A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANÁLISE DO DISCURSO: A GÊNESE DA DISCIPLINA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANÁLISE DO DISCURSO: A GÊNESE DA DISCIPLINA"— Transcrição da apresentação:

1 ANÁLISE DO DISCURSO: A GÊNESE DA DISCIPLINA
PROF.ª Me. Angélica Lino S. Moriconi

2 Influência do Estruturalismo, do Marxismo e da Psicanálise
ORIGEM: FRANÇA- DÉCADA DE 60 JEAN DUBOIS (Lexicólogo) MICHEL PÊCHEUX (Filósofo) Cenário do marxismo e da política. Dubois e Pêcheux estavam envolvidos no cenário do marxismo e da política. Nasce, pois, o projeto da Análise do Discurso que se inscreve num objetivo político e a Linguística oferece meios para abordar a política.

3 Estudada a partir de suas regularidades.
Estruturalismo OBJETO DE ESTUDO: LÍNGUA Estudada a partir de suas regularidades. O que importa é a apreensão da totalidade do objeto: influências externas - não afetam o sistema, a estrutura.

4 ALTHUSSER Ideologia e aparelhos ideológicos do estado(1970)
RELEITURA DE MARX: AS IDEOLOGIAS TÊM EXISTÊNCIA MATERIAL: CONJUNTO DE PRÁTICAS MATERIAIS QUE REPRODUZEM AS RELAÇÕES DE PRODUÇÃO. METÁFORA MARXISTA DO EDIFÍCIO SOCIAL: BASE = INFRA-ESTRUTURA INSTÂNCIAS POLÍTICO-JURÍDICAS E IDEOLÓGICAS= SUPERESTRUTURAS A INFRA-ESTRUTURA DETERMINA A SUPERESTRUTURA: (MATERIALISMO HISTÓRICO) Ideologia: reprodução do modo de produção, uma vez que é por ele determinada.

5 Relação entre a Linguística e a proposta althusseriana:
A linguagem se coloca como uma via por meio da qual se pode depreender o funcionamento da ideologia. Materialidade: Discurso dos AIE

6 Nascimento da Análise do Discurso
Linguística saussuriana: língua: insuficiente Saussure: significação é sistêmica Michel Pêcheux: significação: fala/Sujeito Objeto de estudo: discurso Sujeito e sentidos: Históricos e Ideológicos. As condições sócio-históricas de produção de um discurso são constitutivas de sua significação.

7 A psicanálise lacaniana nos estudos do discurso
FREUD: Inconsciente A ideia de sujeito homogêneo cede lugar à ideia de sujeito clivado, dividido entre o consciente e o inconsciente. LACAN: O inconsciente se estrutura como linguagem que interfere no discurso efetivo: o discurso é sempre atravessado pelo discurso do outro, do inconsciente. SAUSSURE: critério posicional dos elementos no sistema.

8 Lacan X Saussure A noção de sujeito
Lacan: Sujeito X Outro Sujeito dessubstancializado não está onde é procurado ( Consciente) – local da ilusão do sujeito “centro” – mas no inconsciente, local do “outro”. Lacan inscreve o sujeito no sistema. Pura continuidade, descompleta o conjunto dos significantes. Saussure: Sujeito X Sistema Saussure: o sistema não é afetado por nada externo a ele.

9 Pensamento Lacaniano e fundação da análise do discurso
O sujeito lacaniano, clivado, dividido, mas estruturado a partir da linguagem, fornece para a AD uma teoria do sujeito condizente com a concepção de texto como produto de um trabalho ideológico não consciente.

10 A TEORIA SEMIÓTICA DO TEXTO
SAUSSURE: Língua (dimensão máxima: frase) objetos concebidos fora do contexto da enunciação. M. BRÉAL: Estudos de semântica (década de 60) HJELMSLEV: isomorfismo entre o plano da expressão e do conteúdo. Objeto: plano do conteúdo: ampliação da noção da unidade de estudo: da frase para o texto.

11 A NOÇÃO DE TEXTO Texto: SEMIÓTICA: OBJETO DE ESTUDO : TEXTO
1. Objeto de significação “Um todo de sentido” Análise estrutural (interna) 2. Objeto de comunicação “OBJETO CULTURAL” Análise externa do texto


Carregar ppt "ANÁLISE DO DISCURSO: A GÊNESE DA DISCIPLINA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google