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DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA NRE-TOLEDO
DIRETRIZES CURRICULARES ESTADUAIS
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POLÍTICA E CURRÍCULO Novo projeto de sociedade
Nova Orientação político-econômica Novo projeto de sociedade Re-orientação curricular 2
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DÉCADA DE 1970 Lei nº /71- “...com o fim das humanidades acabou também, em grande parte, o pensamento crítico, o que significou o fim de toda uma prática de reflexão questionadora que, bem ou mal, tinha-se iniciado nos anos 60” ( ROUANET 1987, p.307).
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Década de 1980 Na década de 1980, com a consolidação da abertura política e o desenvolvimento da Pedagogia Histórico-Crítica, ganham força as discussões sobre o currículo escolar e o papel da educação na transformação social, política e econômica da sociedade brasileira. 4
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Currículo Básico No Estado do Paraná, o resultado desse processo está materializado no documento denominado Currículo Básico, construído por professores da escola pública. Objetivo: Instrumentalizar os trabalhadores com – Trabalho – Ciência – Cultura. 5
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LDB 9.394/96 No Estado do Paraná, após o lançamento dos PCN, em 1998, a Secretaria de Estado da Educação adota uma política de esvaziamento do conteúdo das disciplinas com a 6
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ausência de reflexão sistematizada sobre a prática educativa que ali ocorria, com um processo de formação continuada, cujo foco fugia da especificidade do trabalho educativo, e estava situado em programas motivacionais e de sensibilização (...). Pouco se propôs em relação às discussões de conteúdos curriculares e, quando havia algo neste sentido, este era marcado pela divulgação dos Parâmetros Curriculares Nacionais. A formulação e execução de projetos eram individualizados, por professores ou por escola (Arco-Verde, 2006, p.4). 7
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POLÍTICAS NEOLIBERAIS: O EIXO DO CURRÍCULO
PERSPECTIVA DE SUPERAÇÃO DE BASE MECANICISTA POSITIVISTA CURRÍCULO LINEAR SUPERAR O TRADICIONAL CARTESIANO FORMAÇÃO SISTÊMICA CURRÍCULO EM REDE AMBIENTALISTA DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL HOLISMO EQUILÍBRIO/HARMONIA AUTO-ESTIMA POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA 8
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SUPERAÇÃO DA DISCIPLINARIDADE
MULTIDISCIPLINARIDADE TRANSDISCIPLINARIDADE PLURIDISCIPLINARIDADE INTERDISCIPLINARIDADE POLIDISCIPLINARIDADE RECONFIGURAÇÃO DO CAPITAL, DO TRABALHO E DO SETOR PRODUTIVO. TRABALHADOR POLIVALENTE OUTRA FORMAÇÃO: PROFESSOR FACILITADOR E ALUNO COMPETENTE ENSINO SUBMETIDO AOS INTERESSES DO MERCADO DE TRABALHO 9
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IMPACTO NO CURRÍCULO A ESCOLA APROPRIA-SE DO DISCURSO E DAS PRÁTICAS
DA PARTICIPAÇÃO, ADAPTAÇÃO, FORMAÇÃO DE VALORES MORAIS, NOVAS TECNOLOGIAS, SOLIDARIEDADE, E AÇÕES AFIRMATIVAS. 4 PILARES DA EDUCAÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS QUALIDADE TOTAL NA EDUCAÇÃO DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE TEMAS TRANSVERSAIS 10
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DIRETRIZES CURRICULARES
2003 – DIAGNÓSTICO. 2004 – 2005 – EVENTOS E ENCONTROS DESCENTRALIZADOS PARA DISCUSSÃO COLETIVA E SISTEMATIZAÇÃO DO TEXTO. 2006 – DISCUSSÃO COLETIVO SEED REESTRUTURAÇÃO DO TEXTO E EDITORAÇÃO.
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DIRETRIZES CURRICULARES
2007 – PRIMEIRO SEMESTRE REVISÃO e EDITORAÇÃO DOS TEXTOS DE DIRETRIZES DOS NÍVEIS E MODALIDADES. LEITURA CRÍTICA DAS DIRETRIZES CURRICULARES DAS DISCIPLINAS – REVISÃO.
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DIRETRIZES CURRICULARES
2007 – SEGUNDO SEMESTRE Encontros presenciais: equipes disciplinares, leitores críticos e secretário de Estado da Educação. Editoração da versão definitiva das Diretrizes Curriculares – Divulgação fevereiro de 2008.
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DCE - FORMATO HISTÓRICO FUNDAMENTOS TEÓRICO- METODOLÓGICOS
CONTEÚDOS ESTRUTURANTES ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS AVALIAÇÃO
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HISTÓRICO Revisão da História da Disciplina e da ciência de referência; Identificar os campos de estudo que identificam essa disciplina escolar; Selecionar entre esses campos de estudo os considerados relevantes para compreender o mundo no atual período histórico; Seleção – é uma escolha político pedagógica
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FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS
Apresentam a linha teórica à qual as Diretrizes estão vinculadas; Indicam o por quê essa opção teórica é considerada mais adequada para a formação de um aluno crítico; Vinculam essa teoria a metodologias de ensino afins.
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CONTEÚDOS ESTRUTURANTES
São datados e interessados; Têm características diferentes nas diversas disciplinas escolares; Podem ser conceitos, práticas ou campos de estudo;
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CONTEÚDOS ESTRUTURANTES
São os conteúdos fundamentais que identificam a disciplina como campo do conhecimento historicamente constituído e socialmente validado;
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CONTEÚDOS ESTRUTURANTES
Estão vinculados à abordagem teórico-metodológica explicitada nas Diretrizes da disciplina; Em geral não devem ser seriados. Estabelecem inter relações constantes; A partir da concepção de Conteúdos Estruturantes, estabelecem-se os conteúdos específicos.
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ARTE ELEMENTOS FORMAIS COMPOSIÇÃO MOVIMENTOS E PERÍODOS TEMPO E ESPAÇO
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BIOLOGIA ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS MECANISMOS BIOLÓGICOS
BIODIVERSIDADE IMPLICAÇÕES DOS AVANÇOS BIOLÓGICOS NO FENÔMENO VIDA
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EDUCAÇÃO FÍSICA ESPORTE GINÁSTICA DANÇA
JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS LUTAS
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ENSINO RELIGIOSO PAISAGENS SAGRADAS TEXTOS SAGRADOS SÍMBOLOS SAGRADOS
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FILOSOFIA MITO E FILOSOFIA TEORIA DO CONHECIMENTO ÉTICA
FILOSOFIA POLÍTICA FILOSOFIA DA CIÊNCIA ESTÉTICA
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FÍSICA MOVIMENTO TERMODINÂMICA ELETROMAGNESTISMO
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GEOGRAFIA GEOPOLÍTICA DIMENSÃO ECONÔMICA DA PRODUÇÃO DO/NO ESPAÇO
DIMENSÃO CULTURAL E DEMOGRÁFICA DIMENSÃO SOCIOAMBIENTAL
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HISTÓRIA ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO MÉDIO RELAÇÕES CULTURAIS
DIMENSÃO CULTURAL DIMENSÃO POLÍTICA DIMENSÃO ECONÔMICO-SOCIAL ENSINO MÉDIO RELAÇÕES CULTURAIS RELAÇÕES DE PODER RELAÇÕES DE TRABALHO
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LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA
DISCURSO
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LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA
DISCURSO COMO PRÁTICA SOCIAL
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MATEMÁTICA MÚMEROS E ALGEBRA GEOMETRIAS FUNÇÕES
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
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QUÍMICA MATÉRIA E SUA NATUREZA BIOGEOQUÍMICA QUÍMICA SINTÉTICA
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SOCIOLOGIA PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO E AS INSTITUIÇÕES SOCIAIS
TRABALHO, PRODUÇÃO E CLASSES SOCIAIS MOVIMENTOS SOCIAIS, DIREITOS E CIDADANIA PODER, POLÍTICA E IDEOLOGIA CULTURA E INDÚSTRIA CULTURAL
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ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
Sugestões de metodologias de ensino; Discussão sobre os vínculos que tais metodologias estabelecem com os fundamentos teóricos das disciplinas; Sugestões de seqüência de conteúdos específicos – Ensino Fundamental e Médio.
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AVALIAÇÃO Breve discussão sobre concepção de avaliação;
Especificidades sobre concepção, critérios e instrumentos de avaliação na disciplina;
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DCE – IMPLEMENTAÇÃO 2007: SEMANA PEDAGÓGICA – PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR E PLANO DE TRABALHO DOCENTE REUNIÃO TÉCNICA NRE – MARÇO: DISCUSSÃO INICIAL SEED/NRE SOBRE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS DEB ITINERANTE: IMPLEMENTAÇÃO DAS DCE – VIA DISCUSSÃO DOS CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
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EQUIPE PEDAGÓGICA PAPEL FUNDAMENTAL - APOIO AOS PROFESSORES:
ORGANIZAÇÃO DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS CURRICULARES CONSIDERANDO OS CONTEÚDOS ESTRUTURANTES DAS DISCIPLINAS. ORGANIZAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO DOCENTE – RELAÇÃO DOS CONTEÚDOS ESTRUTURANTES COM OS CONTEÚDOS ESPECÍFICOS.
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DIREÇÃO PAPEL FUNDAMENTAL – APOIO À EQUIPE PEDAGÓGICA E AOS PROFESSORES: INCENTIVO E COBRANÇA DE COERÊNCIA PEDAGÓGICA ENTRE AS DCE E A PRÁTICA DOCENTE; INCENTIVO PARA USO E DISPONIBILIZAÇÃO DOS ESPAÇOS ESCOLARES PARA PESQUISA E ESTUDO.
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PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
N E J M T O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO Marco (ato) operacional Marco (ato) Conceitual Marco (ato) Situacional Apresenta as propostas e linhas de ação, enfrentamentos e organização da escola Identifica, explicita e analisa os problemas, necessidades e avanços presentes na realidade social, política, econômica, cultural, educacional e suas influências nas práticas educativas da escola Expressa a opção e os fundamentos teórico-metodológicos da escola DIRETRIZES CURRICULARES PLANO DE AÇÃO DA ESCOLA PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR Considerando o plano como um documento discutido coletivamente, ele organiza e articula ações necessárias para a efetivação do PPP, também construído de forma coletiva O QUÊ? Conteúdos COMO? Metodologia e avaliação POR QUÊ? Fundamentos teóricos PARA QUÊ? Objetivos PARA QUEM? Educandos da escola pública PLANO DE TRABALHO DOCENTE - Partindo da Proposta Pedagógica Curricular - Organiza o ensino e aprendizagem em sala de aula
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PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
DIRETRIZES CURRICULARES PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR CONSIDERANDO NÍVEL E MODALIDADE O QUÊ? Conteúdos COMO? Metodologia e avaliação POR QUÊ? Fundamentos teóricos PARA QUÊ? Justificativa PARA QUEM? Educandos da escola pública PLANO DE TRABALHO DOCENTE Organiza os conteúdos específicos por bimestre ou semestre – de acordo com o sistema de avaliação da escola. Apresenta os encaminhamentos metodológicos a serem empregados. Estabelece tempo para trabalhar os conteúdos. Apresenta os recursos didáticos, pedagógicos e tecnológicos a serem empregados no processo. Estabelece critérios e estratégias para avaliar o processo desenvolvido. 39
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