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Digitalização de Vídeo e Áudio
Guido Stolfi Mackenzie 2 / 2007
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Sinais Contínuos s(t) existe para todo t dentro de um intervalo
s(t) pode assumir qualquer valor entre os extremos de amplitude
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Sinais de Tempo Discreto
s(t) = s(nT) existe para t = nT , com n pertencendo ao conjunto dos números inteiros
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Sinais Quantizados s(t) assume valores pertencentes a um conjunto discreto (v1,v2,v3…vN)
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Digitalização Amostragem + Quantização
= Sinais de Tempo Discreto Quantizados Seqüências de Números Inteiros
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Critérios para Digitalização
Amostragem: Banda passante Rebatimento Espectral (“Aliasing”) Quantização: Resolução de Amplitude Ruído de Quantização
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Amostragem
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Conceito de Amostragem
Amostragem consiste no processo de tomar medidas de um sinal contínuo s(t) em intervalos consecutivos, a cada T unidades. (unidades de tempo, espaço, ângulo, etc…) Resulta em uma seqüência sA(nT) de valores numéricos, denominados Amostras, associados aos instantes n T T = Período de Amostragem fA = 1 / T = Freqüência (ou Taxa) de Amostragem
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Amostragem de um Sinal Contínuo
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Reconstrução de um Sinal Amostrado
Cada amostra sA (nT) é substituída por um pulso h(t-nT), posicionado em um ponto correspondente ao instante nT, com amplitude proporcional ao valor de sA (nT) Isso corresponde à convolução de sA(nT) e h(t): Os pulsos h(t) podem ou não apresentar superposição
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Convolução sA(nT) h(t) sR(t) h(t) sA(nT) = (t)
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Convolução (Tempo Discreto)
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Exemplo: h(t) Retangular com Duração T
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Exemplo: Outros Pulsos h(t)
h(t) triangular com largura 40 h(t) gaussiano
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Teorema da Amostragem A reconstrução exata de um sinal amostrado é possível se o sinal for limitado em freqüência, e a taxa de amostragem for maior que o dobro da freqüência máxima do sinal. A função de reconstrução ideal é da forma Teorema de Kotelnikov / Shannon / Nyquist
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Amostragem no Domínio do Tempo
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Amostragem no Domínio da Freqüência
Transformada de Fourier: Convolução:
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Espectro de s(t)
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Espectro da Função de Amostragem
a (t) (ms) A() (Hz)
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Espectro do Sinal Amostrado
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Requisito para Reconstrução
Não pode haver superposição de espectro, após convolução entre S() e A() Equivale a garantir que fA 2 fM Reconstrução exige aplicação de um filtro passa-baixas ideal, no caso limite fA = 2 fM
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Filtro de Reconstrução Ideal
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Reconstrução com sen(x)/x
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Reconstrução com Pulso Retangular
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Reconstrução com Pulso Retangular
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Rebatimento Espectral: fA >> 2 fM
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Rebatimento Espectral: fA >> 2 fM
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Rebatimento Espectral: fA >> 2 fM
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Rebatimento Espectral: fA < 2 fM (“Aliasing”)
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Rebatimento Espectral: fA < 2 fM (“Aliasing”)
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Sistema de Amostragem s(t) a(t) sA(t) sR(t) h(t) Filtro
“anti-aliasing” Filtro de reconstrução Função de amostragem h(t)
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Filtro “Anti - Aliasing”
Faixa de Passagem Faixa de Transição Faixa de Rejeição fM fA fA / 2
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Critérios para taxa de Amostragem
Critério de Nyquist: fA 2fM (filtro de reconstrução ideal) Critério de Kell: fA 3fM (aproximado – filtro não ideal)
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Reconstrução com Pulso Retangular (Nyquist)
fA = 2,2 fM
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Reconstrução com Pulso Retangular (Kell)
fA = 3,3 fM
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Exemplos de Sistemas Amostrados
Audio CD: fM = 20 kHz fA = 44,1 kHz fA / fM = 2,205
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Exemplos de Sistemas Amostrados
Telefonia: fM = 3,4 kHz fA = 8 kHz fA / fM = 2,35
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Exemplos de Sistemas Amostrados
Video Digital (NTSC): fM = 4,2 MHz fA = 13,5 MHz fA / fM = 3,21
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Exemplos de Sistemas Amostrados
Miografia (potencial muscular): fM = 2 kHz fA = 200 Hz fA / fM = 0,1
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Exemplos de Sistemas Amostrados
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Exemplos de Sistemas Amostrados
Amostragem de Sinal de Banda Estreita F.I. TV fM = 44 +/- 3 MHz fA = 25 MHz fA / fM = 0,57 fA / fBW = 4,17
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Amostragem de Sinal de Banda Estreita
fA 12,5 25 37,5 44 50 fA 6 12,5 19 25 31 37,5 44 50 56 O sinal deve estar contido entre múltiplos consecutivos de fA / 2
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Quantização
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Quantização na Conversão A/D
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Sinal Quantizado (4 bits = 16 níveis)
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Erro de Quantização Histograma Espectro
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Modelo do Erro de Quantização
Ruído Aleatório Aditivo Distribuição uniforme de Amplitude Amplitude pico-a-pico = Q (passo de quantização) Potência média:
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Relação Sinal-Ruído Sinal quantizado com n bits: 2n níveis
Amplitude de pico do sinal: SP = Q 2n-1 Potência de pico do sinal: PP = Q2 22n-2 Potência do ruído de quantização: PQ = Q2 /12 Relação Sinal / Ruído:
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Relação Sinal-Ruído de Quantização
Em decibéis: Exemplo: 8 bits => S/R = 52,9 dB (máx.) 16 bits => S/R = 101,1 dB
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Exemplos de Sistemas Quantizados
Audio CD 16 bits S/R = 101 dB (teórica) ~ 90 dB (prática)
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Exemplos de Sistemas Quantizados
Gravação Digital de Áudio: 24 bits S/R = 149 dB (teórica) ~ 100 dB (prática)
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Relação Sinal - Ruído em Vídeo
Adota-se a relação entre a amplitude pico-a-pico do sinal e a amplitude RMS do ruído de quantização:
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Considerando a Banda Passante
A limitação da resposta em freqüência após a quantização reduz a potência do ruído dentro da banda do sinal: fA/2 f fA fV
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Considerando “Headroom”
VT VB-VP
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Considerando a Resposta em Freqüência da Percepção Visual
onde f1= 270kHz, f2 = 1.37MHz e f3 = 390kHz f
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Relação S / R de Quantização Total
fA VT 8 bits A( f ) 2 fV 100 IRE Exemplo: 8 bits
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Amostragem Bidimensional
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Amostragem de uma Imagem 2-D
s(t) s(x, y) s(.) R, G, B ou Y, U, V Filtro “Anti-aliasing” Abertura Equivalente de Captura “Aliasing” Figuras de “Moirée” Função de Reconstrução MTF, “Spot Profile”
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Digitalização de Vídeo
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Estrutura de Amostragem Espacial
Taxas de Amostragem podem ser independentes nos sentidos x e y Amostras podem ou não serem alinhadas nos sentidos x e y Em geral, estrutura é retangular; ocasionalmente, quadrada
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Amostragem e Reconstrução
Abertura Equivalente de Captura Imagem Função de Reconstrução Pixel Estrutura de Amostragem Espacial
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Reprodução de uma Imagem com Função de Reconstrução Quadrada
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Reprodução de uma Imagem com Função de Reconstrução Gaussiana
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John Lennon
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Resolução Espacial
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Padrão de Teste de Resolução Espacial
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Função de Transferência de Contraste (CTF)
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Função de Transferência de Modulação (MTF)
Obtida da mesma forma que a CTF, quando o padrão de barras tem variação senoidal de luminância (ao invés de retangular) É a resposta em freqüência espacial do sistema MTF de um sistema linear com elementos em série é o produto das MTF’s dos seus elementos
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MTF da Visão Humana
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Unidade de Medida: Linhas de TV
Quantidade de linhas pretas + brancas contidas em uma distância igual à altura da imagem V V
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Amostragem e Reconstrução
No domínio Espacial: Convolução da imagem com a abertura equivalente de captura Amostragem Convolução da amostra com a função de Reconstrução No domínio da Freqüência: Filtragem pela MTF do processo de captura Amostragem (translação e replicação espectral) Filtragem pela MTF do processo de reconstrução
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Espectro Bi-dimensional
fX fY y x Domínio do Espaço Domínio da Freqüência Espacial
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Espectro Bi-dimensional
fY y fX x Domínio do Espaço Domínio da Freqüência Espacial
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Espectro Bi-dimensional
fX fY y x Domínio do Espaço Domínio da Freqüência Espacial
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Espectro Bi-dimensional
fY y fX x Domínio do Espaço Domínio da Freqüência Espacial
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“Aliasing” Espacial: Efeito “Moirée”
Imagem Original Imagem Amostrada
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“Aliasing” Espacial: Efeito “Moirée”
Imagem Original Imagem Amostrada e reconstruída
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Espectro 2-D da Imagem Amostrada
fX fY fAY fAX fX fY
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Redução do “Aliasing” Espacial por Filtragem
Imagem Filtrada por Imagem Amostrada abertura equivalente e reconstruída
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Espectro 2-D da Imagem Filtrada
fX fY fX fY fAY fAX Filtragem espacial Amostragem
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Visibilidade do Ruído de Quantização
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Visibilidade do Ruído de Quantização
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Quantização com “Dithering”
Quantizador Sinal sA(t) s(t) r(t) * Ruído
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Quantização com “Dithering”
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Visibilidade de Quantização com “Dithering”
Q = 1 / d = 1/16
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Critério de Kell x Nyquist
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fM / fA = 0,1
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fM / fA = 0,2
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fM / fA = 0,3
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fM / fA = 0,3 fY fX fAY fAX fX fY
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fM / fA = 0,35
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fM / fA = 0,4
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fM / fA = 0,45
94
fM / fA = 0,5
95
fM / fA = 0,5 fX fY fAY fAX fX fY
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fM / fA = 0,55
97
fM / fA = 0,8
98
fM / fA = 0,8 fY fX fAY fAX fX fY
99
fM / fA = 0,95
100
fM / fA = 0,2
101
fM / fA = 0,3
102
fM / fA = 0,35
103
fM / fA = 0,4
104
fM / fA = 0,45
105
fM / fA = 0,5
106
fM / fA = 0,95
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fM / fA = 0,95 fX fY fAY fAX fX fY
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fM / fA = 0,35
109
fM / fA = 0,4
110
fM / fA = 0,5
111
fM / fA = 0,35
112
fM / fA = 0,4
113
fM / fA = 0,45
114
fM / fA = 0,5
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Amostragem com Função de Reconstrução Triangular
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fM / fA = 0,35
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fM / fA = 0,35 fX fY fAY fAX fX fY
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fM / fA = 0,3
119
fM / fA = 0,35
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fM / fA = 0,4
121
fM / fA = 0,45
122
fM / fA = 0,5
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Amostragem 3-D (Espaço – Tempo)
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Amostragem de uma Imagem em Movimento
(Y,U,V) = s (x, y, t)
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Amostragem de uma Imagem em Movimento
Amostragem temporal (t): Fotogramas Amostragem Espacial (y): Varredura Amostragem Espacial (x): Digitalização do Sinal de Vídeo
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Espectro Tri-dimensional (Espaço - Tempo)
ft fy b y c fx a t x Imagem com Movimento Espectro Tri-dimensional
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“Aliasing” Temporal: Efeito “Roda de Carroça”
Uma Rotação de 85 graus em sentido Horário... ...confunde-se com uma rotação de 5 graus... ...em sentido anti-horário.
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Redução do “Aliasing” Temporal pelo Controle do Tempo de Exposição
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Estruturas de Varredura (Espaço – Tempo)
Varredura Progressiva Varredura Entrelaçada
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Espectros das Estruturas de Varredura
Varredura Progressiva Varredura Entrelaçada
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Critérios de Dimensionamento na Amostragem de Sinais de Vídeo
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Critérios de Resolução Temporal
Remanência da Visão: 15 a 20 imagens (quadros) por segundo para proporcionar ilusão de movimento Cintilação: 48 ~ 60 imagens por segundo Interferências com a Rede Elétrica: 50 / 60 Hz 60 imagens por segundo (EUA, Japão, Brasil 50 imagens por segundo (Europa, Ásia, etc.)
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Critérios de Resolução Espacial
Acuidade Visual: ~ 1 minuto de grau Proporção: 4:3 (igual ao cinema de antigamente) 16:9 (compromisso com cinema atual) Tamanho da Imagem: ? Distância de Observação: ?
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A Televisão como Entretenimento
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Ângulos de Visualização da TV Convencional
H / L = ¾ a = 10o b = 7.5o
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Dimensionamento de um Sistema de TV: Padrão “M”
Acuidade Visual: 1/60 de grau Ângulo de visualização: 10 x 7.5 graus 600 x 450 elementos de imagem (pixels)
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Requisitos de Banda Passante
60 quadros por segundo, 600 x 450 pixels 1 pixel = 1 semiciclo da maior freqüência necessária
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Agravante: Tempo de Retraço
Tempo de Varredura Tempo de Retraço
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Requisitos de Banda Passante
Tempo de retraço: 20% na varredura horizontal e 9% na vertical
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Agravante: Critério de Kell
Teorema da Amostragem diz: número de linhas de varredura deve ser maior que o número de linhas (alternadas) a serem exibidas na imagem (fa > 2 x fs) Fator de Kell = 0,7 (experimental) implicaria em 450 0,7 = 643 linhas de varredura na imagem visível.
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Requisitos de Banda Passante
Considerando tempo de retraço e critério de Kell: Considerando Modulação AM: BCH = 2 BW = 30,28 MHz (!!!)
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Atenuante: Acuidade Visual
Adotado Limite de Acuidade Visual como 1,33 minutos de grau, considerando nível de luminância Imagem visível passa para 340 x 450 elementos de resolução (480 linhas de amostragem) Adotadas 525 linhas de varredura (incluindo retraço)
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Atenuante: Entrelaçamento
Freqüência de Cintilação para detalhes pequenos é muito menor Imagem é subdividida em 2 campos (par e ímpar) Banda Passante cai pela metade (4.2 MHz)
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Atenuante: Modulação Vestigial (VSB)
4,2 MHz -4,2 MHz Vídeo Composto (Banda Base) +4,2 MHz -0,75 MHz +4,5 MHz fo Modulação AM Modulação VSB + Áudio 6 MHz
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MTF da Televisão Convencional
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TV de Alta Definição: “Hi-Vision” (~1985)
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Dimensionamento do Ângulo de Visualização para a “Hi-Vision”
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Ocupação do Campo Visual
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Relação de Aspecto da TV de Alta Definição
Compatibilidade com formatos de Cinema
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Relação de Aspecto da TV de Alta Definição
Compatibilidade com imagens 4:3 16 4 3 4 3 (12 9) 4 3 9 4 3
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TV de “Mesma Definição”
1080 480 1,33’ 640 1920
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No Futuro ?
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UHDV – Ultra High Definition Video (2005)
4320 1080 >90O 1920 7680
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UHDV – Ultra High Definition Video (NHK-2005)
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