A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conhecendo o Reino Animal - I Prof. Luiz Alfredo Apoio Pedagógico – Ciências da Natureza e suas Tecnologias Formação – 1º ano – Ensino Fundamental I Prefeitura.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conhecendo o Reino Animal - I Prof. Luiz Alfredo Apoio Pedagógico – Ciências da Natureza e suas Tecnologias Formação – 1º ano – Ensino Fundamental I Prefeitura."— Transcrição da apresentação:

1 Conhecendo o Reino Animal - I Prof. Luiz Alfredo Apoio Pedagógico – Ciências da Natureza e suas Tecnologias Formação – 1º ano – Ensino Fundamental I Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Caraguatatuba Secretaria Municipal de Educação Caraguatatuba, 09 de agosto de 2012

2 Nossa programação Lembrando; Sugestão para incentivar a leitura; Instigar a importância de se ter conteúdo na leitura em geral - retomada; Elaboração de hipóteses; A organização e classificação dos Reinos; Invertebrados; Avaliação. Prof. Luiz Alfredo 2

3 3 Lembrando

4 Prof. Luiz Alfredo 4 Observação e interpretação Observação é a descrição de um fenômeno. Pode ser qualitativa (não envolve dados numéricos) ou quantitativa (apresenta dados numéricos e provém de medidas usando aparelhos). Interpretação é a explicação de um fato observado.

5 Prof. Luiz Alfredo 5 Aplicação dos conceitos: qualitativo e quantitativo 1. A vela é cilíndrica. 2. Seu comprimento inicial é cerca de 12 cm. 3. Seu diâmetro é igual a 1,8 cm. 4. A vela queima, diminuindo de 2,0 cm por hora. 5. A vela é feita de material sólido. 6. O material da vela é mais mole que o material da unha. 7. A vela tem um pavio feito de três fios enrolados. 8. A vela acesa faz pouco ou nenhum ruído. 9. A vela queimando emite luz e calor. 10. A altura da chama é da ordem de 2,5 cm. 11. A chama da vela treme quando é atingida por correntes de ar. 12. A vela queimando emite fumaça. 13. O pavio é branco no ponto que emerge da vela, mas, da base da chama até quase a extremidade, é preto. 14. À medida que a vela diminui, o pavio também diminui.

6 Prof. Luiz Alfredo 6 De acordo com Azevedo (2004), além de o professor ter conhecimento sobre a matéria que está ensinando, deve fazer de sua atividade didática uma atividade investigativa, ou seja, deve tornar-se um professor questionador, que argumente, saiba conduzir perguntas, estimular, propor desafios, ou seja, passar de simples expositor a orientador do processo de ensino. O professor, nessa perspectiva investigativa, deve criar, na sala de aula, oportunidades para que os alunos pensem e discutam os conhecimentos trabalhados.

7 7 Prof. Luiz Alfredo Que evidências podem confirmar suas hipóteses? Todos passaram ao mesmo tempo? O que deve ter acontecido? Que animais eram? Quantos animais passaram por este local?

8 Prof. Luiz Alfredo 8

9 9 Classificações básica dos Reinos Monera (bactérias) Protista (protozoários) Fungi (fungos) Metáfita (vegetal) Animalia ( animal);

10 10 Prof. Luiz Alfredo Reino Animal Invertebrado Vertebrado

11 11 Prof. Luiz Alfredo

12 12 Prof. Luiz Alfredo CAMARÃO BORBOLETA ARANHA

13 13 Prof. Luiz Alfredo

14 14 Prof. Luiz Alfredo CAMARÃO BORBOLETA ARANHA FORMIGA CARANGUEJO CARAMUJO MOSQUITO POLVO ABELHA

15 15 Prof. Luiz Alfredo CARAMUJO MOSQUITO BORBOLETA ARANHA ABELHA GALINHA CACHORRO PEIXEGATO

16 Prof. Luiz Alfredo 16 "As qualidades e virtudes são construídas por nós no esforço que nos impomos para diminuir a distância entre o que dizemos e fazemos. Paulo Freire

17 17 Prof. Luiz Alfredo


Carregar ppt "Conhecendo o Reino Animal - I Prof. Luiz Alfredo Apoio Pedagógico – Ciências da Natureza e suas Tecnologias Formação – 1º ano – Ensino Fundamental I Prefeitura."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google