar de si mesmo

31 ENFERMEIRA DEVE: -Aceitar o paciente; - Identificar atributos positivos de cada paciente; - Encorajar a verbalização; - Recompensar comportamento positivos; - Evitar uma atitude de julgamento. Enfermagem e exercício físico: -Deve orientar o idoso a fazer exercícios de forma regular pois aliviam o estresse, eleva níveis de energia e aumenta a auto estima. Para paciente com doenças debilitantes deve orientar métodos alternativos como ioga e meditação. -A ioga particularmente é adequada a idoso com músculo enrijecidos. Aumenta a capacidade de respiração e reduz o estresse e tensão muscular.

32 REFERENCIAS: BRASIL. Ministério da Saúde. Guia da pessoa idosa: Dicas e Direitos. 2ª edição. Brasília, BALLONE; GJ. Sexo nos Idosos - in. PsiqWeb Psiquiatria Geral, Internet, disponível em CATUSSO, Marilu Chaves. Rompendo o silencio: desvelando a sexualidade em idosos. Revista Virtual Textos & Contextos, nº 4, dez DAVIN, Rejane Marie Barbosa; DANTAS, Susana Maria Miranda; LIMA, Vilma Maria de; LIMA, Jucimar França Vilar. O lazer diário como fator de qualidade de vida: O que pensa um grupo da terceira idade. Maringá, v. 2, n. 1, p , jan./jun LEAL, Indara Jubin; HASS, Aline Nogueira; O significado da dança na terceira idade. RBCEH - Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano, Passo Fundo, jan./jun SOUZA, Luccas Melo de. Trabalho voluntário, saúde e qualidade de vida em idoso. Orientadora: Liana Lautert. Escola de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 19 abr ZASLAVSKY, Cláudio; GUS, Iseu. Idoso. Doença Cardíaca e Comorbidades. Arquivos Brasileiros de Cardiologia. Vol.79 no.6 São Paulo Dec


Carregar ppt "Grupo: Gabriela Oliveira Janaina Pereira Paula Esteves Paula Dolabela Vanessa Cagnoni."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google