A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capacitação dos professores

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capacitação dos professores"— Transcrição da apresentação:

1 Capacitação dos professores
Magali oliveira Silvinha Maffi

2 Capacitação dos professores
O que levara um professor a obter sucesso na informática e estar capacitado perante a nova realidade educacional. Deve estar capacitado de tal forma que perceba como deve efetuar a integração da tecnologia com seu método de ensino. Deve aceitar as mudanças, principalmente a sua nova postura, facilitar e coordenar o processo do ensino e aprendizagem, precisa a prender a lidar com as rápidas mudanças. Não tem mais assim a detenção do conhecimento, do professor “sabe tudo”. O professor teve ter vivencias e conceitos, como conhecimento básico de informática e pedagogia.

3 Uma forma de integrar o uso dos computadores as propostas pedagógicas dos professores
O que traz segurança para o professor num ambiente de informática e o conhecimento das ferramentas básicas de operação do computador. E importante que o professor saiba os principais recursos do Windows, Word,Excel, PowerPoint.

4 Uma forma de integrar o uso dos computadores as propostas pedagógicas dos professores
Esses programas são apropriados para o desenvolvimento de atividades de produção .A partir de um tema ou conteúdo, o professor solicita aos alunos trabalhos que possam ser apresentados por meio de Windows (WordPad/Paint), Word, Excel, PowerPoint.

5 Uma forma de integrar o uso dos computadores as propostas pedagógicas dos professores
Além da utilidade pedagógica de um editor de texto, o professor pode utilizar tais programas para elaborar provas e controle de notas dos alunos. O professor precisa conhecer os recursos disponíveis nos programas escolhidos para suas atividades de ensino, somente assim estará apto para realizar uma aula dinâmica, criativa e segura.

6 O desenvolvimento de projetos educacionais com o apoio de computadores
Os projetos visam contemplar as diversas áreas do conhecimento de uma forma integrada e que ultrapasse o conhecimento de uma forma integrada e que ultrapasse o foco disciplinar, proporcionando a formação de um conhecimento sistêmico, em que cada disciplina passa ser um elemento interdependente de todo sistema.

7 O desenvolvimento de projetos educacionais com o apoio de computadores
Ex: a presente uma breve explanação de um tema para o desenvolvimento do projeto a ser elaborado pelos alunos. Discuta com os alunos os conhecimentos já acumulados no cotidiano sobre o tema escolhido.

8 Posição da administração da escola no processo de implantação da informática na educação
Além da capacitação do professor e necessário que os administradores das escolas mudem simultaneamente as suas atitudes para que possam dar andamento a incorporação dessa tecnologia. Outro comportamento observado nas atitudes dos administradores escolares e o não entendimento da dinâmica de uma sala de aula com computadores.

9 Posição da administração da escola no processo de implantação da informática na educação
Em algumas situações os diretores reclamavam do professor por este não ter domínio de turma no ambiente de informática A visão educativa do diretor também deve acompanhar a entrada das tecnologias na escola.

10 Relação professor-aluno
Alguns alunos já perceberam as mudanças ocorridas com a utilização dessa tecnologia. Muitos já possuem mais conhecimento que os próprios professores. O ambiente de informática na educação e ativo; os alunos conversam entre si e entre os grupos. Os alunos que melhor conhecem a informática assumem a postura de monitores.

11 Troca de experiência entre os professores
É necessário que os professores criem um canal entre si de comunicação que possam trocar continuamente informações e experiências. Para assim amenizar receios no uso das novas tecnologias de comunicação. O canal de comunicação mais adotado pelas escolas é de reuniões semanais para que os professores discutam todas as questões que envolvam a utilização dos computadores em sala de aula.


Carregar ppt "Capacitação dos professores"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google