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TRABALHO – SENTIDO ONTOLÓGICO O trabalho humano se diferencia do trabalho instintivo animal por ser consciente e proposital (é previsto idealmente antes.

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1 TRABALHO – SENTIDO ONTOLÓGICO O trabalho humano se diferencia do trabalho instintivo animal por ser consciente e proposital (é previsto idealmente antes de sua execução). Portanto, somente o trabalho humano é viabilizado pela razão e pelas diversas emoções estritamente humanas. Ontologicamente, então, o trabalho constitui o ser humano enquanto tal: por meio dele a humanidade cria e recria o mundo em que vive, isto é, produz a sua vida socialmente e, portanto, individualmente.

2 TRABALHO – SENTIDO ECONÔMICO O trabalho produz e reproduz as condições materiais e culturais (em sentido amplo) da existência humana, mas produz e reproduz sempre no âmbito da história. Assim, assume o sentido de meio de vida, garantindo a sobrevivência da espécie humana. No modo de produção capitalista, a sociedade é dividida em classes de proprietários e de não-proprietários de meios de produção. A maioria das pessoas não é (e não pode ser) detentora dos meios de produção, tendo como propriedade apenas a sua capacidade física e mental de trabalho – sua força de trabalho – que deve ser colocada à venda e comprada, no mercado, como toda e qualquer mercadoria.

3 TRABALHO – SENTIDO SOCIAL A divisão social do trabalho corresponde à divisão da propriedade, da riqueza e do poder (classes sociais e suas subdivisões). Isto determina diferentes experimentações sociais e individuais no mundo do trabalho: sou proprietário de meios de produção, você não é; eu vendo força de trabalho, você compra; eu determino e controlo suas tarefas porque sou o comprador de sua força de trabalho, você cumpre ordens; etc.

4 TRABALHO – SENTIDO POLÍTICO-IDEOLÓGICO A divisão social do trabalho no modo capitalista de produção exige uma ordem, um aparato, um sistema político e jurídico que o imponha coercitivamente e um sistema ideológico que faça com que seja aceito socialmente, naturalizando-o, isto é, que o transforme na ordem natural das coisas, algo proveniente de uma natureza humana imutável e a-histórica. Nunca é demais lembrar que as contendas e as contradições do chamado mundo do trabalho são decididas, no fundamental,no âmbito da política e reguladas juridicamente.


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