A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

I NSTRUMENTOS M USICAIS DE S OPRO Integrantes do Grupo: Alexandre Barbosa; Danilo S. Junior; Deyvid Santos; Elson O. Terakado; Marcos de Lima Leite; Rodrigo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "I NSTRUMENTOS M USICAIS DE S OPRO Integrantes do Grupo: Alexandre Barbosa; Danilo S. Junior; Deyvid Santos; Elson O. Terakado; Marcos de Lima Leite; Rodrigo."— Transcrição da apresentação:

1 I NSTRUMENTOS M USICAIS DE S OPRO Integrantes do Grupo: Alexandre Barbosa; Danilo S. Junior; Deyvid Santos; Elson O. Terakado; Marcos de Lima Leite; Rodrigo Tonon;

2 C ONCEITOS I NICIAIS Qualidades Fisiológicas do Som: Altura; Timbre; Intensidade.

3 M ODOS N ORMAIS DE V IBRAÇÃO Figura 1. Comportamento da onda de deslocamento λ n = 4L ; n = 1, 3, 5... n F n = nv 4L Tubo Fechado

4 M ODOS N ORMAIS DE V IBRAÇÃO Tubo Aberto Figura 2. Comportamento da onda de deslocamento λ n = 2L ; n = 1, 2, 3... n F n = nv 2L

5 E XEMPLOS DE I NSTRUMENTOS Saxofone - Originário do Oficleide (Adolphe Sax):

6 E XEMPLOS DE I NSTRUMENTOS Saxofone Sopranino Soprano Alto C melody Tenor Barítono Baixo Contrabaixo Sopranino & Bass Saxophone Duet: https://www.youtube.com/watch?v=3dpCB- a6dEU Sopranino: 0,3 a 2 kHz; Soprano: 0,2 a 1 kHz; Alto: 0,15 a 1 kHz; Tenor: 100 a 700 Hz; Barítono: 70 a 450 Hz; Baixo: 50 a 300 Hz; Contrabaixo: 30 a 300 Hz.

7 E XEMPLOS DE I NSTRUMENTOS Trombone Trompa Tuba QU Uc

8 E XEMPLOS DE I NSTRUMENTOS Fagote Oboé Shakuhachi M

9 E XEMPLOS DE I NSTRUMENTOS Gaita de fole Ocarina Q Extra:

10 A PITO Como funciona um apito?

11 Fluxo de ar inicial Formação de vórtices e oscilação do ar na aresta A PITO

12 F LAUTA DE P Ã

13 V UVUZELA Introdução de aspectos históricos A vuvuzela como instrumento musical. Como a vuvuzela não possui nenhuma válvula, tecla, corrediça ou furo de dedo, como é possível tocar uma música? Cálculo da frequência de primeiro harmônico de acordo com a dimensão do instrumento e com a velocidade do som. Discussão do valor encontrado, com o valor fornecido na literatura de 235 Hz discussão da aproximação da vuvuzela por um tubo cilíndrico. Intensidade produzida por uma vuvuzela, comparando com valores do cotidiano como buzinas de carro, com britadeiras entre outros.

14 V UVUZELA A vuvuzela possui raízes ligadas originalmente a tribos ancestrais sul-africanas, tradicionalmente feitas com crono da pala-pala, sendo sua função convocar reuniões. No entanto, quando se trata de vuvuzelas modernas, começou a se destacar em jogos e competições sul africanas por volta de 1990 a 2001, tornando-se assim o principal ingrediente das torcidas locais.

15 V UVUZELA

16 A vuvuzela é um instrumento de sopro - uma espécie de corneta, que produz sons graves e muito intensos. Podemos pensar a vuvuzela como um tubo sonoro com duas extremidades abertas.

17 V UVUZELA O músico consegue notas diferentes mudando a tensão nos lábios enquanto a vuvuzela é tocada, e dessa forma excita harmônicos diferentes. O som é produzido na vuvuzela através da virbação do ar dentro do tubo. Isso se deve as reflexões do som dentro do tubo, formando-se, assim, ondas estacionárias. A vuvuzela como instrumento musical Link do vídeo:

18 V UVUZELA Frequência do harmônico na vuvuzela

19 V UVUZELA O valor medido segundo o Engenheiro trevor cox da universidade de salfor(Inglaterra) para o primeiro harmônico foi de 235 Hz o valor encontrado teoricamente foi de 230 Hz para uma vuvuzela padrão 0,68 m. Isso se deve a aproximação da vuvuzela por uma superfície cilíndrica uniforme, no entanto, a vuvuzela não é... é uma superfície cônica.

20 V UVUZELA SomIntensidade (w/m²) Nível sonoro (dB) Limiar da audição10^-120 limiar da dor10^060 avião a jato decolando10^3150 Frequência (Hz) Saída da corneta (dB)2m de distancia Em resumo a vuvuzela realmente faz muito barulho, valendo ressaltar que a exposição acima de 85 dB por um certo período de tempo pode ser prejudial a audição humana.

21 F LAUTA D OCE História da flauta doce

22 F LAUTA D OCE Propriedades da flauta doce

23 F LAUTA D OCE

24 T ROMPETE

25

26 G AITA

27 Como é feita uma gaita?

28 Ó RGÃO


Carregar ppt "I NSTRUMENTOS M USICAIS DE S OPRO Integrantes do Grupo: Alexandre Barbosa; Danilo S. Junior; Deyvid Santos; Elson O. Terakado; Marcos de Lima Leite; Rodrigo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google