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Coronel João Antonio Ribeiro Ferreira. Agenda 41,5 milhões de habitantes 41,5 milhões de habitantes 19 milhões na região metropolitana 19 milhões na.

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1 Coronel João Antonio Ribeiro Ferreira

2 Agenda

3 41,5 milhões de habitantes 41,5 milhões de habitantes 19 milhões na região metropolitana 19 milhões na região metropolitana 645 municípios 645 municípios 40% da frota nacional de veículos 40% da frota nacional de veículos 41,5 milhões de habitantes 41,5 milhões de habitantes 19 milhões na região metropolitana 19 milhões na região metropolitana 645 municípios 645 municípios 40% da frota nacional de veículos 40% da frota nacional de veículos Estado de São Paulo A Polícia Militar em Números

4 Quadro de pessoal : policiais militares 545 unidades operacionais instalações físicas Frota : veículos 18 aeronaves 85 embarcações Presença : 645 municípios Orçamento anual : R$ 7 bilhões (US$ 3,03 bilhões) A Polícia Militar em Números

5 Serviços da Polícia Militar Mas onde entra a tecnologia ?

6 Serviços da Polícia Militar Policiamento Ambiental Policiamento em Eventos Policiamento com Motos Policiamento com Bicicletas Radiopatrulha Aérea Ronda Escolar Policiamento com Cães Policiamento a Cavalo

7 Serviços da Polícia Militar Emergência (190 e 193) Combate a Incêndios Radiopatrulha Resgate Policiamento em Terminais Buscas na Mata Salvamento Policiamento Rodoviário

8 Forças Especiais ROTA COE GATE CHOQUE

9 Área de Tecnologia da Polícia Militar CPD ( T I ) CSM/Mtel ( Telecom ) DTel ( Diretoria TIC )

10 Missão da Área de Tecnologia Prover infra-estrutura e serviços de tecnologia da informação e comunicação alinhados com a direção estratégica e adequados às necessidades de operação da Polícia Militar

11 Missão da Área de Tecnologia Prover infra-estrutura e serviços de tecnologia da informação e comunicação alinhados com a direção estratégica e adequados às necessidades de operação da Polícia Militar

12 Missão da Área de Tecnologia Prover infra-estrutura e serviços de tecnologia da informação e comunicação alinhados com a direção estratégica e adequados às necessidades de operação da Polícia Militar

13 Área de Tecnologia da Polícia Militar Quadro de Pessoal : 290 policiais militares Colaboradores externos : 130 profissionais contratados Presença : 645 cidades - São Paulo Clientes : Governo do Estado, SSP, PMESP, PCESP, SPTC Usuários : 41,5 milhões de habitantes 138 mil policiais (militares, civis e peritos criminais) Investimento -2007/2008 : R$ 280 milhões (US$ 121,7 milhões) Ativos Tecnológicos : R$ 1,1 bilhão (US$ 478,3 milhões) Quadro de Pessoal : 290 policiais militares Colaboradores externos : 130 profissionais contratados Presença : 645 cidades - São Paulo Clientes : Governo do Estado, SSP, PMESP, PCESP, SPTC Usuários : 41,5 milhões de habitantes 138 mil policiais (militares, civis e peritos criminais) Investimento -2007/2008 : R$ 280 milhões (US$ 121,7 milhões) Ativos Tecnológicos : R$ 1,1 bilhão (US$ 478,3 milhões)

14 Área de Tecnologia da Polícia Militar Infra-estrutura de Tecnologia : Data Center (Processamento e Armazenamento de Dados) Redes de comunicação de dados (Infovia, Intranet e Intragov) Redes de radiocomunicação (Convencional e Digital) Redes de telefonia (Convencional e IP - Internet Protocol) Aplication Service Provider (400 serviços de aplicações) Infra-estrutura de Tecnologia : Data Center (Processamento e Armazenamento de Dados) Redes de comunicação de dados (Infovia, Intranet e Intragov) Redes de radiocomunicação (Convencional e Digital) Redes de telefonia (Convencional e IP - Internet Protocol) Aplication Service Provider (400 serviços de aplicações)

15 Área de Tecnologia da Polícia Militar Sistemas de Inteligência Policial : Siopm Corp Copom on Line Fotocrim Bases de Dados (Armas, Pessoas, Quadrilhas, Veículos, etc.) Sistemas de Inteligência Policial : Siopm Corp Copom on Line Fotocrim Bases de Dados (Armas, Pessoas, Quadrilhas, Veículos, etc.)

16 Área de Tecnologia da Polícia Militar Rede Interna de Comunicação de Dados (Intranet PM) : 180 servidores (01 mainframe z9) estações de trabalho links de comunicação de dados 150 Mbps - circuitos entrantes (dados) 622Mbps - circuitos entrantes (imagem) Rede Interna de Comunicação de Dados (Intranet PM) : 180 servidores (01 mainframe z9) estações de trabalho links de comunicação de dados 150 Mbps - circuitos entrantes (dados) 622Mbps - circuitos entrantes (imagem)

17 Área de Tecnologia da Polícia Militar Rede de Radiocomunicação : estações de rádio 100 sites de comunicação Licenças de uso de freqüências de rádio Rede de Radiocomunicação : estações de rádio 100 sites de comunicação Licenças de uso de freqüências de rádio

18 Área de Tecnologia da Polícia Militar Atendimento de Emergência (190 e 193) Despacho de Viaturas assistido por computador (DVAC)

19 Área de Tecnologia da Polícia Militar Sistemas de Videomonitoração

20 Área de Tecnologia da Polícia Militar Terminais Móveis de Dados (TMD) Terminais Portáteis de Dados (TPD)

21 Cenário Atual Por 160 anos, a Polícia Militar conseguiu realizar suas operações e prestar serviços com pouco suporte da Área de Tecnologia Nos últimos 17 anos a Tecnologia tornou-se um fator crítico de sucesso para as operações e serviços da Polícia Militar

22 Crescimento da Complexidade da Tecnologia

23 Principais Desafios Enfrentados Manter a tecnologia funcionando Manter a tecnologia funcionando Gerar valor com novas soluções tecnológicas Gerar valor com novas soluções tecnológicas Reduzir custos e riscos da tecnologia Reduzir custos e riscos da tecnologia Crescimento da complexidade da tecnologia Crescimento da complexidade da tecnologia Alinhar a tecnologia com a estratégia corporativa Alinhar a tecnologia com a estratégia corporativa Cumprir leis e regulamentos do setor Cumprir leis e regulamentos do setor Garantir a segurança das informações Garantir a segurança das informações

24 Principais Desafios Enfrentados Como conciliar a necessidade de uma visão de longo prazo com a cobrança de resultados no curtíssimo prazo? Como conciliar a necessidade de uma visão de longo prazo com a cobrança de resultados no curtíssimo prazo? Como garantir conformidade com os requerimentos legais ? Como garantir conformidade com os requerimentos legais ? Quais as maneiras de preparar a organização para a terceirização? Quais as maneiras de preparar a organização para a terceirização? Como conseguir demonstrar os ganhos de produtividade? Como conseguir demonstrar os ganhos de produtividade? Como responder com agilidade às demandas mantendo padrões de qualidade e segurança? Como responder com agilidade às demandas mantendo padrões de qualidade e segurança? Como conciliar os Interesses conflitantes das várias áreas da organização? Como conciliar os Interesses conflitantes das várias áreas da organização? Como garantir o alinhamento estratégico ? Como garantir o alinhamento estratégico ? Quais métricas utilizar para demonstrar os resultados obtidos ? Que métodos ou modelos podemos utilizar para uma gestão efetiva ? Que métodos ou modelos podemos utilizar para uma gestão efetiva ? Como facilitar a aprovação de projetos ? Como priorizá-los ? Como facilitar a aprovação de projetos ? Como priorizá-los ? Como garantir uma análise aceitável de riscos ? Como garantir uma análise aceitável de riscos ?

25 Maior Complexidade para o Gerenciamento

26 Qual é a solução ? Crescimento da Complexidade da Tecnologia

27 Área de Tecnologia da Polícia Militar Vamos deixar tudo como está ! É melhor reorganizar as coisas !

28 A Concepção do Projeto Vamos adotar as práticas da ITIL ? Lá na Motorola o pessoal usa SIX SIGMA ! Vamos implementar só os processos do Service Support ! Mas o pessoal da IBM usa o ITUP ! Não seria melhor começarmos com o COBIT ? A área de desenvolvimento prefere o CMMI ! É melhor começarmos com ISO 9000 ! A área de segurança recomenda a ISO ! A área de segurança recomenda a ISO ! O que vocês acham de começarmos com o PMBOK e OPM3 ? Será que vão publicar a versão brasileira da ISO ?

29 Sumário do Projeto Desenvolver Desenvolver Implantar Implantar Certificar CertificarSistema de Gestão de Gestão Serviços da Tecnologia da Informação e Comunicação

30 Sumário do Projeto Sistema de Gestão de Gestão Pessoas Processos Tecnologia

31 Sumário do Projeto Pessoas CPD CSM/MTel DTel

32 Sumário do Projeto Pessoas R$ 450 mil em capacitação R$ 450 mil em capacitação Maior valorização pessoal e profissional 23 Cursos e Certificações Internacionais Formação de equipes de alto desempenho Novos papéis e responsabilidades

33 Quais práticas e quais processos adotar ? Sumário do Projeto

34 Vamos adotar as práticas da ITIL ? Lá na Motorola o pessoal usa SIX SIGMA ! Vamos implementar só os processos do Service Support ! Mas o pessoal da IBM usa o ITUP ! Não seria melhor começarmos com o COBIT ? A área de desenvolvimento prefere o CMMI ! É melhor começarmos com ISO 9000 ! A área de segurança recomenda a ISO ! A área de segurança recomenda a ISO ! O que vocês acham de começarmos com o PMBOK e OPM3 ? Será que vão publicar a versão brasileira da ISO ? Sumário do Projeto

35 Usaremos essa operação para a Certificação ISO ! Usaremos essa operação para a Certificação ISO ! Vai Coronel, pode adotar a ITIL v3 que nós damos cobertura !

36 Sumário do Projeto Processos ISO ITIL v3

37 Sumário do Projeto Ciclo de Vida Estratégia do Serviço Desenho do Serviço Transição do Serviço Operação do Serviço Melhoria do Serviço Processos

38 Sumário do Projeto PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO Modelagem de Processos de Negócio (BPM) ITIL Foundation ITIL Practitioner Support and Restore (IPSR) ITIL Practitioner Release and Control (IPRC) ITIL Practitioner Agree and Define (IPAD) ITIL v2 Practitioner Plan and Improve (IPPI) ITIL IT Service Manager ITIL Bridging Course: ITIL v2 Manager to ITIL v3 Diploma ITIL Foundation Bridging Course Foundation in IT Service Quality Management - ISO Implementation of the IT Service Quality Management System - ISO Lead Auditor in IT Service Quality Management System - ISO COBIT Foundation

39 Sumário do Projeto Software Hardware Tecnologia UI LOGIC Bases de Dados

40 Sumário do Projeto PRINCIPAIS BENEFÍCIOS Tempo de Reparo: 80% de redução no tempo médio de recuperação entre falhas (MTTR - Mean Time to Return); Falhas: 30% de redução no número de falhas e 50% de redução no tempo de solução de incidentes e problemas Mudanças: 25% de redução no tempo de conclusão e 50% de redução no número de alterações urgentes e dispendiosas

41 Sumário do Projeto PRINCIPAIS BENEFÍCIOS Excesso de Capacidade: 15% de redução nos custos de aquisição de infra-estrutura e serviços de tecnologia da informação; Disponibilidade: 10% de acréscimo na taxa de disponibilidade da infra-estrutura e serviços de tecnologia da informação; Custo Total da Propriedade: 10% de redução nos custos com aquisição, manutenção e administração dos sistemas.

42 A Seleção dos Parceiros RFP Avaliação e Seleção Contratação

43 A Seleção dos Parceiros

44 Sumário do Projeto Etapas do Projeto InícioTérmino Iniciação e Planejamento Etapa I - Diagnóstico de Maturidade Etapa II - Desenho de Processos Etapa III - Implementação Etapa IV - Capacitação Etapa V - Certificação Etapa VI - Melhoria Contínua CRONOGRAMA DO PROJETO

45 Status do Projeto Suite SRM em ambiente de produção 26 processos ITIL v3 desenhados Transição e Operação de Serviços em produção Central de Serviços em operação 174 policiais militares habilitados 174 policiais militares habilitados (cursos e/ou certificação)

46 Fatores Críticos de Sucesso Fixar os papéis e responsabilidades do oficial de telemática Capacitar Comandantes para o gerenciamento de serviços de TIC Prever custos com aquisição, manutenção e evolução dos sistemas Adotar processos claros para gerenciamento de serviços de TIC dentro do conceito de multi-agência Criar um órgão para Monitoração e Avaliação dos serviços de TIC/PM com ênfase ao gerenciamento de custo por serviço Exigir fornecedores com capacitação nas práticas ITIL

47 Lições Aprendidas Comunicação intensiva Implantação total x Implantação em blocos Comunicar vitórias rápidas - Aliviar cansaço e esgotamento Seleção de fornecedores: Software com especificações detalhadas Seleção de fornecedores - Consultoria/Desenho de processos detalhados: - Serviços - Serviços - Entregáveis - Entregáveis

48 Perguntas ?

49 OBRIGADO !!!!!!!!

50


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