A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACED - FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA PÓLO DE SAPIRANGA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACED - FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA PÓLO DE SAPIRANGA."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACED - FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA PÓLO DE SAPIRANGA

2 INTERDISCIPLINA: Projeto Pedagógico em Ação. PROFESSORA: Tania Beatriz Iwaszko Marques e INTERDISCIPLINA: Seminário Integrador V PROFESSOR: Crediné Silva de Menezes

3 PROJETOS DE APRENDIZAGEM GRUPO 09 COMPONENTES DO GRUPO: Fernanda WulffJanete Dreyer Jessica Trein

4 Atividades Desenvolvidas no Projeto: Nossas questões iniciais eram: - Como se dá o desenvolvimento cerebral do feto? - E quais as conseqüências na aprendizagem? Iniciamos nosso projeto em 28 de agosto. Após diversos debates e análises de nossa questão de investigação, reformulando-a três vezes, até 11 de setembro, verificamos se ela seria realmente uma boa questão de investigação para gerar um bom projeto de aprendizagem e finalmente, esta ficou definida: Como ocorre o desenvolvimento do feto humano?

5 Colocamos nossas Certezas Provisórias: É chamado de feto o embrião de um mamífero quando começa a apresentar feições reconhecíveis; O embrião humano passa a chamar-se feto quando atinge a oitava semana de desenvolvimento; O desenvolvimento do feto humano ocorre segundo etapas já conhecidas e estipuladas por especialistas, sendo que o desenvolvimento sadio do feto segue estas etapas; A cada mês, aproximadamente, o feto forma diferentes órgãos; O feto ganha peso nos últimos três meses da gestação;

6 Identificamos nossas Dúvidas Temporárias: Em que momento é formado o cérebro humano? Qual o desenvolvimento cerebral que ocorre ainda antes do nascimento? O desenvolvimento dos sentidos (audição, paladar, visão, tato e olfato) se dá em que momento? Eles se desenvolvem juntos? Como ocorre? Em que momento é formado a audição? A partir do momento em que a audição é formada, o feto humano já tem percepção diferente do que se passa?

7 Nosso Plano de Ação: Em 28 de setembro, finalmente, começamos a colocar no papel a elaboração de nosso Plano de Ação. Elaboramos então a metade dele. Em 29 de setembro terminamos a outra metade. Do momento em que iniciamos o projeto, levamos exatamente um mês refletindo (e criando nossas páginas) para decidirmos a partir daí, que rumo dar aos nossos trabalhos e explicitar todo o nosso projeto nesse Plano de Ação.

8 Após colocarmos nossas certezas provisórias, identificarmos nossas dúvidas temporárias, e elaborarmos nosso plano de ação, partimos para a construção de nosso primeiro mapa conceitual inicial. Deparamo-nos aí com algumas dificuldades quanto a combinações com os conceitos, certezas e dúvidas e tivemos que refazê-lo quatro vezes. E ele ainda não ficou como deveria.

9 Nosso Mapa Conceitual Inicial:

10 Observando os trabalhos de outros grupos, vimos em visita ao Grupo 16, que este elaborou várias páginas, uma para cada assunto. Gostamos da idéia e logo arrumamos nosso Pbwiki também. Com nossas pesquisas, nos empolgamos em ir colocando os conteúdos em nosso segundo mapa conceitual. Nosso segundo mapa conceitual então ficou gigantesco e não agradou a nenhum de nós, membros do grupo, tutora e professora...

11 No decorrer do projeto, fomos fazendo nossas pesquisas, criando nossas páginas, observando e dialogando nos fóruns de debates e orientações, visitando os outros grupos, fazendo comentários, recebendo visitas e deixando em dia nosso diário de bordo. Através das pesquisas feitas constatamos que de nossas cinco certezas provisórias: - três certezas estavam absolutamente corretas; - em uma de nossas certezas houve controvérsia nas fontes de pesquisas; - uma de nossas certezas estava errada, mas descobrimos através de nossas pesquisas qual era o conceito correto.

12 Após todo o nosso trabalho de pesquisas e desenvolvimento de nosso projeto, conseguimos comprovar nossas certezas provisórias, achar respostas para nossas dúvidas temporárias e, assim, responder a nossa Questão de Investigação, fazendo nosso resumo em nossa página de Conclusões e logo em seguida fazendo, em uma nova página, a Síntese de nosso projeto, onde colocamos também um atualizado mapa conceitual.

13 Dificuldades Enfrentadas: ~> Definir uma boa questão de investigação, que propiciasse o desenvolvimento de um bom Projeto de Aprendizagem. ~> Colocar e definir nossas certezas provisórias e dúvidas temporárias. ~> Elaborar nosso Plano de Ação. ~> Construir os Mapas Conceituais. ~> Estar atentas à atualização de todas as páginas que se fizesse necessário: anotações no diário de bordo, links de pesquisas e criação de novas páginas. ~> Não conseguimos postar no Pbwiki nosso terceiro mapa conceitual com todos os recursos visuais que aprendemos a fazer no programa Cmap Tools.

14 Conquistas Obtidas: ~> Após debates e análises, tivemos sucesso em nossa Questão de Investigação. ~> A cada tentativa e construção de nossos mapas conceituais, íamos nos aprofundando mais na forma de trabalhar com o programa Cmap Tools, inclusive com os recursos visuais, e no conteúdo abordado pelo projeto. ~> Obtivemos sucesso em nosso trabalho de pesquisa e foi muito prazeroso ir criando as novas páginas e enfeitando nosso trabalho. ~> Nos foi oportunizado levar para nossas salas de aula esta metodologia, com sucesso, sabendo agora como elaborar um bom Projeto de Aprendizagem, partindo do questionamento dos alunos e de seus próprios interesses.

15 Como pretendemos prosseguir no próximo ano: Queremos ouvir a opinião de colegas e as orientações das tutoras e da professora, para modificarmos o que for necessário e continuar nos aprofundando nos conteúdos do nosso projeto. O que gostaríamos mesmo era de nos aprofundar na elaboração de mapas conceituais, aprendendo a postá- los no Pbwiki e Blog com todos os recursos que nos é oferecido no programa Cmap Tools.


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACED - FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA PÓLO DE SAPIRANGA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google