A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GESTÃO ESTRATÉGICA 5 FORÇAS DE PORTER ADMINISTRAÇÃO Prof. Laércio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GESTÃO ESTRATÉGICA 5 FORÇAS DE PORTER ADMINISTRAÇÃO Prof. Laércio."— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO ESTRATÉGICA 5 FORÇAS DE PORTER ADMINISTRAÇÃO Prof. Laércio

2 Fonte: Porter (1986) NOVOS CONCORRENTES PODER DOS FORNECEDORES PODER DOS COMPRADORES RIVALIDADE NA INDÚSTRIA AS CINCO FORÇAS COMPETITIVAS (Porter) PRODUTOS SUBSTITUTOS

3 5 Forças Quanto menores as forças (coletivamente), maiores chances desempenho superior.

4 1° Força: Novos Concorrentes Potenciais concorrentes; Potenciais concorrentes; Barreiras de entrada: Barreiras de entrada: economia de escala; economia de escala; diferenciação (publicidade, serviços a clientes, marca...); diferenciação (publicidade, serviços a clientes, marca...); capital; capital; desvantagens de custo (curva de aprendizagem, tecnologia proprietária, matérias-primas, subsídios...); desvantagens de custo (curva de aprendizagem, tecnologia proprietária, matérias-primas, subsídios...); canais; canais; políticas governamentais. políticas governamentais.

5 2° Força: Poder dos Fornecedores Um grupo fornecedor é poderoso quando: Um grupo fornecedor é poderoso quando: For dominado por poucos; For dominado por poucos; Seu produto for peculiar; Seu produto for peculiar; Sem competição; Sem competição;

6 3° Força: Poder dos Compradores Um grupo comprador é poderoso quando: Um grupo comprador é poderoso quando: For concentrado ou com compras em grande volume; For concentrado ou com compras em grande volume; Seu produto é commodity; Seu produto é commodity;

7 4° Força: Produtos Substitutos Atendem às mesmas necessidades do consumidor. Atendem às mesmas necessidades do consumidor. Reduzem margens da indústria, dependendo do preço/desempenho. Reduzem margens da indústria, dependendo do preço/desempenho.

8 5° Força: Rivalidade na Indústria Tem armas como preço, novos produtos ou golpes de publicidade etc O nível dessa concorrência aumenta quando: concorrentes numerosos e iguais em poder e porte; Crescimento do setor é lento; custos fixos altos ou produto perecível; pulos para incrementos de capacidade; barreiras de saída alta (ativos especializados, ex. tecnologia; produtos com elevados custos de transferência) lucros em declínio com a maturação do setor.

9

10 Prática Prática Cada grupo buscará analisar as 5 Forças de Porter no trabalho que estão desenvolvendo para o final do módulo. Cada grupo buscará analisar as 5 Forças de Porter no trabalho que estão desenvolvendo para o final do módulo. Referências Referências MONTGOMERY, Cynthia; PORTER, Michael. Estratégia: a busca da vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Campus MONTGOMERY, Cynthia; PORTER, Michael. Estratégia: a busca da vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Campus


Carregar ppt "GESTÃO ESTRATÉGICA 5 FORÇAS DE PORTER ADMINISTRAÇÃO Prof. Laércio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google