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MOBILIDADE DA POPULAÇÃO E CONDIÇÕES DE DESLOCAMENTO

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Apresentação em tema: "MOBILIDADE DA POPULAÇÃO E CONDIÇÕES DE DESLOCAMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 MOBILIDADE DA POPULAÇÃO E CONDIÇÕES DE DESLOCAMENTO
indicador de como as pessoas circulam numa região e chegam aos destinos desejados, a determinados custos (viagens/pessoa/dia). A mobilidade é função de características da população (renda, escolaridade, sexo, idade...) e das condições de deslocamento presentes no território A equidade das condições de deslocamento presentes num território depende da homogeneidade na distribuição espacial das condições de acessibilidade para os diferentes grupos sociais A realização da viagem está associada a um orçamento “espaço-tempo”

2 ORÇAMENTO “ESPAÇO-TEMPO”: contabilidade da quantidade de tempo gasto e de espaço utilizado nos deslocamentos, em função de: Fatores individuais – renda, idade, gênero.... Fatores familiares – localização da moradia, posse de automóvel, número de “pessoas móveis” na família... Organização espacial da cidade – distribuição espacial das atividades industriais, comerciais e serviços Estrutura de circulação – rede viária e de transporte coletivo e sua cobertura espacial (tem oferta de serviço de transporte onde eu quero ir?), facilidades para circulação de pedestres Estrutura de integração da rede de transporte coletivo – integração física, operacional e tarifária Horários de funcionamento – da rede de transporte coletivo e das atividades industriais, comerciais e serviços

3 RENDA FAMILIAR MENSAL (US$) MINUTOS / DIA KM / DIA
ORÇAMENTOS DE ESPAÇO-TEMPO DAS “PESSOAS MÓVEIS” SEGUNDO A RENDA SÃO PAULO - PESQUISA O/D 1987 RENDA FAMILIAR MENSAL (US$) MINUTOS / DIA KM / DIA ‹ 240 103,9 13,1 108,9 14,7 111,4 16,5 960 – 1.800 110,5 17,9 › 1.800 106,7 20,2 Ref: Vasconcellos e Scatena ( 1996)

4 RENDA FAMILIAR MENSAL (US$) VIAGENS TRANSPORTE MOTORIZADO
MOBILIDADE DAS PESSOAS SEGUNDO A RENDA E GÊNERO SÃO PAULO - PESQUISA O/D 1987 RENDA FAMILIAR MENSAL (US$) VIAGENS / PESSOA / DIA VIAGENS TOTAIS VIAGENS TRANSPORTE MOTORIZADO PESSOAS QUE TRABALHAM HOMENS MULHERES ‹ 240 1,45 0,67 33,9 15,0 1,85 0,99 48,3 22,2 2,21 1,43 57,1 30,4 960 – 1.800 2,53 1,91 61,7 35,7 › 1.800 3,02 2,64 63,5 45,2 Ref: Vasconcellos e Scatena ( 1996)

5 CONSUMO ESTÁTICO DO ESPAÇO DE CIRCULAÇÃO
Os automóveis, com cerca de 7m², apresentam uma ocupação média de 1,5 pessoas, o que dá um consumo de 4,6 m² / pessoa Os ônibus, com cerca de 30m², apresentam uma ocupação média de 50 passageiros, o que dá um consumo de 0,6 m² / pessoa Logo a relação entre as duas taxas de consumo estático do espaço de circulação é cerca de 1:8

6 CONSUMO DINÂMICO DO ESPAÇO DE CIRCULAÇÃO
consumo estático x distância percorrida Considerando a relação entre a população de menor e de maior renda, a taxa de consumo dinâmico do espaço de circulação é cerca de 1:9 CONSUMO DINÂMICO DO ESPAÇO DE CIRCULAÇÃO SÃO PAULO - PESQUISA O/D 1987 Renda familiar mensal (US$) TRANSPORTE PÚBLICO TRANSPORTE PRIVADO TOTAL Km x m² / pessoa km/dia ‹ 240 4,9 2,9 0,7 3,2 6,1 6,6 4,0 1,3 6,0 10,0 7,6 4,6 13,3 17,9 960 – 1.800 6,7 5,6 25,8 29,8 › 1.800 4,4 2,6 10,9 50,1 52,7

7 ESPAÇO CONSUMIDO POR MODO DE TRANSPORTE E NÍVEL DE RENDA
SÃO PAULO - PESQUISA O/D 1987 RENDA FAMILIAR MENSAL (US$) % ESPAÇO USADO PELAS “PESSOAS MÓVEIS” TOTAL KM MEIOS PÚBLICOS MEIOS PRIVADOS A PÉ ‹ 240 76,3 10,7 13,0 13,1 75,5 15,0 9,5 14,7 67,9 25,5 6,6 16,5 960 – 1.800 52,0 43,6 4,4 17,9 › 1.800 28,2 69,8 2,0 20,2 Ref: Vasconcellos e Scatena ( 1996)

8 EVOLUÇÃO DA MOBILIDADE NO PERÍODO DE 1997 A 2007
ÍNDICE DE MOBILIDADE TOTAL: DE 1,87 PARA 1,95 VIAGENS DIÁRIAS POR HABITANTE ÍNDICE DE MOBILIDADE MOTORIZADA: DE 1,22 PARA 1,29 VIAGENS DIÁRIAS POR HABIT.

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11 VARIAÇÃO DAS VIAGENS DIÁRIAS TOTAIS, POR RENDA FAMILIAR , ENTRE 1997 E 2007

12 VARIAÇÃO DAS VIAGENS DIÁRIAS MOTORIZADAS, POR RENDA FAMILIAR, ENTRE 1997 E 2007

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15 Transporte motorizado
MOBILIDADE DAS PESSOAS SEGUNDO A RENDA - PESQUISA O/D 2007 Renda familiar mensal (US$) Viagens / pessoa / dia / Totais Viagens / pessoa / dia Transporte motorizado ATÉ R$ 760,00 1,53 0,73 DE R$ 760,00 A R$ 1520,00 1,77 0,97 DE R$ 1520,00 A R$ 3040,00 1,98 1,35 DE R$ 3040,00 A R$ 5700,00 2,30 1,85 MAIS DE R$ 5700,00 2,69 2,34

16 VIAGENS POR TRANSPORTE COLETIVO
TEMPO GASTO EM VIAGENS POR TRANSPORTE COLETIVO, SEGUNDO A RENDA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO - PESQUISA O/D 2007 RENDA FAMILIAR MENSAL ÍNDICE DE MOBILIDADE (TRANSPORTE COLETIVO) TEMPO MÉDIO DE VIAGEM (MINUTOS / DIA) VIAGENS POR TRANSPORTE COLETIVO TEMPO GASTO EM VIAGENS % DO TEMPO TOTAL GASTO EM VIAGENS POR TC ATÉ R$ 760,00 0,56 68 10,8 DE R$ 760,00 A R$ 1.520,00 0,71 70 32,4 DE R$ 1.520,00 A R$ 3.040,00 0,80 66 39,0 DE R$ 3.040,00 A R$ 5.700,00 0,73 62 13,8 MAIS DE R$ 5.700,00 0,49 58 4,0 TOTAL 67 100

17 VIAGENS POR TRANSPORTE INDIVIDUAL
TEMPO GASTO EM VIAGENS POR TRANSPORTE INDIVIDUAL, SEGUNDO A RENDA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO - PESQUISA O/D 2007 RENDA FAMILIAR MENSAL ÍNDICE DE MOBILIDADE (TRANSPORTE INDIVIDUAL) TEMPO MÉDIO DE VIAGEM (MINUTOS / DIA) VIAGENS POR TRANSPORTE INDIVIDUAL TEMPO GASTO EM VIAGENS % DO TEMPO TOTAL GASTO EM VIAGENS POR TI ATÉ R$ 760,00 0,17 29 3,7 DE R$ 760,00 A R$ 1.520,00 0,26 32 14,2 DE R$ 1.520,00 A R$ 3.040,00 0,55 31 32,6 DE R$ 3.040,00 A R$ 5.700,00 1,11 28,4 MAIS DE R$ 5.700,00 1,85 21,1 TOTAL 100

18 DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA POPULAÇÃO SEGUNDO A RENDA MÉDIA FAMILIAR 2007

19 DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA POPULAÇÃO SEGUNDO A RENDA MÉDIA FAMILIAR 2007

20 DINÂMICA SÓCIOECONÔMICA DE RECORTES TERRITORIAIS DA RMSP
CONSOLIDAÇÃO DA OCUPAÇÃO URBANA EXISTENTE E FORMAÇÃO DE NOVOS PÓLOS , ENTRE 11 E 33 KM DA SÉ, COM AS MAIORES VARIAÇÕES NO CRESCIMENTO DA DENSIDADE DE POPULAÇÃO E/OU EMPREGOS: Anhanguera, Capão Redondo, Cidade Lider, Cidade Ademar, Grajaú, Iguatemi, Itaquaquecetuba, Itaquera, Lajeado, Vila Sônia, Diadema, Jandira, Jardim Helena, Baruerí, Taboão da Serra ,Vila Jacuí, Vila Curuçá, São Bernardo e Guarulhos ANDREINA NIGRIELLO & RAFAEL HENRIQUE DE OLIVEIRA

21 DINÂMICA SÓCIOECONÔMICA DE RECORTES TERRITORIAIS DA RMSP
B C EXPANSÃO DE PÓLOS JÁ CONSOLIDADOS, CUJO ADENSAMENTO DE EMPREGOS É ACOMPANHADO POR UMA REDUÇÃO DA DENSIDADE POPULACIONAL, OU CRESCIMENTO DA MESMA ABAIXO DA MÉDIA METROPOLITANA: NO CENTRO EXPANDIDO: Barra Funda, Bela Vista, Belém, Bom Retiro, Itaim Bibi, Jardim Paulista, Moema, República, Santa Cecília, Santo Amaro, Saúde, Sé, Vila Mariana e Vila Leopoldina PRÓXIMOS AO CENTRO EXPANDIDO: Campo Grande, Ipiranga, Jabaquara, Santo André, São Caetano do Sul, Tatuapé e Jaçanã ANDREINA NIGRIELLO & RAFAEL HENRIQUE DE OLIVEIRA

22 DINÂMICA SÓCIOECONÔMICA DE RECORTES TERRITORIAIS DA RMSP
CRESCIMENTO NA DENSIDADE DE POPULAÇÃO E DE EMPREGOS ABAIXO DA MÉDIA METROPOLITANA: Aricanduva, Arujá, Biritiba-Mirim, Cajamar, Capuava, Caucaia do Alto, Cotia, Embu-Guaçu, Franco da Rocha, Guararema, Itapecerica da Serra, Jaguaré, José Bonifácio, Juquitiba, Mairiporã, Marsilac, Moji das Cruzes, Pirapora do Bom Jesus, Raposo Tavares, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Santa Isabel, São Lourenço da Serra, Vargem Grande Paulista, Vila Formosa, Vila Matilde, Ribeirão Pires ANDREINA NIGRIELLO & RAFAEL HENRIQUE DE OLIVEIRA

23 DINÂMICA SÓCIOECONÔMICA DE RECORTES TERRITORIAIS DA RMSP
F “ÁREAS DORMITÓRIO”, EM GERAL AFASTADAS DO CENTRO EXPANDIDO: Perus, Sapopemba, Brasilândia, Cachoeirinha, Caieiras, Cangaiba, Carapicuíba, Cidade Dutra, Cidade Tiradentes, Embu, Ermelino Matarazzo, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Guaianases, Itaim Paulista, Itapevi, Jaraguá, Jardim Ângela, Jardim São Luís, Mauá, Osasco, Parelheiros, Pedreira, Poá, Rio Pequeno , Sacomã, Santana de Parnaíba, São Rafael, Suzano, Tremembé, Vila Andrade ANDREINA NIGRIELLO & RAFAEL HENRIQUE DE OLIVEIRA


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