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QUANDO É PRECISO UM NOVO MODELO DE GESTÃO DE PESSOAS ? Quando o negócio da empresa é sensível ao desempenho tipicamente humano Inovação Criatividade Qualidade.

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1 QUANDO É PRECISO UM NOVO MODELO DE GESTÃO DE PESSOAS ? Quando o negócio da empresa é sensível ao desempenho tipicamente humano Inovação Criatividade Qualidade Emoção Antecipação Iniciativa A GESTÃO DE PESSOAS É VARIÁVEL DEPENDENTE A GESTÃO DE PESSOAS É VARIÁVEL DEPENDENTE A. Fischer

2 Pressões de Contexto Externo Interno Mercado Competência Competênciaessencialreconhecida Sociedade Sociedade Legislação Legislação Cidadania Cidadania Papel do Estado Papel do Estado Cultura de Cultura de trabalho trabalho Estratégia de Negócio Sensibilidade do negócio ao desempenhohumano Comportamento Organizacional Organizacional Padrão Tecnológico Padrão Tecnológico Modelo Organizacional Modelo Organizacional Cultura Organizacional Cultura Organizacional MODELO DE GESTÃO DE PESSOAS REQUERIDO A. Fischer MODELO DE GESTÃO DE PESSOAS

3 Diagnósticos de Ambiente A. Fischer PAPÉIS ESTRATÉGICOS DE RH - ULRICH Gestão das Estratégias Gestão da Mudança Gestão da Infraestrutura Gestão da Contribuição dos Funcionários PESSOAS COTIDIANO/OPERACIONAL FUTURO/ ESTRATÉGICO PROCESSOS

4 Diagnósticos de Ambiente A. Fischer PAPÉIS ESTRATÉGICOS DE RH - ULRICH PARCEIRO ESTRATÉGICO ESPECIALISTA ADMINISTRATIVO DEFENSOR DOS FUNCIONÁRIOS AGENTE DE MUDANÇA GERENCIAR E AMPLIAR A COMUNIDADE DE RH: Dirigentes Gerentes de linha Consultores Externos Terceiros Funcionários Tecnologia da Informação

5 COMPETÊNCIA - O QUE É Capacidade para Competir Condição especial para executar uma atividade Atributo do Indivíduo, Atributo da Empresa

6 COMPETÊNCIA - COMO RECONHECER? SOMENTE PODE SER RECONHECIDA PELO SEU RESULTADO Valor agregado à alguém ou alguma organização COMPETÊNCIA PERCEBIDA

7 COMPETÊNCIA - ORGANIZACIONAL CAPACIDADE DE UMA ORGANIZAÇÃOMOBILIZAR SEUS RECURSOS PARA GERAR RESULTADOS/BENEFÍCIOS PARA SEUS CLIENTES Qual a competência essencial deste setor de atividade? COMPETÊNCIA POTENCIAL

8 COMPETÊNCIA - ORGANIZACIONAL REVOLUCIONA O SETOR É IMPRESCINDÍVEL É RARA DIFÍCIL DE SER IMITADA Qual a competência essencial deste setor de atividade? QUALIDADES SEGUNDO PRAHALAD

9 COMPETÊNCIA HUMANA CAPACIDADE DE UMA PESSOA MOBILIZAR SEUS RECURSOS PARA GERAR RESULTADOS/BENEFÍCIOS PARA SUA EMPRESA/CLIENTES Qual(is) a(s) competência(s) essenciais necessárias para esta empresa?

10 MODELO COMPETITIVO DE GESTÃO DE PESSOAS SEGMENTAÇÃO DO MERCADO INTERNO SEGMENTAÇÃO DO MERCADO INTERNO DESENVOLVIMENTO COMO OBJETIVO PRIORITÁRIO DESENVOLVIMENTO COMO OBJETIVO PRIORITÁRIO RH COERENTE COM NEGÓCIO RH COERENTE COM NEGÓCIO GESTÃO POR COMPETÊNCIAS GESTÃO POR COMPETÊNCIAS VINCULAR DESEMPENHO A RESULTADOS VINCULAR DESEMPENHO A RESULTADOS A. Fischer DIRETRIZES E POLÍTICAS

11 SEGMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS DE R.H. CORECOMPETENCE30% A. Fischer


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