A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Portfólio de Matemática Segundo Trimestre

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Portfólio de Matemática Segundo Trimestre"— Transcrição da apresentação:

1 Portfólio de Matemática Segundo Trimestre
Sara Caroline Schenato Leite Turma 300 Colégio Ruben Berta

2 Introdução Este portfólio é o primeiro que eu faço em PowerPoint, então ele está bem mais interessante, resolvi mudar e dessa vez colocar apenas três itens como: Provas, Projeto e Varal. E com bem mais matemática, explicando como resolvi os exercícios das provas, como foi feito o nosso projeto e a apresentação do Varal. Espero que gostem.

3 Sumário Provas p1 p2 e p3 Projeto Cálculos e objeto. Varal/2010
Projeto de todos os grupos da sala. Auto Avaliação

4 Provas! Prova 1 dia 29 de junho de 2010
A primeira prova eu tirei 0,8 valia 5,0. Fui bem mal, porque eu não estudei, e até confesso que não gosto de matemática. Bom vamos ao que interessa, o exercício que eu acertei foi esse: Uma piscina tem as seguintes dimensões:12m de comprimento, 7m de largura e 2,70m de profundidade. Qual é a quantidade máxima de água, em litros, que essa piscina pode conter? Eu fiz a área da base, porque pra fazer o volume tem que ter a área. Ab = bxh = 12 (comprimento) x 2,70 (altura) = 32,4 cm² Daí eu fiz o volume: V = Abxh = 32,4 (área da base) x 7 (largura) = 226,8 cm³. Só que eu esqueci de transformar para litro e levei meio certo. O resultado em litros é de: litros.

5 Aqui estão as imagens da prova:

6 Prova 2 Dia 10 de agosto de 2010 Essa prova tinha somente 5 questões, ela tava muito fácil, para quem sabia fazer, que não era o meu caso. Nessa eu tirei 1,2. Exercício: Se dobrarmos o raio da base do cilindro, mantendo a altura, o volume do cilindro ficará multiplicado por ______ . Explique qual a relação do raio do cilindro com a sua altura. Essa era pra imaginar um cilindro com o raio e a altura que eu quisesse. Eu imaginei um cilindro de altura 8 com o raio 2. E o segundo a mesma altura dobrando o raio ficava 4. Aí eu fiz a área da base do primeiro cilindro: Ab = . R² =  x 2² = 4  e o volume V = Ab.h = 4x8 = 32 cm³. Fiz a mesma coisa com o segundo cilindro: Ab =  . 4² = 16  e o volume V = 16x8 = 128 cm³ . Eu pensei, vou dividir 128 cm³ por 32 cm³, dividi e ficou 4. No fim acabei acertando, nesse meu “chute” inesperado.

7 Aqui estão as imagens da prova:

8 Prova 3 Dia 24 de agosto de 2010 Essa prova também não tava tão difícil, tinha umas questões do caderno e do livro, como não estudei, não fui bem tirei 0,5. Eu só acertei o volume da questão número 1. Exercício : Um cilindro de 10m de altura tem área da base igual a 16  cm². Calcule a área lateral e o volume. O volume eu fiz assim: V = Abxh = 16 .1000 (10m transformei para cm) =  cm³ e a área lateral era assim: Al = 2 .r.h = Al: 2  = 2  = 8000  cm² para achar o raio era pra fazer r² = .Ab =  . 16 = 4 

9 Aqui estão as imagens da prova:

10 Projeto O projeto de matemática, química e inglês, foi o melhor trabalho que eu já fiz até hoje. Eu nunca pensei que eu fosse dar tanto de mim por um trabalho. Nossa idéia foi uma pirâmide que faz o papel de luminária e porta-retrato, ela ficou muito show, ficou exatamente como nós do grupo imaginávamos. Nossa pirâmide foi feita toda de madeira e a medida foi toda 30 por 30 cm. Colocamos figuras geométricas nela (como mostra a foto a seguir), e cada figura era 1 por 1 cm, tudo exatamente certo. Nós colorimos ela de rosa, e colocamos papel celofone dentro, para guando ligarmos a luz de dentro a luz saia com efeito colorido. Ficou muito legal, foi uma idéia que realmente deu certo. Veja as fotos →

11 Projeto de : Aline, Francielli Z, Gabriele, Josiele e Sara.

12 Cálculos: Furinhos e Pirâmide.
Furinhos → São16 quadrados x 4 (lados da pirâmide) = 64. 9 triângulos x 4 = 36 e 8 círculos x 4 = 32. Aí fiz a fórmula do quadrado que é lado x lado = 1x1 = 1x64 = 64cm² Fórmula do triângulo: A = ℓ² .√3 /4 = A =1². √3 /4 = √3/4 = (calculamos √3 por 1,27) 1,27/4 = 0,43cm ² x 36 = 15,58 Fórmula do círculo: A = .r ² = A = 3,14 . O,5² (metade do raio que é 1) = 0,785 x 32 = 25,12cm ² Área Total dos furinhos (a soma de todos os resultados) = 104,7cm ² Pirâmide → 21,5 é a altura. Fórmula do triângulo A= ℓ² . √3/ A = 4.30². √3/ A = √3/ A = ,7 (a professora nos ajudou e colocou 1,7) / A = 2430cm ² Aí descontamos o valor dos furinhos para achar a área total de toda a pirâmide. Área total = 2430 – 104,7 = 2325,3 cm ² Foi esse nosso cálculo do projeto!!

13 Varal 2010 Veja as fotos do varal →
No Varal nós apresentamos todos os projetos que os alunos fizeram. O projeto do grupo da Thayse que era um porta Cd’s. O projeto do grupo da Fran Goulart que era uma luminária decorativa. O projeto do grupo da Bruna que era um porta-sabonete. O projeto do grupo da Paola que era um porta-jóias E o meu projeto que era uma luminária e um porta retrato. A Paola falou sobre o Escher que faz aquelas obras que são sem explicação muito legal, A Fran e a Carine falaram sobre os projetos de física que era circuito elétrico, A Josi e a Thayse falaram sobre as formas geométricas e suas fórmulas (os outros foram pelo computador como apresentação de portfólio e pbworks), o Varal foi o máximo, tinha muita matemática, todos gostaram da nossa sala. Foi uma festa praticamente. Adorei participar do varal 2010. Veja as fotos do varal →

14

15 Auto Avaliação Esse trimestre passou muito rápido, e eu passei o maior tempo em função do projeto, nas férias eu estava trabalhando, então nem deu tempo de eu dormir até tarde, porque as gurias foram pra minha casa quase todos os dias pra fazer o projeto, esse projeto foi uma experiência muito boa pra mim, eu nunca tinha trabalhado assim em grupo, não em um projeto tão legal e ao mesmo tempo complicado, gastei um montão de dinheiro coisa que eu nunca tinha feito antes, eu não gastava de jeito nenhum, e essa foi a primeira vez de todos esses anos que eu estudo. Eu me surpreendi comigo mesma, pois nem todos do grupo ajudaram 100% e eu tive muita, muita paciência coisa que eu nunca tive, se fosse em outros tempos já teria brigado, feito um “bolo”, isso me ajudou muito, e espero realmente que reconheçam o meu trabalho nesse projeto, não só em matemática, mas em química e inglês, porque eu fiz bem mais coisas, trabalho de química, as falas de inglês, ai nossa, nem acredito. Essa é minha auto avaliação, fui bem sincera, e espero recuperar um pouco de nota nesse segundo trimestre, pois no primeiro fiquei só com 5,0, sei que não estudo para as provas, mas é que eu realmente não entendi essas matérias desse ano, é uma pena pois nunca fui tão mal em matemática, apesar de não gostar dela. É isso, espero que tenham gostado do meu Port. Abraço!


Carregar ppt "Portfólio de Matemática Segundo Trimestre"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google