A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Objetos de trabalho do trabalho da assessoria de Imprensa;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Objetos de trabalho do trabalho da assessoria de Imprensa;"— Transcrição da apresentação:

1 Pensamentos prático – teóricos sobre um tema pragmático: assessoria de imprensa e seu dia-a-dia

2 Objetos de trabalho do trabalho da assessoria de Imprensa;
Quando a Assessoria de Imprensa ganhou impulso? Objetivo final do assessor de imprensa

3 Assessor de Imprensa X Divulgador

4 A estrutura das assessorias
Interna Externa Mista

5 Assessor de Imprensa não é policial nem leão – de – chácara
Assessor de Imprensa não é policial nem leão – de – chácara. Também não serve cafezinho (a princípio)

6 Mas o que é assessorar bem?

7 São as seguintes as atribuições do assessor:
Acompanhar pela imprensa diária todas as noticias que possam interessar ao seu cliente Estabelecer “Relações com a Imprensa”. É preciso conscientizar a diretoria da instituição e o público interno sobre a importância de se ter uma boa imagem na mídia Captar e redigir releases

8 Fazer o follow-up Atendimento a jornalistas Acompanhamento em entrevistas Acompanhamento e apoio à imprensa

9 Exemplo de Press Kit

10 Clipping Produção de impressos

11 Exemplo de Newsletter

12 Press Release não é “matéria paga”. É informação, pauta
O release  é um material informativo, redigindo na forma jornalística, produzindo pelas Assessorias de Imprensa e destinado às redações de veículos jornalísticos. Servir como pauta de matéria.o texto deve ter um lead (quê, onde, como, quando, quem e o porquê), ser claro, objetivo, conciso e informativo.

13 Tipos de Release Padrão Básico é informativo, formado pelo Lead, e pode ser usado em quase todas as ocasiões. Dirigido ou Especial Enviado com exclusividade para um destinatário. De Evento É semelhante ao padrão, mas traz sempre com destaque: data, hora e local do evento. Há  algumas especificações em lançamentos de livros e exposições.

14 Exemplo de Release de evento
Sonique promove Nokia Silent Club, balada com seis milhões de música, sete DJs...e nenhum pio Os DJs do Killer On The Dancefloor, De Polainas e Thiago Ney comandam o som distribuído por fones de ouvido, em três diferentes canais simultâneos São Paulo, 25 de março de Para criar setlists dançantes com o acervo de mais de seis milhões de música da Nokia Music Store (www.music.nokia.com.br), o Sonique convocou sete diferentes DJs para a noite Nokia Silent Club. Os DJ's/produtores Phillip A, Ali Disco B e Fatu, do Killer On The Dancefloor, as meninas do De Polainas, Adriana Recchi, Marina Dias e Ana Flávia, e ainda o crítico de música e DJ Thiago Ney comandam a noite de terça-feira (06.04), a partir das 21h, no Sonique. O acervo da loja de música da Nokia inclui desde os lançamentos internacionais, que ainda não chegaram às lojas físicas no Brasil, até raridades nacionais, passando por 18 estilos musicais diferentes e agrada aos gostos mais variados. * disponível nos aparelhos Nokia 5800, N97 e N95 8GB Nokia Silent Club Local: Sonique Bar (Rua Bela Cintra, Consolação) Horário: 21h Entrada gratuita Serviço de vallet: R$ 20 Lotação da casa: 280 lugares Informações para a imprensa: Luciana Branco Comunica Clarissa Amorim - Analu Andrigueti - Tel:

15 Televisão e Rádio TV – Diferencial para TV é um  release contendo indicação das possibilidades de  imagens, maior chance de emplacar. RÁDIO – Maior flexibilidade, as entrevistas podem ser por telefone. O único problema é se a única pessoa que fala sobre o assunto for gago, tiver má dicção ou falar depressa, melhor procurar outra mídia.

16 Release de Convocação É um complemento a outro release, que já detalhou os fatos, convocando a imprensa para um evento no qual já esta informado, deve conter dados sobre a necessidade ou  não de credenciais, prazo e horário para requerer e retirar estas, documentos etc.  Nota Oficial A posição oficial da instituição sobre determinado assunto e não tem como objetivo servir de pauta. Dependendo da situação, pode publicar-se como matéria paga, cuidado ao redigir, pois  os jornais podem citar trechos na matéria.

17 Release de Cobertura A Assessoria deve fazer a matéria sobre o evento que ocorreu e enviá-la em forma de release ao veículos que não compareceram, para rádios formato em áudio.

18 Assessoria é mercado de trabalho.De quem??? Do competente
Do profissional que melhor exercer as funções de um assessor de imprensa. O problema dos releases é que vira-e-mexe os assessores de imprensa editam textos praticamente publicitários, com linguagem carregada de apelos de marketing para os jornalistas. em tese, o que deve respaldar a redação de um release é sempre o interesse público e como aquela informação vai impactar a vida das pessoas. pense nisso no seu trabalho, ok?

19 Gabriela do prado Juliana Rodrigues Marjorie Godoy Monique Soares Roberta Karine


Carregar ppt "Objetos de trabalho do trabalho da assessoria de Imprensa;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google