A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA"— Transcrição da apresentação:

1 DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Matemática

2 2007 - 2008 Leitura crítica por docentes de Universidades.
DEB Itinerante – contribuições dos professores da rede pública.

3 DIRETRIZES CURRICULARES DE MATEMÁTICA
Dimensão Histórica Fundamentos Teórico- Metodológicos Conteúdos Estruturantes Encaminhamentos Metodológicos Avaliação

4 HISTÓRICO Duas dimensões:
Matemática como ciência => compreender a construçao do conhecimento matemático, desde suas origens, situando os Conteúdos Estruturantes. Matemática como disciplina escolar => como a disciplina se configurou no currículo escolar brasileiro.

5 FUNDAMENTOS TEÓRICO- METODOLÓGICOS
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A Educaçao Matemática é uma área que investiga o estudo dos fatores que influenciam, direta ou indiretamente, sobre os processos de ensino, aprendizagem e do conhecimento matemático.

6 Investiga, também, como o aluno, por intermédio do conhecimento matemático, desenvolve valores atitudes de natureza diversa, visando a sua formaçao integral como cidadão. (DCE, 2008, p. 48)

7 CONTEÚDO ESTRUTURANTE
Conhecimentos de grande amplitude que estruturam e organizam os campos de estudos de uma disciplina escolar, considerados fundamentais para sua compreensão.

8 Tratamento da Informação
Os Conteúdos Estruturantes da disciplina de Matemática para a Educação Básica são: Números e Álgebra Grandezas e Medidas (2008) Geometrias Funções Tratamento da Informação

9 O texto traz os desdobramentos dos Conteúdos Estruturantes, mas não pontua Conteúdos Específicos. Procura orientar o professor no sentido de evidenciar o que o aluno deve compreender para os níveis de Ensino Fundamental e Médio em cada um desses conteúdos.

10 ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
Articulação entre os Conteúdos Estruturantes => conceitos se intercomunicam e complementam. Contextualização na Matemática.

11 Articulaçao de conteúdos
5ª Série Conteúdo Estruturante: Geometrias Conteúdo Básico: Geometria Plana Conteúdo Específico: Perímetro e Área dos poligonos. Articulaçao com outro conteúdo específico: Operaçoes com números naturais (adição e multiplicação)

12 Os conteúdos deverão ser abordados de forma articulada, que possibilitem uma intercomunicaçao e o entendimento que a apropriaçao de conceitos pode ocorrer em outros contextos. O professor ao evidenciar essas relações, possibilita ao aluno a compreensão que o conhecimento matemático não é fragmentado.

13 Articulação entre as tendências Metodológicas:
Modelagem Matemática; Etnomatemática; Resolução de Problemas; Mídias Tecnológicas; História da Matemática; Investigações Matemáticas.

14 AVALIAÇÃO Considera-se que a avaliação deve acontecer ao longo do processo de ensino e aprendizagem, ancorada em encaminhamentos metodológicos que abram espaço para a interpretaçao e discussão, que considerem a relaçao do aluno com o conteúdo trabalhado, o significado desse conteúdo e a compreensão alcançada por ele.(DCE, 2008, p.69)

15 Na avaliação observa-se:
Capacidade de comunicar-se matematicamente, oral ou por escrito. Participação em produção coletiva. Interpretação do texto matemático. Os meios utilizados na resolução de um problema e no seu retrospecto.

16 O professor deve considerar as noções que o estudante traz, decorrentes da sua vivência, de modo a relacioná-las com os novos conhecimentos abordados nas aulas de Matemática.


Carregar ppt "DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google