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A RELAÇÃO DE PARCERIA ENTRE PROFESSOR (A) E FAMÍLIA, COMO UM FATOR IMPORTANTE NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

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1 A RELAÇÃO DE PARCERIA ENTRE PROFESSOR (A) E FAMÍLIA, COMO UM FATOR IMPORTANTE NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Professora Pedagoga: Elisângela Martins Rodrigues. Graduada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

2 Projetos de ensino Processo de desenvol- vimento; Depende do envolvimento dos pais e/ou familiares; Um fator fundamental para o alcance dos objetivos; Bem como estabelecer vínculos, confiança, compreensão e respeito mútuo entre pais e professores; CONSIDERAÇÕES e OBJETIVOS

3 OBJETIVOS: Apontar a construção das relações de parcerias, como um fator importante nas conquistas e possibilidades que se constroem a partir destas. QUESTÃO DE PESQUISA Como? De que forma construir a consciência e resgate das funções dos pais na vida dos filhos?

4 1.1 Organização dos conhecimentos escolares por meio de projetos. 1.2 A relação entre pais e professor (a), considerando o momento histórico em que estamos vivendo. 1.3 Ações que propiciaram uma relação de parceria com os pais dos alunos Espaços de diálogo Atitudes dos professor para se estabelecer uma relação de parceria com os pais. 1. REFERENCIAL TEÓRICO. ESTRUTURA DO TRABALHO

5 2.4 O dia-a-dia da criança na escola, visível aos pais. 2. Desenvolvimento da Experiências. 2.2 Diálogos com os pais e familiares na entrega e retirada das crianças na e da escola: 2.3 Entrevistas para conhecer um pouco sobre a realidade familiar dos alunos: 2.1 Espaços de diálogos (estratégias). 3. Discussão dos resultados. 4. Considerações finais.

6 PBWORK DO ESTÁGIO ; RELATÓRIO DO ESTÁGIO ; Na abordagem psicopedagógica clínica da criança e sua família de Alícia Fernández, 1990; No trabalho de conclusão de curso (TCC) de Micheli Lima Nogueira, 2007, que trata da comunicação entre pais e professores na educação infantil; BOTH, 2008: Cita Piaget,...necessidade de falar. DURKHEIN, 1995, aspectos culturais influenciam nos sistemas de ensino (fatores históricos); MANDELBAUM, 2010: Conceitos de instituições familiares; PERRENOUD, 2000, novas competências para ensinar; REICHERT: Infância, a idade sagrada; REFERENCIAL TEÓRICO

7 Qualitativa. - Instrumentos: Relatório do Estágio/ Reflexões semanais realizadas no PBWORK do Estágio/ Entrevistas.

8 RELATO DAS EXPERIÊNCIAS Dados das entrevistas. Contamos também com a KIKA, o livrinho de músicas, registro em fotografias e filmagens do dia a dia da criança na escola, reuniões e eventos e as constantes conversas com os familiares na entrega e retirada da criança na escola e apresentação do projeto de estágio para os pais.

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12 Respostas dos pais nas entrevistas, Em uma relação com as reflexões/teórico/ práticas semanais do estágio bem como, Considerados estes registros, articulados com as aprendizagens construídas ao longo do curso, Com base no relatório do estágio, Visível desenvolvimento dos alunos. Somados aos estudos das referências citadas no TCC, Encontrei respostas às minhas dúvidas e reconheci caminhos; ANÁLISE

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16 O relacionamento entre pais e professores, depende muito das expectativas, representações sociais e experiência pessoal da escolarização dos pais, que por sua vez, derivam de seu nível social (Oliveira, 2002, pág. 177). Para estabelecer uma relação de confiança com os pais de nossos alunos devemos criar várias situações de atenção individualizada com os pais ou quem representar esta função.

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20 BRASIL, MEC/SEB/PRESIDENTE DO FNDE/DPEM. Ética e Cidadania: Construindo Valores na Escola e na Sociedade. Brasília, BOTH, Ivo José e outros. Jean Piaget e o Interacionismo, Desenvolvimento da Linguagem Humana. ULBRA, Curitiba, IBPEX, DURKHEIN, Émile. Educação e sociologia. Quatro ed. trad. Lourenço Filho, São Paulo: Edições Melhoramentos, 1955, p Disponível em: FERNÁNDEZ, Alícia. A Inteligência Aprisionada- Abordagem psicopedagógica Clínica da Criança e sua Família. Porto Alegre: Artes Médicas Sul LTDA Tradução: Iara Rodrigues, 261 p. F363i. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra S/A ª edição. FREITAS, Marcos Cezar. Educação Brasileira: Dilemas Republicanos nas entrelinhas de seus Manifestos. In Histórias e Memórias da Educação no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, Volume III p.166 GOULART, Janete de Aquino. Aprendizagem e não aprendizagem. Ijuí, RS: UNIJUÍ, p.II séries. CDU: MAGALHAES, Darlene Denise Machado de Moura Oliveira de. Constituição do sujeito X Desenvolvimento da criança: um falso dilema. Estilos clin. [online]. Jun. 2006, vol.11, no. 20 [citado 04 Julho 2010], p Disponível na Worldwide Web: &lng=pt&nrm= ISSN Acessado em: 04 de Julho de &lng=pt&nrm=

21 NOGUEIRA, Micheli Lima. Comunicação entre pais e educadores: Refletindo sobre a experiência de uma turma. Porto Alegre, 2º semestre de Universidade Federal do rio Grande do Sul, disciplina de EDU 02003, conclusão do curso de Pedagogia. OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação Infantil: fundamentos e método. São Paulo: Cortez, (Coleção Docência em Formação). PERRENOUD, Fhilippe Novas Competências para Ensinar. ARTMED. Porto alegre. Tradução Patrícia Chittoni Ramos. REICHERT, Evânia. Infância A Idade Sagrada. Edições Vale do Ser ª edição. RODRIGUES, Neidson. Por uma Nova Escola: O Transitório e o permanente na educação. São Paulo: Cortez, ª edição. SANTOS, Avacir Gomes dos. Projeto Pedagógico: A Busca Da Totalidade Do Conhecimento Escolar. Porto Velho, 2003, volume VII. ANO II, Nº109 – Agosto, ISSN Editor: Nilson Santos. Editora: Universidade Federa lde Rondônia. STEPHANOU, Maria; BASTOS Maria Helena Camara. Histórias e Memórias da Educação no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, Volumes I, II e III VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: Plano de Ensino-Aprendizagem e Projeto Educativo. São Paulo: Libertat, 1999


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