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Administração Pública em Contexto de Mudança

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Apresentação em tema: "Administração Pública em Contexto de Mudança"— Transcrição da apresentação:

1 Administração Pública em Contexto de Mudança
CASA CIVIL Módulo Administração Pública em Contexto de Mudança Governo Eletrônico

2 Agenda As Novas Tecnologias e o Novo Gerente Governo Eletrônico – conceitos eGov no Estado de São Paulo

3 As Novas Tecnologias e o Novo Gerente
Por que a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) tornou-se ferramenta estratégica de gestão? Como o uso da TIC afeta a função do Gerente O que o gerente moderno deve saber sobre TIC

4 O QUE É TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TIC ?
Por que a TIC tornou-se ferramenta estratégica de gestão? CONCEITOS BÁSICOS O QUE É TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TIC ? infra-estrutura para execução de tarefas, tratamento de dados, produção e disseminação da informação usando Hardware Software Telecomunicação

5 Processa grandes volumes de dados a baixo custo e alta velocidade
Por que a TIC tornou-se ferramenta estratégica de gestão? A REVOLUÇÃO DA TIC Processa grandes volumes de dados a baixo custo e alta velocidade Permite a recuperação da informação, com buscas automatizadas Monitora e avalia o uso da informação Permite o acesso fácil a vários locais ou instituições remotamente Possibilita o trabalho em grupo por meio de ferramentas informatizadas Possibilita o compartilhamento do conhecimento

6 Por que a TIC tornou-se ferramenta estratégica de gestão?
A REVOLUÇÃO DA TIC O COMPUTADOR PASSA DE BEM DE CAPITAL A BEM DE CONSUMO O COMPUTADOR FIRMA-SE COMO EQUIPAMENTO MULTIMÍDIA OS PROGRAMAS DEIXAM DE SER FERRAMENTAS PARA ESPECIALISTAS AVANÇO E MASSIFICAÇÃO DAS TELECOMUNICAÇÕES A INTERNET TORNA-SE FERRAMENTA DE TRABALHO

7 PROVOCA TRANSFORMAÇÕES PROFUNDAS MUDA A NATUREZA DO PODER
Por que a TIC tornou-se ferramenta estratégica de gestão? A REVOLUÇÃO DA INFORMAÇÃO PROVOCA TRANSFORMAÇÕES PROFUNDAS no ambiente das empresas e no governo nos limites de tempo e espaço, transpondo barreiras sociais, culturais e políticas no papel do usuário da informação, que passa a ser também um produtor da informação MUDA A NATUREZA DO PODER

8 atividade governamental em si
Como o uso da TIC afeta a função do Gerente TIC é fundamental para: atividade governamental em si administração tomada de decisões execução de serviços as relações do governo com outras instâncias: governo local, estadual, nacional e internacional setores privado (lucrativos e não-lucrativos) cidadãos

9 REFLEXOS NO PAPEL DO GERENTE
Como o uso da TIC afeta a função do Gerente REFLEXOS NO PAPEL DO GERENTE Atividades mais desafiadoras Ampliação da Competência Capacidade de Pensar Criticamente Capacidade de Planejar Estrategicamente Capacidade de se Adaptar a Mudanças

10 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Como o uso da TIC afeta a função do Gerente DIMENSÃO POLÍTICA FOCO NO CIDADÃO CONTROLE SOCIAL - TRANSPARÊNCIA DEMOCRACIA - NOVAS FORMAS DE PARTICIPAÇÃO G E S T Ã O I N T E G R A D A ORGANIZAÇÃO POSTURA PRÓ-ATIVA INOVAÇÃO AMPLIAÇÃO DAS FRONTEIRAS ORGANIZACIONAIS CONHECIMENTO COMO ELEMENTO ESTRATÉGICO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO INFORMAÇÃO ACESSÍVEL, INTEGRADA, ÚTIL COMPARTILHADA

11 Como o uso da TIC afeta a função do Gerente

12 O que o Gerente moderno deve saber sobre TIC
A DESCONEXÃO Gerente Público Gerente de TIC

13 O que o usuário pede à área de informática
O que o Gerente moderno deve saber sobre TIC O que o usuário pede à área de informática 1

14 O que a área de informática acha que o usuário precisa
O que o Gerente moderno deve saber sobre TIC 2 O que a área de informática acha que o usuário precisa

15 O que a área técnica tem para pronta entrega.
O que o Gerente moderno deve saber sobre TIC O que a área técnica tem para pronta entrega. 3

16 O que foi entregue um mês depois.
O que o Gerente moderno deve saber sobre TIC O que foi entregue um mês depois. 4

17 Solução corrigida e melhorada, entregue 6 meses depois.
O que o Gerente moderno deve saber sobre TIC 5 Solução corrigida e melhorada, entregue 6 meses depois.

18 O que seu negócio precisava desde
O que o Gerente moderno deve saber sobre TIC O que seu negócio precisava desde o início. 6

19 AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO APLICATIVOS AVANÇADOS
O que o Gerente moderno deve saber sobre TIC HARDWARE BÁSICO SOFTWARE BÁSICO AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO APLICATIVOS AVANÇADOS INTERNET 19 Programa de Desenvolvimento Gerencial

20 O que o Gerente moderno deve saber sobre TIC
HARDWARE BÁSICO - REDES Rede de Computadores - ferramenta valiosa de apoio a gestão, focada no trabalho em grupo, permite otimizar o tempo e os recursos. Favorece o compartilhamento das informações e dos recursos (software e hardware). É formada por um conjunto de computadores, impressoras, terminais, e diversos outros equipamentos, interligados fisicamente por cabos ou por ondas de rádio (no caso das redes sem fio –”wireless”).

21 Estação de trabalho: é o equipamento utilizado pelo usuário final.
O que o Gerente moderno deve saber sobre TIC Recursos de hardware necessários para o funcionamento da rede. Servidor: é um computador dedicado para compartilhamento de serviços utilizados por vários usuários simultaneamente; possui mais recursos que um computador comum; pode ser um servidor de arquivos, de banco de dados ou de impressão Estação de trabalho: é o equipamento utilizado pelo usuário final. Placa de rede ou interfaces de rede: fazem a conexão física entre as estação de trabalho, servidores, impressoras

22 O que o Gerente moderno deve saber sobre TIC
Tipos de Redes Local – interliga equipamentos localizados num mesmo espaço físico Local Area Network – LAN; Externa – interliga equipamentos localizados em edifícios ou mesmo cidades diferentes Wide Area Network – WAN. Exemplo: Intragov

23 O que o Gerente moderno deve saber sobre TIC
Data Center Os Data centers são instalações compostas de centenas de servidores que oferecem serviços de gerenciamento do ambiente, alta disponibilidade 24x7(24 horas sete dias por semana 365 dias por ano), planejamento de capacidade, avaliação de performance de sistema operacional e aplicativos, monitoramento, backup, balanceamento de carga - entre outros -, para a hospedagem de dados/aplicações, e-commerce, sites, etc.

24 Software é sinônimo de programa ou aplicativo de computador
O que o Gerente moderno deve saber sobre TIC SOFTWARE BÁSICO Software é sinônimo de programa ou aplicativo de computador Sistema Operacional é o software que viabiliza o funcionamento do computador e a execução de todos os demais programas, uma vez que controla seus recursos independentemente da sua utilização. Os sistemas operacionais mais usados Windows e Linux

25 Automação de Escritórios
O que o Gerente moderno deve saber sobre TIC Automação de Escritórios Processadores de Texto Planilhas de Cálculo Bancos de dados Software para Apresentações Correio Eletrônico

26 Sistemas de Informação
O que o Gerente moderno deve saber sobre TIC Sistemas de Informação Conjunto de elementos inter-relacionados voltados para a coleta, recuperação, processamento, armazenamento e distribuição da informação. Sistemas de Informação Transacionais Sistemas de Informação Gerencial (MIS)

27 Sistemas de Informação
O que o Gerente moderno deve saber sobre TIC Sistemas de Informação Os sistemas de informações transacionais são sistemas para armazenagem e processamento de grande quantidade de dados. Trabalham com operações repetitivas e constantes, fornecendo saídas (consultas e relatórios) padronizadas. Ex: Folha de pagamentos, sistemas contábeis, etc

28 Sistemas de Informação
O que o Gerente moderno deve saber sobre TIC Sistemas de Informação Os sistemas de informações gerenciais básicos são sistemas de consulta direta a bases de dados (dados transacionais) para obtenção de dados estruturados.

29 Sistemas integrados de gestão (ERP)
O que o Gerente moderno deve saber sobre TIC APLICATIVOS AVANÇADOS Sistemas integrados de gestão (ERP) São ferramentas que integram todas ou quase todas as principais funções na organização (como contabilidade, produção, compras, pessoal, clientes, fornecedores) num único sistema, usado para operar e gerenciar toda a organização. São conhecidos pela sigla ERP - Enterprise Resource Planning (ERP). Os ERP não são adequados à área pública, mas temos sistemas que integram as informações - SIAFEM, SIAFISICO, SIAP, SIGET, SIGEO e BEC, que ao final estarão integradas como ferramenta única, ou seja, o governo está se organizando para montar sua estrutura de sistema integrado.

30 Customer Relationship Management (CRM)
O que o Gerente moderno deve saber sobre TIC APLICATIVOS AVANÇADOS Customer Relationship Management (CRM) Sistema de relacionamento com os clientes, destinado a criar fidelidade e aumentar o valor que cada um deles representa para a organização.

31 Groupware (Trabalho em Grupo)
O que o Gerente moderno deve saber sobre TIC APLICATIVOS AVANÇADOS Groupware (Trabalho em Grupo) O Groupware é o termo que designa as ferramentas que facilitam a comunicação, colaboração e coordenação de ações de diversas pessoas, favorecendo o trabalho em grupo. Ex : O Lotus Notes - gerencia informações para diversos usuários em uma rede de computadores. O Notes permite a seus usuários se comunicarem eletronicamente, coletando e compartilhando informações através de seus micros pessoais. Lotus Notes foi escolhido por ser o único que na época possibilitava o trabalho em grupo e tinha criptografia, além de possuir correio, agenda, chat, reunião on-line, etc.

32 O que o Gerente moderno deve saber sobre TIC
APLICATIVOS AVANÇADOS Workflow Um workflow (fluxo de trabalho) é definido como uma coleção de tarefas organizadas para realizar um processo, uma rotina de trabalho.

33 O que o Gerente moderno deve saber sobre TIC

34 Objetivos Ensino e Educação a Distância - EAD
O que o Gerente moderno deve saber sobre TIC Ensino e Educação a Distância - EAD Objetivos democratizar o acesso à educação; propiciar uma aprendizagem autônoma e ligada à experiência; promover um ensino inovador e de qualidade; incentivar a educação permanente; e reduzir custos.

35 Ensino e Educação a Distância
O que o Gerente moderno deve saber sobre TIC Ensino e Educação a Distância Exemplos de iniciativas de EAD no Estado de São Paulo: Rede do Saber Curso de Licitação e Gestão de Contratos de Serviços Terceirizados

36 Aplicativos sob medida Venda ou aluguel de módulos
O que o Gerente moderno deve saber sobre TIC Aquisição Aplicativos prontos Vantagens Desvantagens Como o produto é vendido em larga escala, o preço final pode ser mais barato. Como os pacotes são padronizados, podem não atender completamente às suas necessidades. Aplicativos sob medida Vantagens Desvantagens Aplicativos feitos sob encomenda podem ser ajustados exatamente às necessidades de uma organização. A organização banca sozinha os altos custos de desenvolvimento. Shareware/ Freeware Venda ou aluguel de módulos

37 A tecnologia que viabiliza o eGov é a Internet
O que o Gerente moderno deve saber sobre TIC INTERNET Provedores de acesso à Internet Provedores de Conteúdo Nuvem da Internet A tecnologia que viabiliza o eGov é a Internet Rede Telefônica

38 O que o Gerente moderno deve saber sobre TIC
INTERNET Provedores de acesso: Disponibilizam acesso à Internet – pedem login e senha para autenticar seus usuários. Provedores de conteúdo: Disponibilizam acesso às informações hospedadas em seus computadores e oferecem serviços  Usuários: qualquer cidadão que, se utilizando de um computador, estabeleça conexão com a comunidade Internet, através de um provedor de acesso.      

39 http://www.saopaulo.sp.gov.br Outros Serviços Internet
O que o Gerente moderno deve saber sobre TIC COMO ENTENDER UM ENDEREÇO WEB (WWW - World Wide Web) Informa ao navegador que ele deve procurar um documento hipertexto Nome de domínio da organização ou da pessoa a quem o site pertence País do site Tipo do site Outros Serviços Internet Correio eletrônico - Salas de Bate-Papo (CHAT) Grupos de discussão Grupos de Notícias (News Group)

40 CORREIO ELETRÔNICO - e-mail
O que o Gerente moderno deve saber sobre TIC CORREIO ELETRÔNICO - Nome do usuário, escrito sem espaços e sem acentos Nome da organização ou instituição provedora de acesso a Internet. Tipo do provedor Símbolo que em português é chamado arroba, e em inglês quer dizer "at” País do provedor

41 Governo Eletrônico - conceito Fases de Governo Eletrônico
eGov no Estado de São Paulo

42 O que é governo eletrônico?
CONCEITO O que é governo eletrônico? O que é necessário para se tornar um governo eletrônico?

43 a eficiência e eficácia da gestão pública
Governo Eletrônico CONCEITO O conceito de Governo Eletrônico diz respeito à forma como o governo e os cidadãos interagem. É um processo que afeta fundamentalmente a forma como o governo se organiza e presta serviços ao cidadão, fazendo uso das TIC para melhorar qualitativa e quantitativamente esses serviços, aumentando: a eficiência e eficácia da gestão pública a transparência das ações do governo e a participação da sociedade.

44 Principais Pressupostos para a implantação do Governo Eletrônico
CONCEITO Principais Pressupostos para a implantação do Governo Eletrônico 1. Existência de base tecnológica instalada 2. Envolvimento da alta direção e dos gerentes 3. Ações de governo coordenadas, integradas e com objetivos compartilhados 4. Possibilidade de revisão do marco legal e da legislação procedimental 5. Utilização intensiva da TI na relação sociedade-governo e nos processos internos 6. Recursos humanos capacitados 44 Programa de Desenvolvimento Gerencial

45 Fatores que influenciam a transição para uma nova fase
Governo Eletrônico CONCEITO Fatores que influenciam a transição para uma nova fase Estratégias e Políticas Pessoas Processos Tecnologia 45 Programa de Desenvolvimento Gerencial

46 é um processo central na prestação de serviços
Governo Eletrônico CONCEITO Estratégias e Políticas Governo Eletrônico não pode ser tratado como mais uma forma de TI é um processo central na prestação de serviços criação de estrutura de gerenciamento  governo deve tratar a questão do atendimento ao cidadão de forma integrada. novos modelos de financiamento têm que ser desenvolvidos  alocação de recursos financeiros para as iniciativas de Governo Eletrônico 46 Programa de Desenvolvimento Gerencial

47 Governo Eletrônico CONCEITO Pessoas servidores públicos - extenso programa de treinamento para entender os novos processos de trabalho, procedimentos e o potencial das novas tecnologias, através de ensino à distância, simulações computadorizadas e outras tecnologias de treinamento. Devem conhecer a potencialidade da tecnologia e demandar soluções à área de TI Líderes não precisam saber escrever programas de computador, mas precisam conhecer as capacidades de cada tipo de infra-estrutura tecnológica, essencial para traduzir sua visão em realidade Cidadão - inclusão digital - disponibilização de meios para o acesso e capacitação da população, para que passem a interagir eletronicamente com o governo - criação de Infocentros comunitários 47 Programa de Desenvolvimento Gerencial

48 revisão dos processos de trabalho simplificação dos procedimentos
Governo Eletrônico CONCEITO Processos revisão dos processos de trabalho simplificação dos procedimentos desburocratização integração de serviços transferir os cidadãos das filas para os serviços online 48 Programa de Desenvolvimento Gerencial

49 Tecnologia - Web é tecnologia central
Governo Eletrônico CONCEITO Tecnologia - Web é tecnologia central Fator crítico para a absorção das novas tecnologias depende da habilidade das organizações para: escolher tecnologias adequadas saber como implementar e difundir de maneira adequada adaptar-se a nova maneira de trabalhar Coordenar as estratégias líderes precisam conhecer as capacidades inerentes a cada tecnologia começar simples e crescer depressa estabelecer Portal e Intranet 49 Programa de Desenvolvimento Gerencial

50 G2C - Government to Citizen (Governo e Cidadão)
Governo Eletrônico CONCEITO Essas novas tecnologias irão permitir ao governo transformar os quatro tipos de relacionamentos que são vitais para seu trabalho: G2C - Government to Citizen (Governo e Cidadão) G2B - Government to Business (Governo e Setor Privado) G2G - Government to Government (Governo e outros órgãos do Governo) G2E - Government to Employee (Governo e o Servidor Público) 50 Programa de Desenvolvimento Gerencial

51 Governo Eletrônico CONCEITO G2C - Governo e Cidadão pessoas não são apenas cidadãos de um governo, são pais, voluntários, estudantes, proprietários de negócios e empregados a abordagem integrada permite aos cidadãos acesso a uma série de serviços que fazem parte de seu dia a dia portais de governo estão sendo organizados por eventos ligados ao ciclo de vida das pessoas, tais como serviços e informações para aposentados, pré-escolares, universitários 51 Programa de Desenvolvimento Gerencial

52 G2B - Governo e Setor Privado
Governo Eletrônico CONCEITO G2B - Governo e Setor Privado as aplicações nessa área incluem tecnologias de compras eletrônicas (leilões e licitações online). implementações de sucesso requerem um enorme esforço de revisão de processos de trabalho, inclusive revisão de legislação. outras aplicações G2B referem-se a pagamento de taxas e impostos online ou por telefone. 52 Programa de Desenvolvimento Gerencial

53 G2G - Governo e outros órgãos do Governo
Governo Eletrônico CONCEITO G2G - Governo e outros órgãos do Governo aplicações são projetadas para mudar a relação interna e entre os diversos níveis de governo deverão permitir o acesso a bases de dados governamentais, não importando a que departamento pertençam, e a implantação de processos eletrônicos interdepartamentais 53 Programa de Desenvolvimento Gerencial

54 G2E - Governo e o Servidor Público
Governo Eletrônico CONCEITO G2E - Governo e o Servidor Público Intranet governamental deverá ter grande desenvolvimento, aumentado o fluxo de informações entre os servidores públicos volume de papel que circula entre os diversos órgãos de governo deve decrescer 54 Programa de Desenvolvimento Gerencial

55 As cinco fases do governo eletrônico: Presença Emergente
CONCEITO As cinco fases do governo eletrônico: Presença Emergente Presença Expandida Interação Transação Integração

56 Fases do Governo Eletrônico
Presença em Rede Fases do Governo Eletrônico Valor Presença Transacional Integração total do governo com os cidadãos – G2C. Personalização do contato com o cidadão. Retorno da informação. Consultas e discussões on-line. Decisões coletivas on-line. Presença Interativa Presença Expandida Compras eletrônicas. Prestação de serviços on- line. Pagamento de taxas e impostos on- line. Aplicações internas de e- Gov. Portais de governo. Presença Emergente Organização de serviços do ponto de vista do usuário. Modelos de formulários para impressão. Acesso a autoridades governamen- tais por . Interatividade limitada. Recursos para pesquisas, buscas no sítio e facilidades para download de arquivos. Primeiros sítios centrais de governo. Páginas de órgãos do governo na Internet. Informação básica e estática. Lins para outros sítios. Complexidade Fonte UN World Public Sector Report 2003


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