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Maracujá Azedo na CEAGESP de São Paulo Anita de Souza Dias Gutierrez Centro de Qualidade em Horticultura CEAGESP.

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1 Maracujá Azedo na CEAGESP de São Paulo Anita de Souza Dias Gutierrez Centro de Qualidade em Horticultura CEAGESP

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3 - Empresa estatal do governo federal. - Rede de armazéns e de entrepostos de abastecimento. Volume e valor comercializados nos entrepostos em 2008 ToneladasR$ Frutas1,97 milhão2,38 bilhões Legumes975 mil1,15 bilhão Verduras289 mil237,9 milhões Diversos511 mil541 milhões Flores52 mil212,1 milhões Pescados48 mil221,3 milhões Total3,85 milhões4,74 bilhões

4 Evolução do volume de maracujá azedo: 2002 a 2008 Crescimento de 12% /2002

5 2002 Variação % dos preços mensais comparado ao preço anual 2008

6 Distribuição % da entrada de maracujá ao longo do ano

7 Volume e preços mensais em 2008

8 Origem em 2008

9 Volume mensal em toneladas nos principais estados de origem em 2008

10 Sazonalidade por origem

11 Atacadistas 112 comercializam maracujá azedo 5 maiores – 41% 10 maiores – 65% 15 maiores – 76% 20 maiores – 83% 25 maiores – 87%

12 Existe grande diferença da valor entre lotes de mesma classificação e entre lotes de classificações diferentes Alguns exemplos:

13 Classificação Super R$20,00R$15,00 33%

14 Classificação 4A R$18,00R$13,00 39%

15 Classificação 3A R$17,00R$15,00 13%

16 Refugo R$12,00

17 O comprador do produtor Entrevista dos 15 maiores atacadistas, responsáveis por 76% da comercialização de maracujá azedo na CEAGESP.

18 Características desejáveis e indesejáveis Características desejáveis: Pesado (27%) Sem manchas (25%) Graúdo (13%) Amarelo (13%) Características indesejáveis: Manchado (25%) Miúdo (11%) Verrugose (10%) Leve (9%)

19 Classificações Mais utilizadas Super, 4A, 3A, 2A Mais valorizadas Super e 4A Menos valorizada: 2A

20 Classificações

21 Destino do maracujá Maracujá mais valorizado: Atacadista de outro Ceasa: 28% Supermercado de grande porte: 50% Supermercado de médio e pequeno porte: 11% Sacolão/Varejão: 11% Maracujá menos valorizado (menor): Feirante: 75%

22 Participação de cada comprador Atacadista de outro Ceasa: 36% Supermercado de grande porte: 26% Supermercado de médio e pequeno porte: 14% Sacolão/Varejão: 12% Feirante: 6% Ambulante: 5% Outros: 1%

23 Requisitos para o sucesso 1º Produção eficiente Alta produtividade Baixo custo Produto de boa qualidade Produto saboroso 2º Demanda pelo produto Garantia de satisfação do cliente Demanda pelo consumidor Maior margem para o produtor Maior participação no preço final do produto Diferenciação do produto Promoção do produto e do produtor

24 Centro de Qualidade em Horticultura


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