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ALGORITMOS E SUA ANÁLISE: UMA INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

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Apresentação em tema: "ALGORITMOS E SUA ANÁLISE: UMA INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 ALGORITMOS E SUA ANÁLISE: UMA INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Valdemar W. Setzer Depto. de Ciência da Computação da USP Ver artigo e esta apresentação em google: valdemar setzer home Valdemar W. Setzer – Algoritmos 24/5/13

2 Valdemar W. Setzer – Algoritmos
TÓPICOS 1. Introdução 2. O problema a ser resolvido 3. Soluções obtidas 4. O que é um algoritmo? 5. Qual dos 3 é o melhor algoritmo? 6. É possível melhorar a eficiência? 7. Algoritmo ótimo 8. Conclusão Valdemar W. Setzer – Algoritmos 24/5/13

3 Valdemar W. Setzer – Algoritmos
1. Introdução Algoritmos são usados há milhares de anos Soma armada Algoritmo de Euclides (máximo divisor comum (séc. 3 a.C.) Tornaram-se essenciais na computação Todos os programas que funcionam implementam algoritmos Valdemar W. Setzer – Algoritmos 24/5/13

4 Valdemar W. Setzer – Algoritmos
1. Introdução (cont.) Vamos ver o que são algoritmos Vamos aprender o que é um tipo de sua análise Verificar que essa análise é essencial constituindo portanto uma parte fundamental da ciência da computação Usaremos um problema fundamental da computação: Ordenação de números, palavras, etc. Valdemar W. Setzer – Algoritmos 24/5/13

5 Valdemar W. Setzer – Algoritmos
TÓPICOS  1. Introdução 2. O problema a ser resolvido 3. Soluções obtidas 4. O que é um algoritmo? 5. Qual é o melhor algoritmo? 6. É possível melhorar a eficiência? 7. Algoritmo ótimo 8. Conclusão Valdemar W. Setzer – Algoritmos 24/5/13

6 2. O problema a ser resolvido
Ordenar n números Material Cartolinas com 8 compartimentos Cada compartimento tem uma tira Em cada tira há um número Ordenar esses 8 números em ordem crescente seguindo as seguintes regras (Pode ser feito sem cartolinas, com as tiras sobre a mesa) Valdemar W. Setzer – Algoritmos 24/5/13

7 2. O problema a ser resolvido (cont.)
Regras R1: Pode-se levantar um pouco uma tira de seu compartimento, e ver seu conteúdo R2: Se uma tira estiver abaixada, seu número está invisível (é desconhecido) R3: No máximo 2 tiras podem estar levantadas ao mesmo tempo R4: O conteúdo de 2 tiras pode ser comparado para saber qual o maior R5: Duas tiras podem ser trocadas de compartimento Valdemar W. Setzer – Algoritmos 24/5/13

8 Valdemar W. Setzer – Algoritmos
TÓPICOS  1. Introdução  2. O problema a ser resolvido 3. Soluções obtidas 4. O que é um algoritmo? 5. Qual é o melhor algoritmo? 6. É possível melhorar a eficiência? 7. Algoritmo ótimo 8. Conclusão Valdemar W. Setzer – Algoritmos 24/5/13

9 Valdemar W. Setzer – Algoritmos
3. Soluções obtidas Notar algumas dificuldades Seguir estritamente as regras Por exemplo, não memorizar os conteúdos das tiras Descrever o processo Descrever qual o critério de término do processo Valdemar W. Setzer – Algoritmos 24/5/13

10 Valdemar W. Setzer – Algoritmos
Método de seleção (Compara o 1o. com cada um dos outros, troca quando ele for maior; depois compara o 2o. com cada um dos outros, etc.) Valdemar W. Setzer – Algoritmos 24/5/13

11 3. Soluções obtidas (cont.)
MÉTODO DE SELEÇÃO (em cada varrida, seleciona-se o menor) ... Valdemar W. Setzer – Algoritmos 24/5/13

12 Valdemar W. Setzer – Algoritmos
Método da bolha (Compara o 1o com o 2o, troca se o 1o for maior; depois compara o 2o com 3o e troca se for maior etc.) Valdemar W. Setzer – Algoritmos 24/5/13

13 3. Soluções obtidas (cont.)
MÉTODO DA BOLHA (em cada varrida, compara-se e troca-se de 2 em 2) Valdemar W. Setzer – Algoritmos 24/5/13

14 Valdemar W. Setzer – Algoritmos
Método de inserção (Compara cada par consecutivo; quando houver troca, compara para trás e troca se necessário) Valdemar W. Setzer – Algoritmos 24/5/13

15 3. Soluções obtidas (cont.)
MÉTODO DA INSERÇÃO (compara-se de 2 em 2; se houver troca, compara para trás) Valdemar W. Setzer – Algoritmos 24/5/13

16 Valdemar W. Setzer – Algoritmos
TÓPICOS  1. Introdução  2. O problema a ser resolvido  3. Soluções obtidas 4. O que é um algoritmo? 5. Qual é o melhor algoritmo? 6. É possível melhorar a eficiência? 7. Algoritmo ótimo 8. Conclusão Valdemar W. Setzer – Algoritmos 24/5/13

17 Valdemar W. Setzer – Algoritmos
4. O que é um algoritmo? Uma sequência de passos Cada um, com uma ação matematicamente bem definida Finita Usa conjuntos matematicamente bem definidos de dados de entrada Termina para qualquer conjunto de dados de entrada (isto é, não fica executando algumas ações indefinidamente) Valdemar W. Setzer – Algoritmos 24/5/13

18 4. O que é um algoritmo? (cont.)
Uma descrição de como trocar um pneu é um algoritmo? E uma descrição do que se deve fazer ao acordar de manhã? Nada disso é um algoritmo! Pois os passos não são matematicamente bem definidos Valdemar W. Setzer – Algoritmos 24/5/13

19 4. O que é um algoritmo? (cont.)
E o problema de ordenar as tiras? NÃO! Ações físicas não são matematicamente bem definidas E ordenar números em um computador? Sim! Computador é uma máquina matemática Dados e as instruções executadas pela máquina são matematicamente bem definidos! As regras R1...R5 foram feitas para se poder processar a ordenação em um computador Valdemar W. Setzer – Algoritmos 24/5/13

20 4. O que é um algoritmo? (cont.)
Regras (recordação) R1: Pode-se levantar um pouco uma tira de seu compartimento, e ver seu conteúdo R2: Se uma tira estiver abaixada, seu número está invisível (é desconhecido) R3: No máximo 2 tiras podem estar levantadas ao mesmo tempo R4: O conteúdo de 2 tiras pode ser comparado para saber qual o maior R5: Duas tiras podem ser trocadas de compartimento Valdemar W. Setzer – Algoritmos 24/5/13

21 4. O que é um algoritmo? (cont.)
Regras para um computador R1: É possível examinar (abrir) uma posição de ‘memória’ contendo um número R2: Sem examinar uma posição de ‘memória’, o seu conteúdo é desconhecido R3: No máximo 2 posições de ‘memória’ podem ser examinadas ao mesmo tempo R4: Os conteúdos de 2 posições de ‘memória’ podem ser comparados para saber qual o maior R5: Pode-se trocar o conteúdo de duas posições de ‘memória’ Valdemar W. Setzer – Algoritmos 24/5/13

22 4. O que é um algoritmo? (cont.)
Regras para um computador (cont.) Na verdade, nos computadores modernos A comparação é feita entre o conteúdo de um registrador (fora da ‘memória’) e uma posição de ‘memória’, ou entre dois registradores O movimento de dados sempre se dá Da memória para um registrador De um registrador para a memória Entre registradores Da memória para a memória, em bloco Valdemar W. Setzer – Algoritmos 24/5/13

23 Valdemar W. Setzer – Algoritmos
TÓPICOS  1. Introdução  2. O problema a ser resolvido  3. Soluções obtidas  4. O que é um algoritmo? 5. Qual é o melhor algoritmo? 6. É possível melhorar a eficiência? 7. Algoritmo ótimo 8. Conclusão Valdemar W. Setzer – Algoritmos 24/5/13

24 5. Qual dos 3 é o melhor algoritmo?
Critério de complexidade: Número de comparações em função do número de dados de entrada Indica a eficiência pela rapidez, ou o tempo que leva para ser executado Poderia ser outro Por exemplo, num computador, o número de instruções executadas Não vai dar diferença em termos do ‘melhor’ Valdemar W. Setzer – Algoritmos 24/5/13

25 5. Qual é o melhor algoritmo? (cont.)
MÉTODO DA SELEÇÃO (em cada varrida, seleciona-se o menor) ... Valdemar W. Setzer – Algoritmos 24/5/13

26 5. Qual é o melhor algoritmo? (cont.)
1a. varrida: 7 comparações 2a. varrida: 6 comparações 3a. varrida: 5 comparações ... 7a. Varrida: 1 comparação Resulta, para as 8 tiras, uma P.A. = 7  (7 + 1) / 2 = 8  (8 – 1) / 2 = 28 Para n números: n  (n – 1) / 2 pode ser provado por indução finita Valdemar W. Setzer – Algoritmos 24/5/13

27 5. Qual é o melhor algoritmo? (cont.)
MÉTODO DA BOLHA (em cada varrida, compara-se de 2 em 2) Valdemar W. Setzer – Algoritmos 24/5/13

28 5. Qual é o melhor algoritmo? (cont.)
Melhor caso: sequência já ordenada Ex: n – 1 comparações Pior caso: ordem contrária n  (n – 1) / 2 Valdemar W. Setzer – Algoritmos 24/5/13

29 5. Qual é o melhor algoritmo? (cont.)
MÉTODO DA INSERÇÃO (compara-se de 2 em 2; se houver troca, compara para trás, inserindo no lugar correto até o ponto já ordenado) Valdemar W. Setzer – Algoritmos 24/5/13

30 5. Qual é o melhor algoritmo? (cont.)
Melhor caso: sequência já ordenada Ex: n – 1 comparações Pior caso: ordem contrária n  (n – 1) / 2 Valdemar W. Setzer – Algoritmos 24/5/13

31 5. Qual é o melhor algoritmo? (cont.)
Portanto, no pior caso todos dão n  (n – 1) / 2 Para n muito grande (caso assintótico) tem-se praticamente n2 Notação: O(n2) “ordem de n2” Valdemar W. Setzer – Algoritmos 24/5/13

32 5. Qual é o melhor algoritmo? (cont.)
O(n2) “ordem de n2” Significa que, assintoticamente (n grande), dobrando-se o número de elementos a serem ordenados, o tempo de ordenação quadruplicará Valdemar W. Setzer – Algoritmos 24/5/13

33 Valdemar W. Setzer – Algoritmos
TÓPICOS  1. Introdução  2. O problema a ser resolvido  3. Soluções obtidas  4. O que é um algoritmo?  5. Qual é o melhor algoritmo? 6. É possível melhorar a eficiência? 7. Algoritmo ótimo 8. Conclusão Valdemar W. Setzer – Algoritmos 24/5/13

34 6. É possível melhorar a eficiência?
Vejamos o método Binary merge sort ou Ordenação por intercalação binária Ordenação por gente preguiçosa Valdemar W. Setzer – Algoritmos 24/5/13

35 6. É possível melhorar? (cont.)
Valdemar W. Setzer – Algoritmos 24/5/13

36 6. É possível melhorar? (cont.)
Valdemar W. Setzer – Algoritmos 24/5/13

37 6. É possível melhorar? (cont.)
Valdemar W. Setzer – Algoritmos 24/5/13

38 6. É possível melhorar? (cont.)
Valdemar W. Setzer – Algoritmos 24/5/13

39 6. É possível melhorar? (cont.)
Notar que as regras R1 a R5 podem ser seguidas, se as operações são feitas sequencialmente. Estrutura de dados em forma de ÁRVORE BINÁRIA Níveis 1 2 3 Raiz Nós Folhas Altura Valdemar W. Setzer – Algoritmos 24/5/13

40 6. É possível melhorar? (cont.)
Número de comparações: Seja um maço inicial com n cartões Cada pessoa P, em um nível v, recebe e intercala cartões de seus dois ajudantes do nível v+1 O último cartão não é comparado, é por construção o maior e é colocado no fim do maço construído por P O número total de comparações feitas pelo total das pessoas no nível v com os cartões dos ajudantes do nível v+1 é então n – (número de pessoas em v) Ex. de melhor caso: P no nível 1, intercalando 2 maços com os números 1, 2, 3, 4 e 5, 6, 7, 8 dá 3 comparações a menos (4 em lugar de 7, o pior caso) Quantas pessoas existem e quantas comparações são feitas em cada nível, no pior caso? Valdemar W. Setzer – Algoritmos 24/5/13

41 6. É possível melhorar? (cont.)
Nível No nós No comp. 20=1 n-1 1 21=2 n-2 2 22=4 n-4 3 23=8 n-8 ... m-1 2m-1 n-n/2 m 2m n-n=0 Valdemar W. Setzer – Algoritmos 24/5/13

42 6. É possível melhorar? (cont.)
Portanto, o número total de comparações é C = (n-1) + (n-2) + (n-4) + (n-8) (n-n/2) Como são m (0 a m-1) termos a serem somados, onde m é a altura da árvore, C = mn – ( n/2) Precisamos calcular o número de nós de uma árvore binária com n folhas No. de nós de uma árvore com n/2 folhas Valdemar W. Setzer – Algoritmos 24/5/13

43 6. É possível melhorar? (cont.)
Número total de nós de uma árvore binária Com n/2 folhas, a árvore tem 2(n/2) – 1 = n – nós Nível No. nós Total de nós 1 2 3 4 7 8 15 ... m-1 2m-1 m 2m 2m+1-1 Valdemar W. Setzer – Algoritmos 24/5/13

44 6. É possível melhorar? (cont.)
Como tínhamos C = mn – ( n/2) então C = mn – (n – 1) = mn – n + 1 Valdemar W. Setzer – Algoritmos 24/5/13

45 6. É possível melhorar? (cont.)
Resta calcular m, a altura da árvore, em função de n, No de elementos a ordenar (número de folhas) Nível No. nós 1 2 4 3 8 ... m-1 2m-1 m 2m Portanto, n = 2m e então m = log2 n Valdemar W. Setzer – Algoritmos 24/5/13

46 6. É possível melhorar? (cont.)
Como C = mn – n + 1 e m = log2 n No nosso caso, n = 8; portanto no pior caso C = 8  3 – = 17 comparações Comparar com o quadrático: 28 comparações Portanto, a ordenação por intercalação binária tem complexidade O(n log n) Será que ela é muito melhor do que a O(n2)? C = n log2n – n + 1 Valdemar W. Setzer – Algoritmos 24/5/13

47 6. É possível melhorar? (cont.)
Valdemar W. Setzer – Algoritmos 24/5/13

48 6. É possível melhorar? (cont.)
Numa lista telefônica Assinantes Quadrático Intercal. binária Computador que faz de comparações por segundo: só nas comparações, 6 dias s Valdemar W. Setzer – Algoritmos 24/5/13

49 6. É possível melhorar? (cont.)
Espaço requerido Não é preciso usar a árvore Solução simples: usar uma única fileira adicional (mais n posições de memória) Há métodos n log n que não requerem espaço adicional Um desses é o usado normalmente, Quicksort (mas usa uma pilha de recursão) Ver vários vídeos no youtube, por exemplo vizualization of quicksort Valdemar W. Setzer – Algoritmos 24/5/13

50 Valdemar W. Setzer – Algoritmos
TÓPICOS  1. Introdução  2. O problema a ser resolvido  3. Soluções obtidas  4. O que é um algoritmo?  5. Qual é o melhor algoritmo?  6. É possível melhorar a eficiência? 7. Algoritmo ótimo 8. Conclusão Valdemar W. Setzer – Algoritmos 24/5/13

51 Valdemar W. Setzer – Algoritmos
7. Algoritmo ótimo Existem métodos ainda mais rápidos que os n log n? É possível provar formalmente que não existe algoritmo de ordenação por comparação entre os objetos, com complexidade melhor do que n log n. Valdemar W. Setzer – Algoritmos 24/5/13

52 Valdemar W. Setzer – Algoritmos
TÓPICOS  1. Introdução  2. O problema a ser resolvido  3. Soluções obtidas  4. O que é um algoritmo?  5. Qual é o melhor algoritmo?  6. É possível melhorar a eficiência?  7. Algoritmo ótimo 8. Conclusão Valdemar W. Setzer – Algoritmos 24/5/13

53 Valdemar W. Setzer – Algoritmos
8. Conclusão Vimos alguns tópicos da análise de algoritmos uma área fundamental da ciência da computação que visa a descoberta de algoritmos eficientes a comparação de algoritmos quanto à eficiência a prova de que algum algoritmo é ótimo a prova formal de que um algoritmo está correto e muito mais! Valdemar W. Setzer – Algoritmos 24/5/13

54 Valdemar W. Setzer – Algoritmos
8. Conclusão (cont.) A computação, do ponto de vista algorítmico, está muito mais para a matemática do que para qualquer outra ciência Portanto, no ensino médio, a disciplina correta para se introduzir noções de ciência da computação e interessar alunos por ela é a matemática Pode-se usar o método que foi aqui descrito Ciência da computação não é saber usar um computador! Valdemar W. Setzer – Algoritmos 24/5/13

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F I M Valdemar W. Setzer – Algoritmos 24/5/13


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