A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DSC/CCT/UFCG {joseana, Informática como recurso pedagógico em sala de aula. Prof.: Rosilene Verde Brustolin

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DSC/CCT/UFCG {joseana, Informática como recurso pedagógico em sala de aula. Prof.: Rosilene Verde Brustolin"— Transcrição da apresentação:

1 DSC/CCT/UFCG {joseana, Informática como recurso pedagógico em sala de aula. Prof.: Rosilene Verde Brustolin Prof.: Rosilene Verde Brustolin EEB. HÉLIO WASUM – SUL BRASIL - SC

2 2 As rápidas transformações sociais, econômicas e tecnológicas do mundo globalizado, exigem novas formas de aprender e conseqüentemente de ensinar. Informática como recurso pedagógico em sala de aula.

3 3 Informática como recurso pedagógico em sala de aula. A evolução tecnológica dos mecanismos de informação e comunicação faz crer que novas técnicas e novos métodos de ensino e aprendizagem devem ser incorporados à área educacional. (Pinto, 2001)

4 4 Informática como recurso pedagógico em sala de aula. Há um século, riqueza e sucesso vinham para aqueles que produziam e distribuíam mercadorias manufaturadas. Hoje, riqueza e sucesso vêm para aqueles que utilizam computadores para criar, reunir, aplicar e disseminar informações. (Fechine, Queiroz, s.d.)

5 5 Conforme a evolução desses meios entre os indivíduos, pode-se citar as inúmeras possibilidades para a aquisição do conhecimento. A aquisição do conhecimento é atividade humana dependente da história e da sociedade. (Pinto, 2001) Conforme a evolução desses meios entre os indivíduos, pode-se citar as inúmeras possibilidades para a aquisição do conhecimento. A aquisição do conhecimento é atividade humana dependente da história e da sociedade. (Pinto, 2001) Informática como recurso pedagógico em sala de aula.

6 6 O seu desempenho exige a compreensão da história e organização social, bem como a revisão dos valores e intenção dos seus atos. Informática como recurso pedagógico em sala de aula.

7 7 A sociedade do conhecimento requer indivíduos com capacidade para conhecer seus próprios potenciais bem como o uso de novas tecnologias da informação e comunicação impõem-nos mudanças nos processos ensino- aprendizagem. Informática como recurso pedagógico em sala de aula. (Pinto, 2001)

8 8 Porém, basta ter os recursos? Como utilizá-los de maneira a garantir o desenvolvimento do aluno? Porém, basta ter os recursos? Como utilizá-los de maneira a garantir o desenvolvimento do aluno? Informática como recurso pedagógico em sala de aula.

9 9 Devemos partir do princípio de que o computador é apenas uma ferramenta. Sozinho, não é capaz de trazer avanços educacionais. Informática como recurso pedagógico em sala de aula.

10 10 Como, então, poderia o computador realizar a tarefa mágica de ensinar? Informática como recurso pedagógico em sala de aula.

11 11 Informática como recurso pedagógico em sala de aula. Em concordância com Chaplin: Mais do que máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que inteligência, precisamos de afeição e doçura.... (Ferreira, 1997) Sem essas virtudes a vida será de violência e tudo estará perdido... (Ferreira, 1997)

12 12 Neste contexto, é importante ao utilizarmos recursos de informática na sala de aula, não transformar a máquina na principal figura educacional. Informática como recurso pedagógico em sala de aula.

13 13 Professores e alunos devem assumir o papel de principais personagens e usar criatividade, raciocínio e atitudes ativas para a produção do conhecimento. Somente desta forma, o aluno estará se preparando para o mercado de trabalho e para a vida. Professores e alunos devem assumir o papel de principais personagens e usar criatividade, raciocínio e atitudes ativas para a produção do conhecimento. Somente desta forma, o aluno estará se preparando para o mercado de trabalho e para a vida. Informática como recurso pedagógico em sala de aula.

14 14 Por isso, o uso deste recurso didático necessita de professores preparados e treinados, para utilizar os recursos oferecidos por este sistema tecnológico de forma significativa. Informática como recurso pedagógico em sala de aula.

15 15 O aluno não pode ser um mero digitador, mas sim, ser estimulado a produzir conhecimentos com o uso do computador. Portanto, o professor deve agir como um orientador do projeto que está sendo desenvolvido. O aluno não pode ser um mero digitador, mas sim, ser estimulado a produzir conhecimentos com o uso do computador. Portanto, o professor deve agir como um orientador do projeto que está sendo desenvolvido. Informática como recurso pedagógico em sala de aula.

16 16 Informática como recurso pedagógico em sala de aula. Esperamos que, no âmbito da educação, a sociedade informatizada e seu novo modo de pensar possibilite o diálogo entre o pensamento lógico e o sentimento artístico... entre a sensação e a intuição... E onde a máquina seja realmente um meio e não um fim. (Bittencourt, 1998)

17 17 Conhecimento é Poder e o Computador pode atuar como um extensor desse poder. Informática como recurso pedagógico em sala de aula. (Fechine; Queiroz,s.d.)

18 18 Informação Comunicação Sociedade Moderna Poder Informática como recurso pedagógico em sala de aula. A relação binômio: informação x comunicação informação x comunicação (Fechine; Queiroz,s.d.)

19 19 Informática como recurso pedagógico em sala de aula. REFERÊNCIAS: BITTENCOURT, Jane. Informática na educação? Algumas considerações a partir de um exemplo. Revista da Faculdade de Educação, 1998, vol.24. Disponível em: Acesso em 02/11/ INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO. Disponível em: ao.htm. Acesso em: 02/11/ ao.htm FECHINE, Joseana Macedo; QUEIROZ, José Eustáquio Rangel. A informática na educação: conceitos introdutórios. Disponível em: Acesso em: 02/11/2008.

20 20 Informática como recurso pedagógico em sala de aula. FERREIRA, Patrícia Vasconcellos Pires. O efeito do software educativo no desenvolvimento da ortografia pela criança. Monografia de conclusão do curso de Psicologia. UFPE, Disponível em: D=146. Acesso em: 02/11/ D=146 PINTO, Maria de Lourdes Moreira. O uso da informática no ensino fundamental – um estudo de caso em escolas de Belo Horizonte. Tese de Mestrado em Engenharia de Produção. UFSC: Florianópolis, Disponível em: Acesso em: 02/11/2008.


Carregar ppt "DSC/CCT/UFCG {joseana, Informática como recurso pedagógico em sala de aula. Prof.: Rosilene Verde Brustolin"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google