A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DSC/CCT/UFCG {joseana, Informática como recurso pedagógico em sala de aula. Prof.: Rosilene Verde Brustolin

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DSC/CCT/UFCG {joseana, Informática como recurso pedagógico em sala de aula. Prof.: Rosilene Verde Brustolin"— Transcrição da apresentação:

1 DSC/CCT/UFCG {joseana, rangel}@dsc.ufcg.edu.br Informática como recurso pedagógico em sala de aula. Prof.: Rosilene Verde Brustolin rosileneverdebrustolin@yahoo.com.br Prof.: Rosilene Verde Brustolin rosileneverdebrustolin@yahoo.com.br EEB. HÉLIO WASUM – SUL BRASIL - SC

2 {Joseana,rangel}@dsc.ufcg.edu.br 2 As rápidas transformações sociais, econômicas e tecnológicas do mundo globalizado, exigem novas formas de aprender e conseqüentemente de ensinar. Informática como recurso pedagógico em sala de aula.

3 {Joseana,rangel}@dsc.ufcg.edu.br 3 Informática como recurso pedagógico em sala de aula. A evolução tecnológica dos mecanismos de informação e comunicação faz crer que novas técnicas e novos métodos de ensino e aprendizagem devem ser incorporados à área educacional. (Pinto, 2001)

4 {Joseana,rangel}@dsc.ufcg.edu.br 4 Informática como recurso pedagógico em sala de aula. Há um século, riqueza e sucesso vinham para aqueles que produziam e distribuíam mercadorias manufaturadas. Hoje, riqueza e sucesso vêm para aqueles que utilizam computadores para criar, reunir, aplicar e disseminar informações. (Fechine, Queiroz, s.d.)

5 {Joseana,rangel}@dsc.ufcg.edu.br 5 Conforme a evolução desses meios entre os indivíduos, pode-se citar as inúmeras possibilidades para a aquisição do conhecimento. A aquisição do conhecimento é atividade humana dependente da história e da sociedade. (Pinto, 2001) Conforme a evolução desses meios entre os indivíduos, pode-se citar as inúmeras possibilidades para a aquisição do conhecimento. A aquisição do conhecimento é atividade humana dependente da história e da sociedade. (Pinto, 2001) Informática como recurso pedagógico em sala de aula.

6 {Joseana,rangel}@dsc.ufcg.edu.br 6 O seu desempenho exige a compreensão da história e organização social, bem como a revisão dos valores e intenção dos seus atos. Informática como recurso pedagógico em sala de aula.

7 {Joseana,rangel}@dsc.ufcg.edu.br 7 A sociedade do conhecimento requer indivíduos com capacidade para conhecer seus próprios potenciais bem como o uso de novas tecnologias da informação e comunicação impõem-nos mudanças nos processos ensino- aprendizagem. Informática como recurso pedagógico em sala de aula. (Pinto, 2001)

8 {Joseana,rangel}@dsc.ufcg.edu.br 8 Porém, basta ter os recursos? Como utilizá-los de maneira a garantir o desenvolvimento do aluno? Porém, basta ter os recursos? Como utilizá-los de maneira a garantir o desenvolvimento do aluno? Informática como recurso pedagógico em sala de aula.

9 {Joseana,rangel}@dsc.ufcg.edu.br 9 Devemos partir do princípio de que o computador é apenas uma ferramenta. Sozinho, não é capaz de trazer avanços educacionais. Informática como recurso pedagógico em sala de aula.

10 {Joseana,rangel}@dsc.ufcg.edu.br 10 Como, então, poderia o computador realizar a tarefa mágica de ensinar? Informática como recurso pedagógico em sala de aula.

11 {Joseana,rangel}@dsc.ufcg.edu.br 11 Informática como recurso pedagógico em sala de aula. Em concordância com Chaplin: Mais do que máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que inteligência, precisamos de afeição e doçura.... (Ferreira, 1997) Sem essas virtudes a vida será de violência e tudo estará perdido... (Ferreira, 1997)

12 {Joseana,rangel}@dsc.ufcg.edu.br 12 Neste contexto, é importante ao utilizarmos recursos de informática na sala de aula, não transformar a máquina na principal figura educacional. Informática como recurso pedagógico em sala de aula.

13 {Joseana,rangel}@dsc.ufcg.edu.br 13 Professores e alunos devem assumir o papel de principais personagens e usar criatividade, raciocínio e atitudes ativas para a produção do conhecimento. Somente desta forma, o aluno estará se preparando para o mercado de trabalho e para a vida. Professores e alunos devem assumir o papel de principais personagens e usar criatividade, raciocínio e atitudes ativas para a produção do conhecimento. Somente desta forma, o aluno estará se preparando para o mercado de trabalho e para a vida. Informática como recurso pedagógico em sala de aula.

14 {Joseana,rangel}@dsc.ufcg.edu.br 14 Por isso, o uso deste recurso didático necessita de professores preparados e treinados, para utilizar os recursos oferecidos por este sistema tecnológico de forma significativa. Informática como recurso pedagógico em sala de aula.

15 {Joseana,rangel}@dsc.ufcg.edu.br 15 O aluno não pode ser um mero digitador, mas sim, ser estimulado a produzir conhecimentos com o uso do computador. Portanto, o professor deve agir como um orientador do projeto que está sendo desenvolvido. O aluno não pode ser um mero digitador, mas sim, ser estimulado a produzir conhecimentos com o uso do computador. Portanto, o professor deve agir como um orientador do projeto que está sendo desenvolvido. Informática como recurso pedagógico em sala de aula.

16 {Joseana,rangel}@dsc.ufcg.edu.br 16 Informática como recurso pedagógico em sala de aula. Esperamos que, no âmbito da educação, a sociedade informatizada e seu novo modo de pensar possibilite o diálogo entre o pensamento lógico e o sentimento artístico... entre a sensação e a intuição... E onde a máquina seja realmente um meio e não um fim. (Bittencourt, 1998)

17 {Joseana,rangel}@dsc.ufcg.edu.br 17 Conhecimento é Poder e o Computador pode atuar como um extensor desse poder. Informática como recurso pedagógico em sala de aula. (Fechine; Queiroz,s.d.)

18 {Joseana,rangel}@dsc.ufcg.edu.br 18 Informação Comunicação Sociedade Moderna Poder Informática como recurso pedagógico em sala de aula. A relação binômio: informação x comunicação informação x comunicação (Fechine; Queiroz,s.d.)

19 {Joseana,rangel}@dsc.ufcg.edu.br 19 Informática como recurso pedagógico em sala de aula. REFERÊNCIAS: BITTENCOURT, Jane. Informática na educação? Algumas considerações a partir de um exemplo. Revista da Faculdade de Educação, 1998, vol.24. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102- 25551998000100003. Acesso em 02/11/2008. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102- 25551998000100003 INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO. Disponível em: http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/informatica_educac ao.htm. Acesso em: 02/11/2008. http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/informatica_educac ao.htm FECHINE, Joseana Macedo; QUEIROZ, José Eustáquio Rangel. A informática na educação: conceitos introdutórios. Disponível em: http://www.dsc.ufcg.edu.br/~joseana/SBPC01.ppt. Acesso em: 02/11/2008. http://www.dsc.ufcg.edu.br/~joseana/SBPC01.ppt

20 {Joseana,rangel}@dsc.ufcg.edu.br 20 Informática como recurso pedagógico em sala de aula. FERREIRA, Patrícia Vasconcellos Pires. O efeito do software educativo no desenvolvimento da ortografia pela criança. Monografia de conclusão do curso de Psicologia. UFPE, 1997. Disponível em: http://www.psicopedagogia.com.br/opiniao/opiniao.asp?entrI D=146. Acesso em: 02/11/2008. http://www.psicopedagogia.com.br/opiniao/opiniao.asp?entrI D=146 PINTO, Maria de Lourdes Moreira. O uso da informática no ensino fundamental – um estudo de caso em escolas de Belo Horizonte. Tese de Mestrado em Engenharia de Produção. UFSC: Florianópolis, 2001. Disponível em: http://teses.eps.ufsc.br/defesa/pdf/7744.pdf. Acesso em: 02/11/2008. http://teses.eps.ufsc.br/defesa/pdf/7744.pdf


Carregar ppt "DSC/CCT/UFCG {joseana, Informática como recurso pedagógico em sala de aula. Prof.: Rosilene Verde Brustolin"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google