A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Letras ANÁLISE DO DISCURSO: A GÊNESE DA DISCIPLINA PROF.ª Me. Angélica Lino S. Moriconi.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Letras ANÁLISE DO DISCURSO: A GÊNESE DA DISCIPLINA PROF.ª Me. Angélica Lino S. Moriconi."— Transcrição da apresentação:

1 Letras ANÁLISE DO DISCURSO: A GÊNESE DA DISCIPLINA PROF.ª Me. Angélica Lino S. Moriconi

2 Nome da aula Nome da disciplina Influência do Estruturalismo, do Marxismo e da Psicanálise ORIGEM: FRANÇA- DÉCADA DE 60 JEAN DUBOIS (Lexicólogo) MICHEL PÊCHEUX (Filósofo) Cenário do marxismo e da política.

3 Nome da aula Nome da disciplina OBJETO DE ESTUDO: LÍNGUA Estudada a partir de suas regularidades. Estruturalismo

4 Nome da aula Nome da disciplina ALTHUSSER Ideologia e aparelhos ideológicos do estado(1970) RELEITURA DE MARX: AS IDEOLOGIAS TÊM EXISTÊNCIA MATERIAL: CONJUNTO DE PRÁTICAS MATERIAIS QUE REPRODUZEM AS RELAÇÕES DE PRODUÇÃO. METÁFORA MARXISTA DO EDIFÍCIO SOCIAL: BASE = INFRA-ESTRUTURA INSTÂNCIAS POLÍTICO-JURÍDICAS E IDEOLÓGICAS= SUPERESTRUTURAS A INFRA-ESTRUTURA DETERMINA A SUPERESTRUTURA: (MATERIALISMO HISTÓRICO) Ideologia: reprodução do modo de produção, uma vez que é por ele determinada.

5 Nome da aula Nome da disciplina Relação entre a Linguística e a proposta althusseriana: A linguagem se coloca como uma via por meio da qual se pode depreender o funcionamento da ideologia. Materialidade: Discurso dos AIE

6 Nome da aula Nome da disciplina Nascimento da Análise do Discurso Linguística saussuriana: língua: insuficiente Saussure: significação é sistêmica Michel Pêcheux: significação: fala/Sujeito Objeto de estudo: discurso Sujeito e sentidos: Históricos e Ideológicos. As condições sócio-históricas de produção de um discurso são constitutivas de sua significação.

7 Nome da aula Nome da disciplina A psicanálise lacaniana nos estudos do discurso FREUD: Inconsciente A ideia de sujeito homogêneo cede lugar à ideia de sujeito clivado, dividido entre o consciente e o inconsciente. LACAN: O inconsciente se estrutura como linguagem que interfere no discurso efetivo: o discurso é sempre atravessado pelo discurso do outro, do inconsciente. SAUSSURE: critério posicional dos elementos no sistema.

8 Nome da aula Nome da disciplina Lacan X Saussure A noção de sujeito Lacan: Sujeito X Outro Sujeito dessubstancializado não está onde é procurado ( Consciente) – local da ilusão do sujeito centro – mas no inconsciente, local do outro. Lacan inscreve o sujeito no sistema. Pura continuidade, descompleta o conjunto dos significantes. Saussure: Sujeito X Sistema Saussure: o sistema não é afetado por nada externo a ele.

9 Nome da aula Nome da disciplina Pensamento Lacaniano e fundação da análise do discurso O sujeito lacaniano, clivado, dividido, mas estruturado a partir da linguagem, fornece para a AD uma teoria do sujeito condizente com a concepção de texto como produto de um trabalho ideológico não consciente.

10 Nome da aula Nome da disciplina A TEORIA SEMIÓTICA DO TEXTO SAUSSURE: Língua (dimensão máxima: frase) objetos concebidos fora do contexto da enunciação. M. BRÉAL: Estudos de semântica (década de 60) HJELMSLEV: isomorfismo entre o plano da expressão e do conteúdo. Objeto: plano do conteúdo: ampliação da noção da unidade de estudo: da frase para o texto.

11 Nome da aula Nome da disciplina A NOÇÃO DE TEXTO SEMIÓTICA: OBJETO DE ESTUDO : TEXTO Texto: 1. Objeto de significação Um todo de sentido Análise estrutural (interna) 2. Objeto de comunicação OBJETO CULTURAL Análise externa do texto


Carregar ppt "Letras ANÁLISE DO DISCURSO: A GÊNESE DA DISCIPLINA PROF.ª Me. Angélica Lino S. Moriconi."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google