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Palestra: Fundação Educacional de Fernandópolis Aspectos de Mercado TI/Inovação 01/08/2006 1 - Diagnóstico MCT (precisamos inovar,

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1 Palestra: Fundação Educacional de Fernandópolis Aspectos de Mercado TI/Inovação 01/08/2006
1 - Diagnóstico MCT (precisamos inovar, gerar patentes) – A Busca pela Inovação (Sociedade do Conhecimento) – Gestão de TI e foco nos Processos (debates entre CIOs) – Algumas Pesquisas de Mercado sobre TI (TI com foco na Gestão) Terceirização no Mercado TI (cresce terceirização de serviços em TI) Deputado Federal – Julio Semeghini (PSDB-SP) membro da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara Federal

2 1- Pesquisa IBGE da Situação de P&D nas Empresas http://www. ibge. gov
PINTEC 2000: Universo de empresas do setor industrial, com 10 ou mais pessoas ocupadas Empresas com P&D (70% Nacionais) Pessoas em P&D (90% Nacionais) (Pessoas em P&D)/empresa Situação do Brasil no Mundo Brasil tem 2,0% no PIB mundial tem 1,6% nas publicações científicas mundiais mas só tem 0,002% nas patentes mundiais

3 Ciência e Tecnologia X Desenvolvimento Industrial
- Diagnóstico mostra necessidade de maior conexão entre o desenvolvimento industrial e a política de C&T; - mostra que C&T tem se concentrado nas universidades e em centros de pesquisa; - necessidade de expandir o sistema nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I); - mostra necessidade de + P&D e Inovação nas empresas.

4 2 - A Nova Economia é baseada no Conhecimento
O Brasil tem hoje mais de pesquisadores. Tem a maior e mais qualificada comunidade de C&T da América Latina, portanto com maturação adequada. Estatística CNPq: É preciso adaptar o sistema de C,T&I com a nova realidade da Economia do Conhecimento (informação e conhecimento (inovação e patentes) se contrapõem com os fatores da produção: terra, trabalho físico e capital) A Lei da Inovação foi sancionada em 02/dez/2004 e agora em 11/out/2005 foi regulamentada, para facilitar a conexão entre C,T&I e a Política Indústrial fonte: Portal da Inovação:

5 PITCE: Medidas para incentivar a inovação e a difusão de novas tecnologias
Marcos Legais - Lei da Inovação - Lei da Informática - MP do Bem Financiamento - FNDCT utilizado para apoiar cooperação ICT – Empresas e subvenção para empresas

6 3 – Gestão de TI e foco nos Processos
Diante das limitações de recursos orçamentários os governos e as empresas buscam soluções inovadoras nos processos de negócios e fazem uso das TICs para atender as novas demandas sociais ou a competitividade crescente melhorar ou mudar PROCESSOS é o caminho INOVAR é a solução TI é o instrumento O Processo é o novo motor da Inovação!

7 “TI Não Importa” - Virou Commodity Harvard Business Review (HBR) – maio de 2003
No artigo “IT Doesn’t matter”, Nicholas G. Carr, expõe sua tese e argumenta: - investimentos em TI, embora importantes, cada vez menos geram diferencial para vantagem competitiva (hoje quem não tem TI está fora do mercado - ou TI torna-se commodity, como eletricidade, que todos usam); - é o PROCESSO que conta, ou seja, é a INOVAÇÃO contida no nosso processo que dá a vantagem competitiva; - embora a maioria dos novos processos se utilizem de TI. Carr recomenda que as empresas devem gerenciar TI defensivamente, olhando os custos e evitando riscos. Veja debate de CIOs em

8 Governança em TI é Fundamental recomendação aos futuros CIOs
- Não existem milagres na informática para se dar saltos abruptos na gestão; - ao CIO cabe criar e administrar uma infra-estrutura de Governança de TI; - na gestão de TI não basta buscar um aplicativo que atenda o que se quer, é preciso em primeiro lugar criar a infra-estrutura para depois montar o aplicativo; - o CIO precisa saber associar a TI aos seus processos de negócio; - sugerimos leitura do recente livro “Governança em TI” de Peter Weill do MIT.

9 4 - Algumas Pesquisas Internacionais de Mercado
Gartner Group – feita em nov/2005 – prevê que até 2010 empresas de médio e grande porte deverão: - reduzir seu tamanho em 30% e isso irá reduzir em 40% postos interno de trabalho em TIC, porém os cargos para gestão da informação, processos e negócios deverão dobrar em relação a 2005, pois usam de conhecimento técnico para otimizar os processos de gestão e de negócios usando TIC.

10 Cont. Algumas Pesquisas Internacionais de Mercado
IBM – “Global CEO Study 2006” feita junto a 750 executivos de todo o mundo concluiu que a principal percepção dos CEO para o cenário atual é que: - Inovar em modelos de negócios e operações são os mecanismos chaves para promover mudanças nas empresas. Como conseqüência o criterioso uso das TIC se consolida como um dos pilares para o sucessos das empresas públicas e privadas do mercado.

11 Localização geográfica
5- Terceirização no Mercado em TI Categorias de Outsourcing de serviços de TI Off-shore Localização geográfica Outsourced Operação On-shore/Near-shore In-house Serviços de TI & BPO local Realizado localmente por um terceiro Serviço de TI & BPO off-shore Realizado a partir de uma localização off-shore por um terceiro Operação própria local Realizada localmente por uma estrutura central do cliente Operação própria off-shore (“captive center”) Realizada por estrutura central do cliente em uma localização off-shore Foco na atração de investimento direto estrangeiro Fonte: Gartner Foco no fomento da exportação

12 Potencial mundial da demanda de serviços de TI
30% of Contractors A demanda por off-shoring (realocação externa) de serviços de TI e “terceirização de processos de negócios” (BPO) tendem a crescer de forma aceleradamente O mercado de outsourcing é bastante desenvolvido nos EUA e na Europa, onde se concentram a demanda por serviços de maior valor agregado (aplicativos e BPO) e de off-shoring O mercado global de outsourcing de serviços de TI totalizou: US$ 607 bilhões em (perspectiva de crescer a 5,6% a.a. até 2008). A componente off-shore representou US$ 18 bilhões (perspectiva de crescer a 40% a.a. até 2008). Os segmentos mais representativos e de melhor expectativa de crescimento de outsourcing e off-shoring de serviços de TI, BPO e serviços viabilizados por TI são: Serviços financeiros Manufatura Governo Fonte: A.T.Kearney – Global Management Consulting

13 Potencial mundial da demanda de serviços de TI

14 Brasil no mercado de Global Sourcing
Qualidade de trabalho e criatividade Pool de profissionais altamente qualificado Sistema educacional (técnico e universitário) Infra-estrutura de telecomunicações Nearshore Fuso horário Distância reduzida Conveniência Baixo risco ( aspectos culturais e políticos) Custos Competitivos Treinamento Infra-estrutura RH Telecomunicações Compatibilidade Cultural – Grande população imigrante Mercado Doméstico de Serviços de TI Mais de US$12,7 Bi (15% de crescimento comparado a 2004)

15 Conclusão: a busca pela inovação é fundamental no desenvolvimento tecnológico do Brasil Obrigado pela atenção escritório em São Paulo tel. (11)


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