A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Informática como recurso pedagógico em sala de aula.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Informática como recurso pedagógico em sala de aula."— Transcrição da apresentação:

1 Informática como recurso pedagógico em sala de aula.
Prof.: Rosilene Verde Brustolin EEB. HÉLIO WASUM – SUL BRASIL - SC

2 Informática como recurso pedagógico em sala de aula.
As rápidas transformações sociais, econômicas e tecnológicas do mundo globalizado, exigem novas formas de aprender e conseqüentemente de ensinar.

3 Informática como recurso pedagógico em sala de aula.
A evolução tecnológica dos mecanismos de informação e comunicação faz crer que novas técnicas e novos métodos de ensino e aprendizagem devem ser incorporados à área educacional. (Pinto, 2001)

4 Informática como recurso pedagógico em sala de aula.
“Há um século, riqueza e sucesso vinham para aqueles que produziam e distribuíam mercadorias manufaturadas. Hoje, riqueza e sucesso vêm para aqueles que utilizam computadores para criar, reunir, aplicar e disseminar informações.” (Fechine, Queiroz, s.d.)

5 Informática como recurso pedagógico em sala de aula.
Conforme a evolução desses meios entre os indivíduos, pode-se citar as inúmeras possibilidades para a aquisição do conhecimento. A aquisição do conhecimento é atividade humana dependente da história e da sociedade. (Pinto, 2001)

6 Informática como recurso pedagógico em sala de aula.
O seu desempenho exige a compreensão da história e organização social, bem como a revisão dos valores e intenção dos seus atos.

7 Informática como recurso pedagógico em sala de aula.
A sociedade do conhecimento requer indivíduos com capacidade para conhecer seus próprios potenciais bem como o uso de novas tecnologias da informação e comunicação impõem-nos mudanças nos processos ensino-aprendizagem. (Pinto, 2001)

8 Informática como recurso pedagógico em sala de aula.
Porém, basta ter os recursos? Como utilizá-los de maneira a garantir o desenvolvimento do aluno?

9 Informática como recurso pedagógico em sala de aula.
Devemos partir do princípio de que o computador é apenas uma ferramenta. Sozinho, não é capaz de trazer avanços educacionais.

10 Informática como recurso pedagógico em sala de aula.
Como, então, poderia o computador realizar a tarefa mágica de ensinar?

11 Informática como recurso pedagógico em sala de aula.
Em concordância com Chaplin: Mais do que máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes a vida será de violência e tudo estará perdido... (Ferreira, 1997)

12 Informática como recurso pedagógico em sala de aula.
Neste contexto, é importante ao utilizarmos recursos de informática na sala de aula, não transformar a máquina na principal figura educacional.

13 Informática como recurso pedagógico em sala de aula.
Professores e alunos devem assumir o papel de principais personagens e usar criatividade, raciocínio e atitudes ativas para a produção do conhecimento. Somente desta forma, o aluno estará se preparando para o mercado de trabalho e para a vida.

14 Informática como recurso pedagógico em sala de aula.
Por isso, o uso deste recurso didático necessita de professores preparados e treinados, para utilizar os recursos oferecidos por este sistema tecnológico de forma significativa. 

15 Informática como recurso pedagógico em sala de aula.
O aluno não pode ser um mero digitador, mas sim, ser estimulado a produzir conhecimentos com o uso do computador. Portanto, o professor deve agir como um orientador do projeto que está sendo desenvolvido.

16 Informática como recurso pedagógico em sala de aula.
“ Esperamos que, no âmbito da educação, a sociedade informatizada e seu novo modo de pensar possibilite o diálogo entre o pensamento lógico e o sentimento artístico ... entre a sensação e a intuição... E onde a máquina seja realmente um meio e não um fim”. (Bittencourt, 1998)

17 Informática como recurso pedagógico em sala de aula.
“Conhecimento é Poder e o Computador pode atuar como um extensor desse poder.” (Fechine; Queiroz,s.d.)

18 Informática como recurso pedagógico em sala de aula.
A relação binômio: informação x comunicação Informação Comunicação Sociedade Moderna Poder (Fechine; Queiroz,s.d.)

19 Informática como recurso pedagógico em sala de aula.
REFERÊNCIAS: BITTENCOURT, Jane. Informática na educação? Algumas considerações a partir de um exemplo. Revista da Faculdade de Educação, 1998, vol.24. Disponível em: Acesso em 02/11/2008. INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO. Disponível em: Acesso em: 02/11/2008. FECHINE, Joseana Macedo; QUEIROZ, José Eustáquio Rangel. A informática na educação: conceitos introdutórios. Disponível em: Acesso em: 02/11/2008.

20 Informática como recurso pedagógico em sala de aula.
FERREIRA, Patrícia Vasconcellos Pires. O efeito do software educativo no desenvolvimento da ortografia pela criança. Monografia de conclusão do curso de Psicologia. UFPE, Disponível em: Acesso em: 02/11/2008. PINTO, Maria de Lourdes Moreira. O uso da informática no ensino fundamental – um estudo de caso em escolas de Belo Horizonte. Tese de Mestrado em Engenharia de Produção. UFSC: Florianópolis, Disponível em: Acesso em: 02/11/2008.


Carregar ppt "Informática como recurso pedagógico em sala de aula."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google