Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO e ORGANIZAÇÕES
USO ESTRATÉGICO E MUDANÇAS
2
Conteúdo Introdução Sistemas de Informação
Informação e SI nas Empresas TI e Mudança Organizacional Uso estratégico da Informação Uso estratégico da TI
3
INTRODUÇÃO TI ligada ao Capitalismo Adam Smith (1723/1790)
"não é da benevolência do padeiro, do açougueiro ou do cervejeiro que eu espero que saia o meu jantar, mas sim do empenho deles em promover seu "auto-interesse". Adam Smith (1723/1790)
4
INTRODUÇÃO As revoluções industriais:
1ª Revolução industrial: energia movida a vapor substituindo a energia manual: Navio a vapor / escuna; Locomotiva a vapor / vagões puxados a cavalo; 2º Revolução industrial: petróleo competindo com carvão e o uso efetivo da eletricidade como fonte de energia; 3º Revolução industrial: máquinas com controle numérico, robôs, softwares e computadores avançados Realização de funções conceituais, gerenciais e administrativas e de coordenação do fluxo de produção
5
INTRODUÇÃO Foco em produção enxuta
Combinar novas técnicas gerenciais com máquinas cada vez mais sofisticadas para produzir mais com menos recursos e menos mão de obra; A produção enxuta, além de combinar a vantagem da produção artesanal e de massa, evita o alto custo da primeira e a inflexibilidade da última; Surgimento do conceito de aperfeiçoamento contínuo.
6
INTRODUÇÃO Reengenharia O tempo passa a ser uma mercadoria crítica;
O computador está desempenhando funções de coordenação; A introdução das tecnologias baseadas em computador permite que a informação seja processada horizontalmente ao invés de verticalmente, derrubando a tradicional pirâmide corporativa em favor de redes operando ao longo de um plano comum.
7
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Definição por LAUDON e LAUDON (1996) "tecnicamente são como um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam, processam, armazenam e distribuem informação para a tomada de decisões, coordenação e controle em uma organização, podendo ajudar gerentes e empregados a analisar problemas, controlar operações e criar novos produtos e serviços”
8
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Tipos de Sistemas de Informações SIG - Sistemas de Informações Gerenciais Sistemas de processamento de transações Sistemas de Automação de Escritórios SAD - Sistemas de Apoio à decisão SAE - Sistemas de Apoio Executivo
9
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Desenvolvimento dos Sistemas de Informação Possuem a característica de ser uma ferramenta fácil, ou seja, ser antes de tudo prática, acessível e facilmente submetida a tantas mudanças quanto necessárias. Integração com o planejamento da organização; Podem ser implantados apenas por modismo.
10
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Recomendação de RODRIGUES E FERRANTES (1996) Os sistemas devem surgir a partir de uma bem definida arquitetura de informações; Definir claramente quais são os principais objetivos; Definir um perfil de produto que enfatize a simplicidade; Nunca desenvolva um sistema novo se já existe um pronto que possa atender às suas necessidades . Procure bons integradores no mercado.
11
INFORMAÇÃO E SI NAS EMPRESAS
Monitoramento Interpretação Aprendizagem
12
INFORMAÇÃO E SI NAS EMPRESAS
Conhecimento Conhecimento Tácito Conhecimento Explícito deriva do aprendizado pela experimentação e é internalizado, é pessoal pode ser documentado e é mais facilmente replicado
13
INFORMAÇÃO E SI NAS EMPRESAS
Conhecimento e sua construção Explícito Combinação Internalização Tácito Socialização Exteriorização
14
INFORMAÇÃO E SI NAS EMPRESAS
Objetivo do SI A garantia do fluxo de dados e provir os meios de suporte essenciais para o fluxo de informação. Constituição do SI Vários subsistemas, responsáveis por subgrupos de necessidades de informação e operação na empresa e que possuem o seu próprio fluxo de dados e suportam um fluxo de informação específico.
15
INFORMAÇÃO E SI NAS EMPRESAS
Os SI’s e suas interconexões suportam os outros sistemas existentes na empresa, mas é necessário estudar primeiro o sistema da organização como um todo e só ai proceder à análise detalhada do SI.
16
INFORMAÇÃO E SI NAS EMPRESAS
Organograma de uma empresa Descrevem bem o funcionamento do grupo, como suas áreas e o relacionamento entre cada setor Diretoria Área Acadêmica Área Administrativa Órgãos Complementares Secretaria Geral
17
INFORMAÇÃO E SI NAS EMPRESAS
Organograma de uma empresa Entretanto não expressam informações importantes tais como: Pessoas principais e suas funções; Ligações de comunicação crítica; Interdependências.
18
INFORMAÇÃO E SI NAS EMPRESAS
Bernstein et al. (1997, p. 1) “muitas empresas descobriram que poderiam aumentar a produtividade de maneira significativa utilizando algumas ferramentas simples baseadas na Internet”
19
TI E MUDANÇA ORGANIZACIONAL
“O Mundo detesta mudanças e, no entanto, é a única coisa que traz progresso.” Charles F. Kettering
20
TI E MUDANÇA ORGANIZACIONAL
Preocupação em todo ambiente organizacional: Nível Gerencial; Nível Operacional; Nível Técnico.
21
TI E MUDANÇA ORGANIZACIONAL
22
TI E MUDANÇA ORGANIZACIONAL
“A sobrevivência e o sucesso das organizações dependem da efetiva utilização da TI”. (Malhotra, 1997)
23
TI E MUDANÇA ORGANIZACIONAL
Mudança nas Rotinas Organizacionais Estruturais; Estratégicas; Culturais; Tecnológicas; e Humanas. Escopo dos negócios Operação da empresa.
24
TI E MUDANÇA ORGANIZACIONAL
Avaliar +
25
TI E MUDANÇA ORGANIZACIONAL
Mudanças: Ferramental de TI; Nos processos e técnicas de trabalho; Qualificação dos recursos humanos; Decorrentes do uso tecnológico nos produtos da organização.
26
TI E MUDANÇA ORGANIZACIONAL
Turbulências Arquiteturas Administrativas Empresariais Ágeis
27
ESTRATÉGIAS COM A INFORMAÇÃO
A informação bem gerenciada Tornou-se um recurso estratégico imprescindível para as organizações. O que propicia este gerenciamento? Dois fatores: a definição de uma estratégia de posicionamento no mercado e a utilização da TI como valioso recurso para a definição e manutenção desse posicionamento estratégico;
28
ESTRATÉGIAS COM A INFORMAÇÃO
Análise Estratégica e Planejamento Efetivo As organizações precisam disponibilizar produtos de qualidade, praticar bom atendimento, adequar sua política de venda e preços aos clientes, cumprir prazos predefinidos e estar atenta às mutações do mercado. A TI no Mundo A TI se apresenta como um instrumento de coordenação de processos empresariais e como um mecanismo de coalizão dessas atividades empresariais globais
29
ESTRATÉGIAS COM A INFORMAÇÃO
Tecnologia da Informação Competitividade Ambiente Externo Fronteira Organizacional Eficácia Organizacional Ambiente Interno
30
USO ESTRATÉGICO DA TI Cálculos Balísticos
31
USO ESTRATÉGICO DA TI Suporte remoto a usuários
Atendimento a uma maior quantidade de clientes; Atuação geográfica dispersa a partir de único local; Prestação de serviço mais dinâmica.
32
USO ESTRATÉGICO DA TI Vídeo Conferência
33
USO ESTRATÉGICO DA TI Programa Humorístico
34
USO ESTRATÉGICO DA TI Utilização educacional
35
Palestrantes: Adilson Miranda Flamaryon Araújo Bruno Soares Reis Costa
Bruno Soares Reis Costa Gabriel Araujo Edmilson Matos Jonata Weber Fabrício Rios
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.