A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DICAS SOBRE VINHOS - I Quem conhece o Mantovani, sabe de sua ligação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DICAS SOBRE VINHOS - I Quem conhece o Mantovani, sabe de sua ligação"— Transcrição da apresentação:

1 DICAS SOBRE VINHOS - I Quem conhece o Mantovani, sabe de sua ligação
com vinhos. Aliás, até os produz. A elaboração deste material tem como objetivo esclarecer as principais dúvidas já presenciadas e que poderão ser suas também. DICAS SOBRE VINHOS - I (18) // (18)

2 CONSIDERAÇÕES BOA LEITURA!!!
Ristorante Mantovani (18) CONSIDERAÇÕES Nos próximos slides queremos passar o que pensamos e sabemos sobre o vinho. Este material não é um curso. É apenas uma coletânea de curiosidades ligadas ao vinho. BOA LEITURA!!!

3 O QUE É O VINHO? Vinho = Bebida obtida da fermentação de uvas.
Ristorante Mantovani (18) O QUE É O VINHO? Vinho = Bebida obtida da fermentação de uvas. Não existe outra bebida que se possa chamar de vinho senão esta, da fermentação de uvas. De outras frutas não é vinho e sim “Fermentado de “tal” fruta”.

4 Existem dois grupos de uvas bem distintos, que são:
Ristorante Mantovani (18) UVAS PELO MUNDO Existem dois grupos de uvas bem distintos, que são: Vitis Viníferas. = Uvas Européias Vitis Lambruscas = Uvas americanas (de mesa)

5 Ristorante Mantovani (18) VITIS VINIFERAS Somente os vinhos dessas uvas podem ser chamados de Vinhos “FINOS” de mesa. Os demais são vinhos de mesa. As mais conhecidas são: Cabernet sauvignon, merlot, syrah, Carmenere, tannat, malbec, pinot noir, chardonay, sauvignon blanc e etc...

6 Ristorante Mantovani (18) VITIS LAMBRUSCAS Com elas consegue-se produzir apenas vinhos de mesa. (Tradicional vinho de garrafão) As mais conhecidas são: Niágara, Isabel, bordô e outros cruzamentos da Embrapa tais como as IACs 132, 147 e etc... SOMENTE O BRASIL AUTORIZA FABRICAR VINHOS COM UVAS AMERICANAS. TAMBÉM, SOMENTE OS BRASILEIROS PRODUZEM VINHO SUAVE.

7 Ristorante Mantovani (18) VINHOS NACIONAIS Em toda a Europa é expressamente proibida a comercialização de vinhos derivados de uvas americanas. A maior parte da produção nacional de vinhos é feita com uvas americanas. Embora o Brasil produza bastante vinhos finos com uvas européias, seus tintos não são famosos. Já os espumantes fazem sucesso no exterior.

8 Ristorante Mantovani (18) PLANTIO DE UVAS

9 Latada (parreira) Uva Malbec propriedade: Ristorante Mantovani
(18)

10 ESPALDEIRA Propriedade: Ristorante Mantovani
(18) Syrah Tannat

11 Diagrama de espaldeira
CURIOSIDADES Ristorante Mantovani (18) Diagrama de espaldeira 2,0 m 1,6 m 1,3 m 1,0 m

12 PRODUÇÃO DE UVAS Produção por hectare/ano.
Ristorante Mantovani (18) PRODUÇÃO DE UVAS Produção por hectare/ano. Espaldeira mil garrafas Latada mil garrafas

13 Quanta uva se usa para fazer uma garrafa de vinho?
Ristorante Mantovani (18) RENDIMENTO DA UVA Quanta uva se usa para fazer uma garrafa de vinho? Vinho branco ,2 kg Vinho tinto kg

14 Ristorante Mantovani (18) TIPOS DE VINHOS

15 Ristorante Mantovani (18) TIPOS DE VINHOS

16 CURIOSIDADES - I Ristorante Mantovani
(18) Reserva: Vinhos de melhor qualidade que se aguarda maior envelhecimento antes de por no mercado. Geralmente são melhores. Varietal: Vinho produzido com a maior parte de uma única variedade de uva. Exemplo: 80% Merlot e o restante outras castas. O percentual varia em cada país e neste caso, o nome que vai na garrafa é o Merlot. Monovarietal: Vinho produzido com uma única cepa. Corte, Lote e Assemblage: Vinhos produzidos com a mistura equilibrada de várias castas. O Objetivo disto é corrigir e melhorar um vinho. Safra: Aparece nos rótulos e indica o ano em que a uva foi colhida. Variedade de uva: Pode-se chamar de Cepa.

17 CURIOSIDADES - II Adega: Local onde se faz e/ou guarda vinhos. Mais
Ristorante Mantovani (18) CURIOSIDADES - II Adega: Local onde se faz e/ou guarda vinhos. Mais usado em Portugal. Cantina: Local onde se faz e/ou guarda vinhos. Mais usado na Itália. Cave: Local para guarda de vinhos, geralmente é subterrânea. Vinícola: Local onde se fabricam vinhos.

18 Obs: Há mais de 200 anos o Chile exporta vinhos para a Inglaterra.
Ristorante Mantovani (18) VELHO E NOVO MUNDO Velho Mundo: Vinhos do velho mundo são vinhos da Europa; Itália, França, Portugal, Espanha e etc. Novo Mundo: Chile, Argentina, Brasil, Uruguai, USA, África do Sul, Nova Zelândia, Austrália, e etc. Obs: Há mais de 200 anos o Chile exporta vinhos para a Inglaterra.

19 Ristorante Mantovani (18) COMO SE FAZ Vinho do Porto: Colhe e esmaga-se as uvas. No mesmo dia adiciona-se álcool vínico (grappa) até que o mosto atinja 19% de álcool. Espumantes: = Vinho branco + açúcar + Leveduras. Engarrafa-se e põe as garrafas em pupitries (cavaletes de madeira), na posição quase horizontal. Semanalmente gira-se 60 graus e ergue-se um pouco o fundo da garrafa para incliná-la. Ao final de 5 ou 6 meses, a garrafa terá chegado à posição quase vertical e a sujeira proveniente da 2ª fermentação (fermentação na garrafa) terá sido conduzida para o gargalo, facilitando a limpeza final. Limpeza: Congelando-se o gargalo, a garrafa poderá ser aberta e removida a sujeira. Finalmente, completa-se a garrafa com licor do mesmo vinho base + conhaque. Nesse licor é adicionado açúcar. A quantidade de açúcar irá determinar se o espumante é Brut, demi-sec ou suave.

20 CHAMPAGNE ou ESPUMANTE?
Ristorante Mantovani (18) CHAMPAGNE ou ESPUMANTE? Champagne é uma denominação de origem e por isso somente a França usa este nome. Nos demais países usa-se: Itália = Asti Brasil = Espumante Frisante x Espumante. Frisante é um espumante com menos pressão e geralmente feito pelo processo Charmat enquanto que os espumantes nobres são feitos pelo método Champenoise.

21 Ambos os métodos são usados para a produção de frisantes e espumantes.
Ristorante Mantovani (18) CHAMPENOISE x CHARMAT Ambos os métodos são usados para a produção de frisantes e espumantes. Champenoise: Método pelo qual a 2ª fermentação ocorre dentro de cada garrafa. Charmat: Método em que a 2ª fermentação ocorre em tanques de aço-inox para posterior filtragem e engarrafamento.

22 PROFISSIONAIS DO VINHO
Ristorante Mantovani (18) PROFISSIONAIS DO VINHO Sommelier: Profissional especializado (através de curso) em escolher, degustar, comprar, servir e/ou harmonizar pratos e vinhos. Enólogo: Profissional com formação superior em enologia. Seus conhecimentos lhe permite atuar desde o cultivo da uva, vinificação, além de análise e reconhecimento de vinhos. Enófilo: Quem ama vinhos e se dedica (estuda) em aprimorar conhecimentos na sua elaboração, escolha ou degustação. Viticultor: Aquele que cultiva videiras (planta uva) Vitivinicultor: Aquele que cultiva videiras e elabora vinhos.

23 RECONHECENDO O VINHO Ristorante Mantovani
(18) RECONHECENDO O VINHO Visual: Verifica-se a ausência da turbidez. É imprescindível que o vinho apresente um bom polimento, que seja cintilante e que a luz passe bem, independente da cor. Olfativo: O vinho deve ter um aroma agradável. A esse aroma dá-se o nome de Bouquet. O bouquet do vinho não pode divergir do gosto. Exemplo: Você não gostaria de tomar um suco de goiaba com cheiro de limonada. O aroma deve coincidir com o paladar. Gustativo: Deve-se observar se o vinho está amargo, azedo (ácido) ou adstringente. A adstringência é comum de vinhos feitos com uvas não bem maduras e/ou que os taninos ainda não estejam bem polimerizados. Retrogosto: É aquele gosto que só vem à boca quando, depois de engolirmos algo, permitimos a expiração pela via nasal. Geralmente, é neste momento que se descobre o que engolimos e se é bom, muito bom ou ruim. Pessoas gripadas podem não sentir paladar devido à ausência do retrogosto. A gripe compromete a capacidade olfativa.

24 Ristorante Mantovani (18) TEMPERATURAS IDEAIS

25 TAÇAS PARA CADA VINHO Ristorante Mantovani (18) 8123-8226 3909-1986
branco Tinto Meio corpo Encorpado Espumante

26 TAÇA NA MÃO Deve-se segurar a taça pela sua haste. Desta forma,
Ristorante Mantovani (18) TAÇA NA MÃO Deve-se segurar a taça pela sua haste. Desta forma, evita-se o aquecimento do vinho. Não se colocando a mão no corpo da taça, permitirá uma melhor visualização da limpidez do vinho. haste

27 QUANTO SE PÕE NA TAÇA Lágrimas: Listras em cor d´agua Ristorante
Mantovani (18) QUANTO SE PÕE NA TAÇA O vinho não pode ultrapassar a metade da taça. Isto permite que se faça o giro da taça para apreciar as lágrimas. Lágrimas: Listras em cor d´agua que escorrem pelas bordas da taça. Quanto mais juntas (6 a 8 mm) maior o teor alcoólico do vinho e quanto mais longas e lentas, maior a idade do vinho e o corpo do vinho.

28 (Enófilo e vitivinicultor)
Ristorante Mantovani (18) DICAS SOBRE VINHOS - I por Luiz Carlos Freitas (Enófilo e vitivinicultor) (18)


Carregar ppt "DICAS SOBRE VINHOS - I Quem conhece o Mantovani, sabe de sua ligação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google