A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pensamentos prático – teóricos sobre um tema pragmático: assessoria de imprensa e seu dia-a-dia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pensamentos prático – teóricos sobre um tema pragmático: assessoria de imprensa e seu dia-a-dia."— Transcrição da apresentação:

1 Pensamentos prático – teóricos sobre um tema pragmático: assessoria de imprensa e seu dia-a-dia

2 Objetos de trabalho do trabalho da assessoria de Imprensa; Quando a Assessoria de Imprensa ganhou impulso? Objetivo final do assessor de imprensa

3 Assessor de Imprensa X Divulgador

4 A estrutura das assessorias Interna Externa Mista

5 Assessor de Imprensa não é policial nem leão – de – chácara. Também não serve cafezinho (a princípio)

6 Mas o que é assessorar bem?

7 São as seguintes as atribuições do assessor: Acompanhar pela imprensa diária todas as noticias que possam interessar ao seu cliente Estabelecer Relações com a Imprensa. É preciso conscientizar a diretoria da instituição e o público interno sobre a importância de se ter uma boa imagem na mídia Captar e redigir releases

8 Fazer o follow-up Atendimento a jornalistas Acompanhamento em entrevistas Acompanhamento e apoio à imprensa

9 Exemplo de Press Kit

10 Clipping Produção de impressos

11 Exemplo de Newsletter

12 Press Release não é matéria paga. É informação, pauta O release é um material informativo, redigindo na forma jornalística, produzindo pelas Assessorias de Imprensa e destinado às redações de veículos jornalísticos. Servir como pauta de matéria.o texto deve ter um lead (quê, onde, como, quando, quem e o porquê), ser claro, objetivo, conciso e informativo.

13 Tipos de Release Padrão Básico é informativo, formado pelo Lead, e pode ser usado em quase todas as ocasiões. Dirigido ou Especial Enviado com exclusividade para um destinatário. De Evento É semelhante ao padrão, mas traz sempre com destaque: data, hora e local do evento. Há algumas especificações em lançamentos de livros e exposições.

14 Exemplo de Release de evento Sonique promove Nokia Silent Club, balada com seis milhões de música, sete DJs...e nenhum pio Os DJs do Killer On The Dancefloor, De Polainas e Thiago Ney comandam o som distribuído por fones de ouvido, em três diferentes canais simultâneos São Paulo, 25 de março de Para criar setlists dançantes com o acervo de mais de seis milhões de música da Nokia Music Store (www.music.nokia.com.br), o Sonique convocou sete diferentes DJs para a noite Nokia Silent Club. Os DJ's/produtores Phillip A, Ali Disco B e Fatu, do Killer On The Dancefloor, as meninas do De Polainas, Adriana Recchi, Marina Dias e Ana Flávia, e ainda o crítico de música e DJ Thiago Ney comandam a noite de terça-feira (06.04), a partir das 21h, no Sonique.www.music.nokia.com.br O acervo da loja de música da Nokia inclui desde os lançamentos internacionais, que ainda não chegaram às lojas físicas no Brasil, até raridades nacionais, passando por 18 estilos musicais diferentes e agrada aos gostos mais variados. * disponível nos aparelhos Nokia 5800, N97 e N95 8GB Nokia Silent Club Local: Sonique Bar (Rua Bela Cintra, Consolação) Horário: 21h Entrada gratuita Serviço de vallet: R$ 20 Lotação da casa: 280 lugares Informações para a imprensa: Luciana Branco Comunica Clarissa Amorim - Analu Andrigueti - Tel:

15 Televisão e Rádio TV – Diferencial para TV é um release contendo indicação das possibilidades de imagens, maior chance de emplacar. RÁDIO – Maior flexibilidade, as entrevistas podem ser por telefone. O único problema é se a única pessoa que fala sobre o assunto for gago, tiver má dicção ou falar depressa, melhor procurar outra mídia.

16 Release de Convocação É um complemento a outro release, que já detalhou os fatos, convocando a imprensa para um evento no qual já esta informado, deve conter dados sobre a necessidade ou não de credenciais, prazo e horário para requerer e retirar estas, documentos etc. Nota Oficial A posição oficial da instituição sobre determinado assunto e não tem como objetivo servir de pauta. Dependendo da situação, pode publicar-se como matéria paga, cuidado ao redigir, pois os jornais podem citar trechos na matéria.

17 Release de Cobertura A Assessoria deve fazer a matéria sobre o evento que ocorreu e enviá-la em forma de release ao veículos que não compareceram, para rádios formato em áudio.

18 Assessoria é mercado de trabalho.De quem??? Do competente Do profissional que melhor exercer as funções de um assessor de imprensa. O problema dos releases é que vira-e-mexe os assessores de imprensa editam textos praticamente publicitários, com linguagem carregada de apelos de marketing para os jornalistas. em tese, o que deve respaldar a redação de um release é sempre o interesse público e como aquela informação vai impactar a vida das pessoas. pense nisso no seu trabalho, ok?

19 Gabriela do prado Juliana Rodrigues Marjorie Godoy Monique Soares Roberta Karine


Carregar ppt "Pensamentos prático – teóricos sobre um tema pragmático: assessoria de imprensa e seu dia-a-dia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google