A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História (Ens. Fund. Anos Finais e Ensino Médio) Filosofia (Ensino Médio) Ciências Humanas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História (Ens. Fund. Anos Finais e Ensino Médio) Filosofia (Ensino Médio) Ciências Humanas."— Transcrição da apresentação:

1 História (Ens. Fund. Anos Finais e Ensino Médio) Filosofia (Ensino Médio) Ciências Humanas

2 5ª série/6º ano nessa etapa do Ensino Fundamental é marcada por grande mudança: troca de escola, organização do currículo por disciplinas e diferentes professores especialistas. Nesse contexto é importante receber os alunos de forma acolhedora, apresentando o espaço físico da escola, funcionários e professores e introduzi-los aos estudos históricos através dos seus principais conceitos: tempo histórico, sujeito histórico e fato histórico.

3 6ª série/7º ano, que tem como conteúdo Feudalismo e Cruzadas, e habilidades das quais se destacam Identificar processos históricos e estabelecer relações entre os principais elementos que caracterizam o processo de formação das instituições políticas e sociais ao longo da história sugere-se que sejam retomados os conteúdos A vida na Roma Antiga e O fim do Império Romano (respectivamente 3º e 4º bimestre da 5ª. série/6º anos) enfatizando as transformações e os conceitos de permanência e ruptura.

4 7ª série/8º ano, sugere-se que Iluminismo e Revolução Francesa (respectivamente 1º bimestre e 2º bimestre) sejam conteúdos precedidos de reflexões a respeito de O encontro dos portugueses com os povos indígenas e Tráfico negreiro e escravismo africano no Brasil/Crise do Sistema Colonial (respectivamente 3º e 4º bimestre do 6ª série/7º ano). Essa retomada e reflexão estão atreladas à análise dos processos sócio-históricos e percepção dos fundamentos e mudanças das instituições políticas e sociais, reforçando o trabalho iniciado anteriormente sobre ruptura e continuidade.

5 8ª série/9º ano dando continuidade ao destaque aos conceitos de ruptura e continuidade, serão remetidos aos estudos realizados no 4º bimestre da série/ano anterior (Economia cafeeira – Escravidão e abolicionismo – Industrialização, urbanização, branqueamento da nação e imigração), sublinhando a importância desses conteúdos para o advento da República no Brasil.

6 1º ano do Ensino Médio, entende-se que ocorre uma retomada dos conteúdos vistos no Ensino Fundamental. Não há uma relação direta entre os temas tratados na 8ª série/9º ano e os conteúdos previstos para a série do Ensino Médio, assim podem ser tratados de maneira independente da série anterior.

7 Na passagem do 1º ano para o 2º ano, nota-se que há uma conexão direta entre conteúdos do 4º bimestre do ano anterior, o 1º e 2º bimestre da série seguinte. Dessa forma, o Renascimento Comercial e Urbano, A formação das monarquias nacionais e Expansão europeia nos séculos XV e XVI (1ª série), se articulam com Renascimento, Formação dos Estados Absolutistas Europeus (2ª série). Essa correlação vai ocorrer também com outros conteúdos e podem ser explorados em outros momentos.

8 Para a relação entre o 2º e o 3º ano, a articulação permanente entre os conteúdos das séries é importante tanto para situar o aluno e apresentar as durações e as mudanças, como para utilizar as exposições introdutórias em momentos de resgatar os conhecimentos adquiridos anteriormente. Além dessa possibilidade, retomar os conteúdos a partir de fatos atuais, pois desperta o interesse e estimula a pesquisa.

9 1º ano, o professor pode explorar os conteúdos Por que estudar Filosofia? e apresentação das áreas da Filosofia e seus objetos de estudos. Exibir o filme Sócrates (diretor Roberto Rossellini), e após, debater conceitos como: democracia, política, justiça, entre outros. Sugestões de Atividades

10 2º ano, pautado no Currículo Oficial, cujos conteúdos são: ética, liberdade, entre outros. O professor pode selecionar artigos de jornais e revistas, para debater com os alunos, por exemplo, o processo de mensalão. Sugestões de Atividades

11 3º ano, posto que este é o último ano do Ensino Médio, o professor pode fazer uma sondagem dos conteúdos aprendidos (ou não) no 2º e 3º ano, e a partir daí fazer uma revisão dos temas trabalhados. Exemplo: Epicuro e a felicidade, estabelecendo um diálogo com a propaganda da Coca Cola/ abra a felicidade; ou exibição do filme Descartes (diretor Roberto Rossellini), após debater os conceitos de ciência, racionalismo etc. Sugestões de Atividades

12 Coleção Explorando o Ensino: Filosofia, História e as demais disciplinas explorando-o-ensino.html Projeto O Cinema vai à Escola: o=3 Análise de filme: vida-de.html Atividades, gincanas, paineis etc: Roteiro análise de filmes: ovoroteiro/tabid/1489/EntryId/286/A-analise-de-filmes-em-sala-de- aula.aspx São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: história, ensino fundamental e Médio – Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; equipe, Diego Lopes Silva, Glaydson José da Silva, Mônica Lungov Bugelli, Raquel dos Santos Funari, Paulo Miceli. – São Paulo: SEE, 2009.

13 ALGUNS PASSOS IMPORTANTES PARA O TRABALHO DOCENTE

14 1º Passo – SELECIONAR O FILME: de acordo com o conteúdo da matéria, numa dada unidade programática da disciplina, e a faixa etária dos alunos. 2º Passo – ASSISTIR AO FILME ANTES DE USÁ-LO: para conhecer a obra cinematográfica e estabelecer critérios para o plano de aula (estratégias de ensino, conceitos que serão trabalhados etc.). Essa parte é importante, porque nela o professor vai optar por exibir o filme na íntegra ou parte dele, de acordo com os objetivos delineados no plano de aula. 3º Passo – ELABORAR UM PLANO DE AULA: o próximo passo é escrever o plano da aula, expondo os conceitos, os objetivos, a metodologia, incluindo um roteiro de discussão do filme, e a avaliação. 4º Passo – PRECAUÇÃO TÉCNICA: verificar na escola, com antecedência, se os equipamentos (TV, videocassete ou aparelho de DVD) estão em perfeitas condições de serem usados, para que não ocorra nenhuma surpresa desagradável no dia da aula;

15 7º Passo – PROMOVER O DEBATE: mediar à discussão entre o filme e o roteiro. Este é um momento importante do trabalho com filmes ou documentários. O professor precisa ter um conhecimento básico da linguagem cinematográfica para ajudá-lo na hora da análise crítica dos filmes e na orientação aos alunos. Por isso, vale a pena consultar na internet sites de introdução ao cinema ou comprar livros da área*. 8º Passo – USAR OUTRA FONTE (FACULTATIVO): articular a discussão do filme usando outro tipo de fonte (música, matéria de jornal, fotografia etc.). Pode tornar a aula muito mais dinâmica e elucidativa.

16 5º Passo – APRESENTAÇÃO DO PLANO DE AULA: entregar o planejamento aos alunos (deve conter a sinopse do filme e um roteiro para discussão); fazer um breve comentário da obra a ser exibida. 6º Passo – EXIBIR O FILME: de acordo com o planejamento, exibir-se-á o filme na íntegra ou partes da obra; o professor não deve se ausentar da sala. Essa atividade não deve ser encarada como uma distração, em que professores usam filmes para ocupar o tempo de suas aulas, mas sim como uma oportunidade de construir conhecimento, um saber histórico escolar.

17 Para iniciar é interessante e conveniente, realizar uma investigação a respeito da relação dos alunos com o cinema, onde eles responderam às seguintes questões: 1 – Você gosta de cinema? Quais os gêneros de filmes que costuma assistir (comédia, drama, guerra, terror, suspense,romântico)? Cite três. 2 – Quais filmes históricos você já assistiu? 3 – Qual a sua opinião a respeito de filmes históricos? 4 – Algum professor já utilizou filme para trabalhar o conteúdo? Qual foi o filme? 5 – Que atividades foram realizadas sobre o filme? 6 – Antes de passar o filme foi feita alguma explicação/preparação? De que forma?

18 1- Qual o tema do filme? O que os realizadores do filme tentaram nos contar? Eles conseguiram passar a sua mensagem? Justifique sua resposta. 2 - Você assimilou/aprendeu alguma coisa com este filme? O quê? 3 - Algum elemento do filme não foi compreendido? 4 - Do que você mais gostou no filme? Por quê? 5 - Qual o seu personagem favorito no filme? Por quê? 6 - Qual o personagem de que você menos gostou? Por quê? 7 - Qual é a síntese da história contada no filme?

19 É muito importante caracterizar o período histórico em que uma obra foi produzida. Algumas perguntas são indutoras dessa caracterização e podem ser utilizadas em sala de aula. A seguir, algumas dessas possibilidades: Quem produziu a obra? Como era a sociedade em que viveu o autor? Qual a posição social dele? Que relações caracterizam seus vínculos sociais? Qual a formação do autor? Que outros dados biográficos podem nos ajudar a compreender o autor da obra? Embora as perguntas nos ajudem a compreender a obra, precisamos ter em mente a sua complexidade, que talvez não possa ser plenamente desvendada.

20 Segundo Mônica Bugelli, é importante que o professor auxilie os alunos na análise das imagens de cenas ou paisagens. Para isso, sugere que se façam perguntas, como: Qual a disposição dos elementos da cena? Existe uma cena principal? Existem elementos secundários? Quem são as personagens? Como as pessoas estão vestidas? É uma cena interna ou externa? Há mais de um grupo social representado na cena?

21 No desenvolvimento de uma atividade de análise de uma determinada imagem é fundamental que os alunos identifiquem três contextos: social de produção da imagem, que pressupõe a como contexto preensão das intenções explícitas e implícitas de quem a produziu, a época, o lugar e os seus destinatários; o contexto social em que a análise da imagem acontece, já que os elementos da visão de mundo de quem lê influenciam a leitura; o contexto didático específico, que envolve os objetivos de trabalho com essa imagem em determinada disciplina e série/ano. Muitas vezes, uma imagem pode ser utilizada por professores de disciplinas diferentes em análises distintas.

22 Caso os professores da área de Ciências Humanas queiram desenvolver atividades na área, e não disciplinarmente, acessem o link: OrientacoesInicioAnoLetivo2012_EnsFundAnosFi nais_EnsMedio.pdf OrientacoesInicioAnoLetivo2012_EnsFundAnosFi nais_EnsMedio.pdf páginas 151 a 159, onde encontrarão algumas sugestões de atividades utilizando filmes, jogos, imagens, entre outros, que poderão desenvolver nos primeiros dias de aula.

23 A IMAGEM EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA COM A CAPA DE REVISTA. Fernanda Couto Guimarães ( PG_UEL) e Loredana Limoli (UEL). In: pdf pdf O USO DA IMAGEM NAS AULAS DE HISTÓRIA. Ricardo Barros (PUC Campinas). In: A IMAGEM NA SALA DE AULA. Suelena de Moraes Aguiar. In: EDUCAÇÃO/COMUNICAÇÃO: O USO DO AUDIOVISUAL EM SALA DE AULA. LINHARES, Ronaldo Nunes. In: _009.pdfhttp://encipecom.metodista.br/mediawiki/images/2/2c/GT10_- _009.pdf AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS - Youtube: in: ORGANIZANDO O TRABALHO COM VÍDEO EM SALA DE AULA. Mônica Cerbella Freire Mandarino. In: 2000/monicamandarino.htmhttp://www.unirio.br/morpheusonline/Numero /monicamandarino.htm er.sp.gov.br/portais/apoiocurriculo

24 ult.aspx?alias=www.rededosaber.sp.gov.br/po rtais/apoiocurriculo


Carregar ppt "História (Ens. Fund. Anos Finais e Ensino Médio) Filosofia (Ensino Médio) Ciências Humanas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google