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BOA NOITE Empreendedorismo. Eu sou... Eu gosto... Eu quero... Eu Trabalho...

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Apresentação em tema: "BOA NOITE Empreendedorismo. Eu sou... Eu gosto... Eu quero... Eu Trabalho..."— Transcrição da apresentação:

1 BOA NOITE Empreendedorismo

2 Eu sou... Eu gosto... Eu quero... Eu Trabalho...

3 EMPREENDEDORISMO INTRA-EMPREENDEDORISMO PERFIL EMPREENDEDOR PLANO DE NEGÓCIOS (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO)

4 PARTICIPAÇÃO EM SALA PRESENÇA / FALTAS TRABALHOS EM SALA 1 APRESENTAÇÃO TRABALHO FINAL

5 TRABALHO ÚLTIMA AULA ENTREVISTAR UM EMPREENDEDOR DE 50 ANOS OU MAIS QUAL É O SEU NEGÓCIO ? QUAIS VISÕES ELE TEM HOJE E NÃO TINHA AOS 20 ANOS ? QUAIS SÃO AS SUAS LIÇÕES ? QUAL O SEU PERFÍL EMPREENDEDOR ? QUAIS FORAM AS DIFICULDADES NO COMEÇO ?

6 O QUE É EMPREENDEDORISMO? Empreendedorismo é o ato de criar e gerenciar um negócio, assumindo riscos em busca de lucro/resultado.

7 EMPREENDEDORISMO Uma Idéia, uma Paixão e um Plano de Negócios ! Como nasce o EMPREENDEDOR e se cria uma EMPRESA Segredo de Luísa – Fernando Dolabela

8 EMPREENDEDORISMO Definição: É o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam a transformação de idéias em oportunidades. Enfatiza assim de forma mais geral o real objetivo do empreendedorismo, que é gerar OPORTUNIDADES.

9 CASAMENTO ENTRE A OPORTUNIDADE E O OPORTUNISTA QUE PRETENDE APROVEITÁ-LA

10 EMPREENDEDORISMO Origem e história:

11 EMPREENDEDORISMO Para que o empreendedorismo ocorra nas organizações há a necessidade de se ter pessoas que o façam acontecer, ou seja os empreendedores.

12 É alguém que: Sabe onde, quando e como chegar na busca da sua realização pessoal e de seus sonhos. Alguém que sonha e busca transformar seu sonho em realidade. Dolabela (2003) O EMPREENDEDOR O EMPREENDEDOR

13 Não fica esperando que os outros (o governo, o empregador, o parente, o padrinho) venham resolver seus problemas. O empreendedor é uma pessoa que gosta de começar coisas novas, motivado pela auto-realização e pelo desejo de assumir responsabilidades e ser independente. O EMPREENDEDOR O EMPREENDEDOR A iniciativa é a capacidade de agir, arregaçar as mangas e partir para a solução.

14 O EMPREENDEDOR O EMPREENDEDOR Mas... o Empreendedor não é um sonhador inconseqüente. Sua visão de futuro faz com que ele elabore o planejamento que permite criar as condições necessárias à realização dos seus projetos. Para o Empreendedor, o novo dia que começa não é parte de uma rotina torturante a ser empurrado com a barriga e sim uma etapa a vencer, um degrau a subir rumo à realização dos seus sonhos.

15 MITOS SOBRE O PERFIL DO EMPREENDEDOR MITOS SOBRE O PERFIL DO EMPREENDEDOR

16 São jogadores que assumem riscos altíssimos Realidade: ƒ Tomam riscos calculados; ƒ Evitam riscos desnecessários; ƒ Compartilham o risco com outros; ƒ Dividem o risco em partes menores.

17 MITOS SOBRE O PERFIL DO EMPREENDEDOR MITOS SOBRE O PERFIL DO EMPREENDEDOR São natos, nascem para o sucesso. Realidade: ƒO contato família, escola, amigos, trabalho, sociedade vai: Favorecendo o desenvolvimento de alguns talentos e características de personalidade e bloqueando e enfraquecendo outros. Isso acontece ao longo da vida pelas diversas circunstâncias enfrentadas. O empreendedor é um ser social, é fruto da relação entre os talentos e características individuais e o meio em que vive.

18 MITOS SOBRE O PERFIL DO EMPREENDEDOR MITOS SOBRE O PERFIL DO EMPREENDEDOR São lobos solitários e não conseguem trabalhar em equipe Realidade: ƒ São ótimos líderes; ƒ Criam equipes; ƒ Desenvolvem excelente relacionamento no trabalho com colegas, parceiros, clientes, fornecedores e muitos outros.

19 O sucesso de um negócio exige que o fundador equilibre três papéis: Empreendedor, Administrador e Técnico: O empreendedor vê oportunidades, é criativo e sempre imagina o futuro. O administrador é pragmático, organiza e planeja ações. O técnico é o executor. O PERFIL DO EMPREENDEDOR O PERFIL DO EMPREENDEDOR

20 O PERFIL DO EMPREENDEDOR 01 – Curioso: Descobrindo e transformando oportunidades em produtos ou negócios inovadores Persistente nas metas e flexível nas estratégias: As estratégias mudam com as circunstâncias. Persistência e não teimosia.

21 PERFIL DO EMPREENDEDOR PERFIL DO EMPREENDEDOR 03 – Calcula os riscos – O empreendedor não está em busca de aventuras e sim de resultados. 04 – Persegue a eficiência – Exceder padrões de qualidade com menores custos: este é o desafio.

22 PERFIL DO EMPREENDEDOR PERFIL DO EMPREENDEDOR 05 – Compromete-se com seus projetos - Dedicação e responsabilidade não são sacrifícios, mas investimentos. 06 – Estuda o mercado - Necessidades dos clientes, competência dos concorrentes e condições dos fornecedores.

23 PERFIL DO EMPREENDEDOR PERFIL DO EMPREENDEDOR 07 – Desenvolve espírito de liderança - Forma redes de contatos. Desperta e conquiste corações e mentes ! 08 – Acredita em si mesmo - Errar faz parte da natureza de qualquer ser humano. Faz dos erros uma oportunidade para se tornar melhor.

24 PERFIL DO EMPREENDEDOR PERFIL DO EMPREENDEDOR 09 – Estabelece metas – Desafios de curto, médio e longo prazo são o foco 10 – Faz um plano de negócios – Planejar é projetar hoje aonde se quer chegar no futuro, enxergando o caminho a ser percorrido e seus obstáculos.

25 ALMAALMA

26 Abertura ) ToLerância Motivação CuriosidAde

27 AS VANTAGENS DE SER UM FUNCIONÁRIO E DE SER EMPREENDEDOR EMPREGADO EMPREENDEDOR - não corre risco financeiro -tem seu salário mensal -decisões estratégicas são tomadas pelos dirigentes da empresa -tem férias garantidas - benefícios sociais pagos pela empresa - você pode aspirar a uma carreira dentro da organização -participação nos lucros e resultados - você não precisa quebrar a cabeça com soluções de problemas -você é o empreendedor da própria atividade, é o dono da bola. - você não precisa seguir ordens alheias -você faz o que acha que deve ser feito, ou seja, escolhe os caminhos -você toma as decisões estratégicas -você pode ter um progresso financeiro maior (ou menor) - você constrói algo totalmente seu - você satisfaz seu espírito empreendedor.

28 NOVO NEGÓCIO OU COMPRAR UM NEGÓCIO JÁ EXISTENTE ? PRÓS CONTRAS - Um negócio bem-sucedido aumenta a chance de sucesso. O local já foi escolhido e utilizado -Você pode herdar deficiências provocadas pelo dono anterior. -Se o negócio é lucrativo, você lucrará mais cedo. -A imagem do negócio já foi estabelecida, se for uma imagem fraca, será difícil mudar. - A clientela já existe.-A clientela pode não ser boa. - O equipamento necessário já está pronto. -O equipamento pode estar deteriorado. - Os funcionários têm experiência no negócio. - Os funcionários podem não ser os melhores. - O estoque já está disponível e não precisa ser adquirido - O estoque pode não ser adequado.

29 VALDIR PIPOQUEIRO (FILME)

30 TRABALHO EM SALA Cite ações situações nas quais o Valdir exerce o empreendedorismo e porquê ? Suas inovações ? Defina o perfil empreendedor do Valdir ? No seu entendimento, existem possibilidades de amplificar o potencial empreendedor de Valdir ? Como ? Aponte 2 condições de mercado favoráveis e 2 adversas para o crescimento da Pipoca do Valdir ? Quais lições podemos aprender com o vídeo e aplicar na nossa vida ?

31 Reflexão: Nem todos que tentaram conseguiram, mas todos que conseguiram tentaram.

32 WWW. PIPOCADOVALDIR. COM. BR

33 PROMOÇÕES

34 O QUE É UM NEGÓCIO ? Negócio é um esforço organizado por determinadas pessoas para produzir BENS e SERVIÇOS, a fim de vendê-los em um determinado mercado e alcançar recompensa financeira pelo seu esforço. Todo negócio envolve algum PRODUTO/SERVIÇO e, também algum fornecedor e algum cliente, uma cadeia de entradas, processos de saída, alguma produção e algum mercado, uma forma de satisfazer alguma necessidade do cliente ou responder alguma oportunidade de mercado.

35 EX: PRODUTOS/SERVIÇOS PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO PRODUTOS BENS SERVIÇOS BENS DE PRODUÇÃO Máquinas industriais, matérias-primas, semi-acabados, componentes BENS DE PRODUÇÃO Máquinas industriais, matérias-primas, semi-acabados, componentes BENS DE CONSUMO Produtos alimentícios, artesanato, eletrodomésticos, roupas, móveis, livros, produtos de beleza etc. BENS DE CONSUMO Produtos alimentícios, artesanato, eletrodomésticos, roupas, móveis, livros, produtos de beleza etc. Bancos, escolas, oficinas, Clínicas em geral, consultorias etc. Bancos, escolas, oficinas, Clínicas em geral, consultorias etc.

36 OBJETIVOS DAS EMPRESAS OBJETIVOS EMPRESARIAIS DIRETOS INDIRETOS -Produção ou comercialização de bens -Prestação de serviços -Atividades comunitárias - Lucro -Satisfação de necessidades dos clientes - Finalidades sociais - Responsabilidade social e comunitária.

37 TAMANHO DAS EMPRESAS INDÚSTRIACOMÉRCIO E SERVIÇOS PEQUENA EMPRESA20 A 9910 A 49 MÉDIA EMPRESA100 A A 99 GRANDE EMPRESA500 OU MAIS100 OU MAIS

38 OVALOR DA EMPRESA TERRAS INTALAÇÕES EQUIPAMENTOS TECNOLOGIA INFORMAÇÕES CONHECIMENTO (CAPITAL HUMANO)

39 OS 8 SETORES PRINCIPAIS DAS EMPRESAS: Comércio Atacadista – empresas atacadistas de medicamentos, comércio atacadista de alimentos, materiais de escritório, etc. Construção – contratantes de edificações, engenharia de construção, serviços da manutenção de edifícios, etc. Comércio Varejista – lojas em geral, restaurantes, pizzarias, postos de gasolina, etc. Serviços – agências de viagem, salão de beleza, barbearias, entregas rápidas, etc.

40 OS 8 SETORES PRINCIPAIS DAS EMPRESAS: Finanças, Seguros e Imobiliárias – agências de seguros, empresas corretoras de imóveis, etc. Mineração – empresas de areia e cascalho, minas, etc. Transporte e Utilidades Públicos – empresas de táxi, estações locais de rádio e TV, etc. Manufatura – padarias, oficinas de automóveis, oficinas de bicicletas e motos, etc.

41 DEFININDO: MISSÃO DO NEGÓCIO. VISÃO DO FUTURO.

42 TODO NEGÓCIO DEVE TER UMA MISSÃO PARA CUMPRIR. DEVE TER UMA VISÃO DO FUTURO QUE O NORTEIA. DEVE DEFINIR VALORES QUE PRETENDE CONSGRAR. TUDO ISSO PRECISA SER MUITO CLARO PARA TODOS QUE TODOS OS PARCEIROS SAIBAM EXATAMENTE O QUE FAZER, COMO, QUANDO E ONDE

43 MISSÃO MISSÃO SIGNIFICA A RAZÃO DE SER DO PRÓPRIO NEGÓCIO. POR QUE ELE FOI CRIADO. PARA QUE ELE EXISTE. A MISSÃO DA EMPRESA ESTÁ VOLTADA PARA A DEFINIÇÃO DO NEGÓCIO E DO CLIENTE, A FIM DE SABER O QUE FAZER(PRODUTOS E SERVIÇOS), COMO FAZER (TECNOLOGIA A SER UTILIZADA) E PARA QUEM FAZER (MERCADO)

44 MISSÃO DA EMPRESA QUAL É O NEGÓCIO DA EMPRESA ? QUAL É O CLIENTE E O QUE TEM VALOR PARA ELE ? TECNOLOGIA (COMO FAZER) PRODUTOS E SERVIÇOS (O QUE FAZER) MERCADO (PARA QUEM FAZER)

45 MISSÃO Servir alimentos de qualidade com rapidez e simpatia, em um ambiente limpo e agradável Assegurar que as pessoas do mundo todo cresçam, vivam bem e sejam providas diariamente com alimentos cada vez melhores, de diversos sabores, visando uma saúde melhor.

46 Divertir e alegrar as pessoas Desenvolver pessoas e organizações para o mundo do trabalho por Meio de ações educacionais.

47 VISÃO A VISÃO ESTÁ FOCADA NO FUTURO E NO DESTINO. A VISÃO É A IMAGEM QUE O EMPREENDEDOR TEM A RESPEITO DO FUTURO DO SEU NEGÓCIO. É O QUE ELE PRETENDE QUE O NEGÓCIO SEJA DENTRO DE UM CERTO HORIZONTE DE TEMPO.

48 VISÃO NOSSO PERFÍL HOJE O QUE QUEREMOS PARA O PRÓXIMO ANO O QUE QUEREMOS PARA DAQUI A 5 ANOS Uma empresa que publica revistas de moda feminina Ser uma das melhores revistas de moda feminina do país Ser a melhor revista de moda feminina do país Nossa circulação mensal é de exemplares Uma circulação mensal de exemplares Alcançar uma circulação mensal de exemplares Temos assinantes cadastrados Alcançar assinantes cadastrados Chegar a assinantes cadastrados

49 PARA QUE SERVE A VISÃO DO NEGÓCIO INCREMENTA A PARCERIA ENTRE A EMPRESA E O EMPREGADO NA CONSTRUÇÃO DO FUTURO PROMOVE CONTINUAMENTE A INOVAÇÃO LEVANTA UMA BANDEIRA DE INICIATIVA E RESPONSABILIDADE FUNCIONA COMO UMA BÚSSOLA PARA A EQUIPE TIRA A EMPRESA DA ZONA DE CONFORTO E PROMOVE A MUDANÇA MOTIVA E INSPERA A EQUIPE

50 ALGUNS EMPREENDEDORES FAMOSOS: ALGUNS EMPREENDEDORES FAMOSOS:

51 Steve Jobs CEO da Apple

52 Beto Carrero Beto Carrero World

53 Sílvio Santos Rede SBT

54 Walt Disney Disney World

55 Samuel Klein Casas Bahia

56 Há pelo menos quatro motivos para o empreendedorismo: – Há empreendedorismo por necessidade. É quando as pessoas não têm liberdade, entendida como capacidades mínimas de inserção na economia, e passam a viver em condições pré-capitalistas, praticando atividades de subsistência. – Há empreendedorismo por vocação. É quando há liberdade de acesso às oportunidades do mercado. Quer dizer, é quando o acesso a oportunidades desenvolve o instinto empreendedor das pessoas, ou seja, a especialidade em saber identificar possibilidades e calcular os riscos do negócio.

57 – Há o empreendedorismo inercial. É quando o ambiente institucional é frágil e as empresas prosperam com base nas relações interpessoais de seus dirigentes. São, em geral, os negócios que passam de pai para filho independentemente de capacidade empresarial. – Finalmente, há o empreendedorismo pelo conhecimento. Esta é a forma de empreender do futuro porque somente o conhecimento une o espírito empreendedor à alma do negócio do ambiente empresarial.

58 Acelerar as inovações dentro de grandes empresas, através do uso melhor dos seus talentos empreendedores. Trata-se, de um método que tem como objetivo a criação de empreendedores dentro da empresa.

59 Uma característica marcante no cenário dos negócios deste início de século tem sido a competitividade, que se mostra bem mais acentuada em relação ao século anterior. Novos concorrentes, que surgem a todo momento no país e no exterior, estão rapidamente demonstrando que nossas grandes empresas devem se preparar para a renovação, ou estarão perdendo competitividade.

60 O intra-empreendedorismo ganha força nesse cenário, uma vez que, essencialmente, a empresa valoriza o espírito empreendedor, estimulando as pessoas a concretizarem suas idéias, através do patrocínio e liberdade de ação para agir. Trata-se de um método eficiente, porque libera o gênio criativo dos empregados, que são justamente as pessoas que melhor conhecem a organização.

61 O intra-empreendedor é o indivíduo que, ao invés de tomar a iniciativa de abrir o seu próprio negócio, toma a iniciativa de criar, inovar e buscar novas oportunidades e negócios para organização na qual trabalha. É o empreendedor dentro da própria empresa, que tem a habilidade de manter naturalmente a inovação sistemática no negócio, diferenciando-o e mantendo-o competitivo no mercado. VALORIZAR AS IDÉIAS DOS FUNCIONÁRIOS

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63 1 – Descreva o perfil dos 4 personagens ( Sniff e Scurry / Hem e Haw) 2 - Todos n ó s trabalhamos e vivemos em tempos de mudan ç a, e por isso estão sempre mexendo no nosso Queijo. O que podemos fazer para não sermos surpreendidos? 3 – Qual era a diferen ç a dos m é todos de pesquisa utilizados pelos Ratinhos e os Duendes ? 4 – O Que levou os duendes a come ç arem acordar cada vez mais tarde ? 5 – Por quê era tão dif í cil para HEM e HAW mudar ? 6 – Quais li ç ões tiramos do v í deo ? Como podemos usar isso na nossa vida ? TRABALHO EM SALA

64 P ARA ESTIMULAR OU RESGATAR O ESPÍRITO EMPREENDEDOR NA EMPRESA, – A participação na gestão: ou seja, os empregados com espírito empreendedor têm maiores chances reais de subir na organização, podendo atingir rapidamente os diversos níveis de gestão. – A participação no capital da empresa: à medida que a empresa progride, a partir das idéias e ações propostas pelos intra-empreendedores, estes são convidados a participarem do capital da empresa, tornando-se sócios do empreendimento. – A participação nos lucros ou resultados da empresa: a empresa destina parte de seus lucros como prêmio aos intra-empreendedores que apresentaram idéias mais criativas, inovadoras e que, uma vez implementadas, geraram evidentes sinais de progresso para a organização.

65 Como obter o máximo de seu novo negócio: Excelência: Você precisa se considerar seu próprio concorrente procurar se superar a cada dia. Essa é a única maneira de você desafiar a competição no mercado. Cooperação: Ninguém está isolado do mundo. Você precisa desenvolver parcerias estratégicas e juntar esforços com outras empresas do ramo para reduzir custos operacionais e complementar talentos e competências. Apoio da família e dos amigos: Você pode (e deve) envolver família e os amigos no negócio para ajudá-lo a buscar soluções. Criatividade e inovação: Seja um eterno questionador daquilo que faz. Nunca Considere o que produz perfeito e acabado. Pense sempre em melhorar, criar e inovar continuamente. Soluções novas: ofereça sempre novos produtos/serviços ou um atendimento diferenciado ao cliente. Fonte: Guia PEGN

66 Foco no cliente: Conheça e ouça o cliente e esteja sempre disponível para ajudá-lo a resolver os seus problemas e necessidades. Visibilidade: Faça com que o empreendimento seja visível ao público-alvo e invista em divulgação e propaganda. Capacitação e conhecimento: Você deve investir pesadamente no aprendizado contínuo e no desenvolvimento de conhecimentos e competências dos parceiros. Autonomia: Busque sempre alternativas próprias e nunca espere que o governo venha a solucionar os problemas de sua empresa. Aja com independência de ação. Divertimento: Faça do trabalho um hobby, um divertimento, tanto para você como para todos dos funcionários e clientes. Crie um ambiente de trabalho agradável e harmonioso. A alegria ajuda e anima o negócio.

67 Habilidade de comunicação Capacidade de aproveitar oportunidades –

68 Conhecimento técnico do projeto e da Organização. Visão global Ações inovadoras

69 Foco nos Resultados Inovação constante Auto-realização Motivação para novas oportunidades

70 Resultados – foco nas metas, e os resultados Tomada de Decisão Visionário –

71 Liderança Princípios Éticos e Morais

72 ESTILOS DE LIDERANÇA COERCITIVO – Exige acatamento imediato Façam o que eu digo DETERMINADO – Mobiliza as pessoas para uma visão Venham comigo AGREGADOR – Cria harmonia e estabelece laços emocionais As pessoas em 1 lugar

73 DEMOCRÁTICO – Estabelece consenso mediante a participação O que você pensa ? ENGAJADOR – Fixa Padrões elevados de desempenho Façam como eu, agora CONSELHEIRO – Desenvolve pessoas para o futuro Experimente isso. ESTILOS DE LIDERANÇA

74 A TITUDES BÁSICAS PARA SEREM ADOTADAS PELO GESTOR / COORDENADOR OU LÍDER DE UM GRUPO. 1 – RESPEITAR TODOS MEMBROS DO GRUPO. 2 – DISTRIBUIR TRABALHO PARA TODOS OS MEMBROS DO GRUPO. 3 – DAR O EXEMPLO, TRABALHANDO E TENDO RESPONSABILIDADES, SEM CRITICAR OS OUTROS. 4 - EVITAR CRITICAR ALGUÉM DO GRUPO EM PÚBLICO. 5 – RESPEITAR OS GOSTOS DOS MEMBROS DO GRUPO, DISTRIBUINDO AS TAREFAS DE ACORDO COM A PREFERÊNCIA E A COMPETÊNCIA DE CADA UM.

75 6 – NÃO CARREGAR O GRUPO NAS COSTAS, FAZENDO O SERVIÇO DOS OUTROS. 7 – DECIDIR COISAS IMPORTANTES SÓ DEPOIS DE CONSULTAR OS MEMBROS DO GRUPO. 8 – SABER DECIDIR E TER A ÚLTIMA PALAVRA, QUANDO E SE NECESSÁRIO. 9 – DAR A CONHECER AS SUAS DECISÕES. 10 – ACOMPANHAR E FAZER CUMPRIR AS DECISÕES TOMADAS E AS ORDENS DADAS.

76 COMO ESCOLHER UM NEGÓCIO ADEQUADO ? RELFETIR SOBRE: QUAL É O VOLUME DE CAPITAL QUE VOCÊ PREDENDE INVESTIR ? QUAL É O RETORNO QUE PENSA EM OBTER? QUAIS SÃO SUAS ESPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS? QUAIS SÃO SEUS OBJETIVOS?

77 QUAIS SÃO SUAS ATITUDES E OPINIÕES A RESPEITO DE NEGÓCIOS ? QUAIS SÃO SUAS CARACTERÍSTICAS DE PERSONALIDADE ? QUANTO TEMPO VOCÊ PODE FICAR SEM UM SALÁRIO MENSAL ?

78 COMO PULAR O MURO DA INCERTEZA E TORNA-SE UM EMPREENDOR O PRIMEIRO PASSO É....

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80 D EFINIÇÃO DE CLIENTE Quem é o cliente? O cliente é a pessoa mais importante em qualquer tipo de negócio. O cliente não depende de nós. Nós que dependemos dele. O cliente não interrompe nosso trabalho. Ele é o propósito do nosso trabalho. O cliente é uma parte essencial do nosso negócio, não uma parte descartável. O cliente não significa dinheiro na caixa registradora. É um ser humano com sentimentos, que precisa ser tratado com todo respeito. O cliente merece toda atenção e cortesia possíveis. Ele é o sangue de qualquer negócio. É ele quem paga o seu salário. Sem o cliente você fecharia as suas portas. Nunca se esqueça disso

81 P OR QUE SE PERDE UM CLIENTE ? 1% por falecimento 5% por mudanças de endereço 7% por amizades comerciais 8% por maiores vantagens em outros hotéis 14% por reclamações não atendidas 65% por MAU ATENDIMENTO do pessoal em serviço

82 Em 68% dos caso de perda de um cliente, a razão principal é a má qualidade no atendimento; Custa seis vezes mais caro conquistar um novo cliente do que manter um cliente já existente; 96% dos clientes não informam que estão descontentes; 75% dos clientes descontentes não retornam mais Apenas 4% dos clientes reclamam de mau atendimento. A LGUMAS CONSTATAÇÕES

83 CLIENTES SATISFEITOS... Permanece fiel por mais tempo. Compra mais a medida que a empresa lança novos produtos ou aperfeiçoa produtos existentes. Fala favoravelmente da empresa e de seus produtos Dá menos atenção a marcas e propaganda dos concorrentes Oferece idéias sobre produtos ou serviços à empresa Custa menos para ser atendido do que novos clientes (já conhece a empresa)

84 MORTALIDADE DAS EMPRESAS

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87 1 – IDENTIFICAR E AVALIAR A OPORTUNIDADE 2 – DESENVOLVER O PLANO DE NEGÓCIOS 3 -DETERMINAR E CAPTAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS 4 – GERENCIAR A EMPRESA CRIADA

88 O PROCESSO EMPREENDEDOR 1 – IDENTIFICAR E AVALIAR A OPORTUNIDADE Criação e abrangência da oportunidade Valores percebidos e reais da oportunidade Riscos e retornos da oportunidade Oportunidade versus habilidades e metas pessoais Situação dos competidores

89 O PROCESSO EMPREENDEDOR 2 – DESENVOLVER O PLANO DE NEGÓCIOS Sumário Executivo O Conceito do negócio Equipe de gestão Mercado e competidores Marketing e vendas Estrutura e operação Análise estratégica Plano financeiro Anexos

90 O PROCESSO EMPREENDEDOR 3 -DETERMINAR E CAPTAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS Recursos pessoais Recursos de amigos e parentes Bancos Governo Etc...

91 O PROCESSO EMPREENDEDOR 4 – GERENCIAR A EMPRESA CRIADA Estilo de gestão Fatores críticos de sucesso Identificar problemas atuais e potenciais Implementar um sistema de controle Profissionalizar a gestão Entrar em novos mercados

92 MAIORES ARMADILHAS NO GERENCIAMENTO DE PEQUENAS EMPRESAS Falta de experiência Falta de dinheiro Atitudes erradas Localização errada Expansão inexplicada Excesso de capital em ativos fixos Difícil obtenção de crédito Usar grande parte dos recursos do dono

93 O RITIMO DAS MUDANÇAS Anos 60 Anos 70 Anos 80 Anos 90 Século XXI 4/5 anos 3 anos 2 anos 6 meses

94 Q UANDO FOI LANÇADO O ÚLTIMO CELULAR / COMPUTADOR ?

95 Nós não podemos esperar passar. Temos que aprender a TRABALHAR NA CHUVA.

96 NA MARCA DO PÊNALTI...

97 A GOL VIROU GENTE GRANDE... Cresceu 40% de 2003 para 2004 Receita em 2004 de R$ 2,0 bi. Lucro em 2004 de R$ 384,7 milhões Lucro 119% superior ao ano anterior 24% de participação no mercado

98 S EGREDO : UMA NOVA IDÉIA Avião parado é prejuízo Frota totalmente padronizada Boeing com 144 lugares O avião da VARIG tem 132, a cada 11 decolagens a GOL voa um VARIG a mais O espaço a mais vem de um novo arranjo interno onde se retirou o equipamento para armazenar e aquecer refeições. A eliminação deste equipamento pesado, reduz o consumo de combustível Passagens vendidas pela internet

99 TRABALHO INDIVUDUAL EMPREENDER O Que ? Como ? Quando ?

100 P LANEJAR NÃO É TÃO SIMPLES... EMPRESA

101 O QUE É O PLANO DE NEGÓCIOS É um documento usado para descrever um empreendimento e o modelo de negócios que sustenta a empresa. Sua elaboração envolve um processo de aprendizagem e autoconhecimento, e, ainda, permite ao empreendedor situar-se no seu ambiente de negócios.

102 O Plano de Negócio é uma ferramenta dinâmica, que deve ser atualizada constantemente, pois o ato de planejar é dinâmico e corresponde a um processo cíclico. O QUE É O PLANO DE NEGÓCIOS

103 A S EMPRESAS QUE PLANEJAM... Tem melhor desempenho, do que as que não planejam. São mais previsíveis dos que as que não planejam. Podem superar suas metas mais freqüentemente do que as que não planejam.

104 As 4 bases para a hora da largada... EQUIPE Parceiros treinados Parceiros satisfeitos Parceiros competentes Confiabilidade PRODUÇÃO Produzir bens Produzir serviços Qualidade Produtividade MARKETING Promover Vender Encantar o cliente Reter o cliente FINANÇAS Receber contas Pagar contas Gerir o caixa Obter lucro

105 1 – EM QUE NEGÓCIO VOCÊ ESTÁ ? 2 – O QUE VOCÊ (REALMENTE) VENDE ? 3 – QUAL É O SEU MERCADO-ALVO ? E COMO CONQUISTÁ-LO ? O QUE É O PLANO DE NEGÓCIOS

106 POR QUE VOCÊ DEVERIA ESCREVER UM PLANO DE NEGÓCIOS ? ENTENDER E ESTABELECER DIRETRIZES PARA O SEU NEGÓCIO GERENCIAR DE FORMA MAIS EFICAZ A EMPRESA E TOMAR DECISÕES ACERTADAS MONITORAR O DIA-A-DIA DA EMPRESA E TOMAR ACÕES CORRETIVAS

107 CONSEGUIR FINANCIAMENTOS E RECURSOS JUNTO A BANCOS, GOVERNO, SEBRAE, INVESTIDORES, CAPITALISTAS DE RISCO ETC. IDENTIFICAR OPORTUNIDADES E TRANSFOR- MÁ-LAS EM DIFERENCIAL COMPETITIVO PARA SUA EMPRESA POR QUE VOCÊ DEVERIA ESCREVER UM PLANO DE NEGÓCIOS ?

108 ESTABELECER UMA COMUNICAÇÃO INTERNA EFICAZ NA EMPRESA E CONVENCER O PÚBLICO EXTERNO (FORNECEDORES, PARCEIROS, CLIENTES, BANCOS, INVESTIDORES, ASSOIAÇÕES ETC.) POR QUE VOCÊ DEVERIA ESCREVER UM PLANO DE NEGÓCIOS ?

109 grau-empreendedor.shtml TESTE SEU NÍVEL DE EMPREENDEDORISMO TESTE SEU NÍVEL DE EMPREENDEDORISMO

110 Provérbio chinês: Há três coisas que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.


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