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Área Ciências da Natureza e suas tecnologias. Ensino Médio.

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1 Área Ciências da Natureza e suas tecnologias. Ensino Médio.

2 Orientações para Biologia, Física e Química.
PCNP Biologia: Camila Novaes PCNP Física: Leandro Marques PCNP: Marco Antonio Gimenes

3 Ciências da Natureza – Ensino Médio
Alguns temas são trabalhados ao longo da educação básica numa formação continuada que permeia todas as disciplinas da área e que apresentam uma evolução natural mediante o desenvolvimento cognitivo dos alunos, como é o caso do tema Energia. Este tema tem diversas implicações e é indiscutivelmente essencial para a sociedade atual.

4 Ciências da Natureza – Ensino Médio
Porém, é fundamental que a área tenha como meta dispor de conhecimentos e competências sobre este tema, que promovam a análise crítica das vantagens e desvantagens do uso das diversas fontes de energia, para que se possa emitir julgamentos e propor ações de forma consciente e ética.

5 Ciências da Natureza – Ensino Médio
Veja sugestões para trabalhar com o tema Energia no link: GEB_OrientacoesInicioAnoLetivo2012_EnsFu ndAnosFinais_EnsMedio.pdf, páginas 161 a 170.

6 Ciências da Natureza – Ensino Médio
Série: 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio. Competências e Habilidades: Interpretar imagens, esquemas, gráficos e tabelas; Relacionar informações, representadas em diferentes formas e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente; Comparar situações descritas por indicadores, como meio para compreender disparidades, variações e tendências; Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais; Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema; Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaborar propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores e considerando a diversidade sociocultural.

7 Ciências da Natureza – Ensino Médio
Referências: Guia do Estudante – Atualidades: Energia, edição de Seção: Dossiê Energia, Texto: O Mundo Movido a Petróleo”, pg. 32 – 40. Disponível para download em: Ciencias%20da%20Natureza%20Parte%204.pdf Consulte material de apoio em: ppt_material_revisado_red.pdf

8 Ciências da Natureza – Ensino Médio
Situação de Aprendizagem 1: Evolução da Matriz Energética no Mundo. Situação de Aprendizagem 2: O Mundo Movido a Petróleo e a Importância do Carbono Situação de Aprendizagem 3: Elaboração de Propostas de Intervenção na Realidade.

9 GUIA DO ESTUDANTE - ATUALIDADES 2011 – II: PETRÓLEO
Biologia 1º EM: Seção Biodiversidade, pág. 140 a145. Seção Energia limpa, mas nem tanto, pág. 104 a 111. Seção Dengue, pág. 146 a 149. Física Infográfico Energia Limpa, mas nem Tanto, pág. 104 e 105. Seção Adeus aos Ônibus Espaciais, pág. 150 e 151. 2º EM: Gráfico sobre a Evolução da Matriz Brasileira de Energia, pág. 81. Seção Ciclo do Carbono e a Questão Ambiental, pág. 82 a 85. Química Seção Dossiê Petróleo. Pág. 68 a 85. 3º EM:

10 GUIA DO ESTUDANTE - ATUALIDADES 2011 – I: ENERGIA NUCLEAR
Biologia 1º EM: Seção Hidrelétricas e ambiente em debate¸ pág 2º EM: Seção Transgênicos¸ pág 3º EM: Seção A Biodiversidade ameaçada¸ pág Física Seção O Olhar de Galileu, pág. 206 a 209. Seção Energia: Presente e Futuro, pág. 134 a 139. Linha do Tempo sobre O Avanço da Tecnologia Nuclear, pág. 32 e 33. Seção Os Acidentes de Chernobyl e Three Mile Island, pág. 38 a 40. Seção Energia Nuclear Renasce no Mundo, pág. 41 a 45. Seção Brasil Investe na Energia Nuclear, pág. 46 a 49.

11 GUIA DO ESTUDANTE - ATUALIDADES 2011 – I: ENERGIA NUCLEAR
Química 1º EM: Seção Hidrelétrica e ambiente em debate. Pág Seção Energia: presente e futuro. Pág. 134 a 139. 2º EM: 3º EM: Seção Dossiê Nuclear. Pág. 28 a 49.

12 GUIA DO ESTUDANTE - ATUALIDADES 2010 – II: MUNDO URBANO
Biologia 1º EM: Seção Antártida, sobre os acordos internacionais e a ideia de transformar o Continente em reserva natural dedicada à pesquisa, pág. 206 a 209. Seção Matriz e Energia, pág. 140 a 145. 2º EM: Seção Darwin, pág. 192 a 197. Seção Nanotecnologia, pág. 198 a 201. Seção Células Tronco, pág. 202 a 205. 3º EM: Seção Biodiversidade, pág. 186 a 191.

13 GUIA DO ESTUDANTE - ATUALIDADES 2010 – II: MUNDO URBANO
Física 1º EM: Seção A Conquista da Lua, pág. 210 a 211. 2º EM: Seção Em Busca de Novas Fontes sobre fontes alternativas de energia, pág. 140 a 143. 3º EM: Seção A Revolução do Minúsculo sobre Nanotecnologia, pág. 198 a 201. Química Seção O que fazer com o lixo? Pág. 44 e 45. Seção Motores aquecidos. Pág. 50 e 51. Seção EM BUSCA DE NOVAS FONTES. Pág. 140 a 145.

14 GUIA DO ESTUDANTE - ATUALIDADES 2010 – I: ÁFRICA
Biologia 1º EM: Seção Aquecimento Global, pág. 132 a 137. Seção Doenças, pág. 138 a 143. Seção Água, pág. 144 a 147. Física 3º EM: Seção Fábrica de Trombadas sobre o LHC, pág. 148 a 151. Química Seção Sob 7 quilômetros de água e, rocha e sal. Pág. 108 a 113. 2º EM:

15 GUIA DO ESTUDANTE - ATUALIDADES 2009 – II: ENERGIA
Física 2º EM: Gráfico sobre os 60 anos de Energia, pág. 33. Gráfico sobre os Para Onde Vai a Energia, pág. 34. Infográfico O Ciclo do Carbono, pág. 36 a 37. Infográfico Como Converter as Medidas de Energia, pág. 40. Seção É Hora do Plano B sobre fontes alternativas de produção de energia, pág. 44 a 47. Seção Brasil: Energia Múltipla, pág. 49 a 53. 3º EM: Seção Alternativa Sobre Suspeita sobre Energia Nuclear, pág. 41 a 43. Química 1º EM: Seção Dossiê Energia. Pág. 30 a 53.

16 GUIA DO ESTUDANTE - ATUALIDADES 2009 – I: ÁGUA
Biologia 1º EM: Seção Uma questão de higiene e limpeza, pág Seção Assim o mundo não sara, pág Seção É perigoso ser jovem no Brasil, pág Seção Aquecimento Global, pág Seção Biomas Brasileiros, pág 3º EM: Física 2º EM: Gráfico sobre Matriz de Oferta da Energia Brasileira, pág. 114. Gráfico sobre Energias Não Renováveis no Mundo, pág. 114. Gráfico sobre Consumo de Energia nos Transportes, pág

17 GUIA DO ESTUDANTE - ATUALIDADES 2009 – I: ÁGUA
Química 1º EM: Seção Dossiê Água. Pág. 26 a 43. Seção Promessas Para o Futuro. Pág a 115. 2º EM: Seção Dossiê Água. Pág. 26 a 43 3º EM:

18 GUIA DO ESTUDANTE - ATUALIDADES 2008 – II: AQUECIMENTO GLOBAL
Biologia 1º EM: Seção Biomas Brasileiros, pág. 184 a 189. Seção Água, pág. 190 a 195. Seção Saúde, pág. 196 a 199. Física Seção Uma Terra Distante sobre exoplanetas, pág. 200 a 203. 2º EM: Infográfico O Efeito Estufa, pág. 36. Seção O Fim da Era do Ouro Negro, pág. 139 a 147. Química Seção Dossiê Aquecimento Global. Pág. 34 a 58. 3º EM:

19 GUIA DO ESTUDANTE - ATUALIDADES 2008 – I: IMPÉRIO AMERICANO
Biologia 1º EM: Seção Aquecimento Global, pág. 140 a 143. Seção Transposição do Rio São Francisco, pág. 144 a 147. Física Seção Nem o Céu é Limite, pág. 134 a 139. 2º EM: Infográfico O Efeito Estufa, pág. 142. Química Seção A terra devastada. Pág. 140 a 143. 3º EM:

20 Sugestões: O Vilão Virou Herói, de Rodrigo Cavalcante (Superinteressante/ julho de 2007), disponível em: Acesso em: 27 ago Entrevista do Prof. Dr. José Goldemberg em Isto É Dinheiro, (Edição 604, 6 de maio de 2009), disponível em: Acesso em: 27 ago. 2012 Para saber mais sobre usinas nucleares, o CNEN publicou, na internet, uma série de bons textos para leigos, disponível em: Acesso em: 27 ago As explicações nesses textos são claras e bem ilustradas.

21 Sugestões CASTRO, Fabio. Vulnerabilidades na Mira. Disponível em: Acesso em: 01 jun Vulnerabilidades das Megacidades Brasileiras às Mudanças Climáticas. Partes 1, 3 e 4. Disponível em: 0/06/relatorio-vulnerabilidade-das.html. Acesso em: 01 jun 2012. Estufa que exporta poluição. Disponível em: extras/imprimir.php?id=1632&bid=1. Acesso em: 01 jun 2012.

22 Sugestões de vídeos Discovery Channel - O Desastre Nuclear de Chernobyl: Como foi o Acidente Nuclear com o Césio 137 no Brasil: Energia eólica no Brasil: Usinas Termoelétricas: A origem das coisas:


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